Conversa com Armando Emílio Guebuza* PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Vozes - @Hora da Verdade
Escrito por Azagaia   
Sexta, 07 Agosto 2009 10:19

-Bom dia meu senhor, não estranhe a pergunta, mas alguém me disse que se chamava Armando Emílio Guebuza, é verdade?

-Sim é.

-O senhor é chará do Presidente da República?

-Sim, agora sou.

-Como assim, agora? Afinal este não é o seu nome de nascença?

-Não...quer dizer, eu agora chamo- me Armando Emílio Guebuza. É o meu nome a partir de hoje, já mudei o registo no notário e foi rápido. Deram-me logo um novo B.I.

-Está bom, o senhor tem 34 anos, é maior de idade e resolveu mudar de nome. É legítimo. Mas porque escolheu justamente o nome do actual Presidente da República para o novo baptismo?

-He he, o senhor é atrasado ou finge? Estas são as novas directivas e prerrogativas do país. É um processo. Desde que comecei a acompanhar este processo, notei a seguinte cronologia: primeiro foi uma praça no Maputo Shopping, chamaram-na Guebuza Square, ou seja, Praça Guebuza, está em inglês, mas é isso mesmo. Esse mesmo nome consta em várias listas de accionistas de grandes empresas do nosso país, sem contar com as várias escolas pelo país que também receberam esse nome. Portanto, o processo está em andamento. Agora houve uma nova nomeação. Se estiver minimamente informado, sabe que a ex-Ponte da Unidade Nacional, passou a chamar-se Ponte Armando Emílio Guebuza. O processo está em andamento. Eu sou um cidadão bastante informado e já notei que há uma tendência ou esforço nacional par promover este nome, desde discursos de grandes figuras políticas até a conversas de ministérios, esquinas e bares. Este nome ecoa mesmo. O processo está em andamento.

-Percebo. Agora diga-me, qual é a ligação entre este “processo em andamento” com a mudança do seu nome? Por acaso o senhor também passou a ser uma praça, ponte ou objecto?

-Agora vejo que o senhor está mesmo atrasado. É o seguinte: eu, na qualidade de cidadão bem informado e que acompanha o pulsar da nação, não posso ficar à margem deste grande processo, por sinal, o mais célere no nosso país. Visto isto, comecei por me integrar. Na verdade, o primeiro integrado foi o meu negócio de venda de patos. Baptizei-o. Agora chama-se Aves Guebuza. O meu filho recémnascido chama-se Guebuzinha, por causa da idade. Reinaugurei o meu quiosque, foi uma grande festa. Agora chama-se Guebuza Store. A comissão de moradores do prédio onde moro está a ponderar também a mudança do nome do prédio para Prédio Armando Emílio Guebuza. Vamos submeter o projecto ao Conselho Municipal, temos a certeza de que será aprovado.

-Bem, começo a pensar que realmente estou atrasado. Como o senhor diz, à margem deste grande processo.

- Completamente! Já agora, ficava-lhe bem o nome de Azaguebas. Verá como a sua fama irá aumentar. São as directivas do país. Já não está na moda ser moçambicano. Está na moda ser guebuziano.

Comentários (7)
  • Xaunque
    Guebuza nas pontes, nos rios, nas estradas, nos bares, nas covas das ruas, nas minas, nos armazens, em tudo o que e coisa e objecto, Guebuza vai ser sempre aquele que o povo conhece... o dono das coisas e tambem das pessoas.
  • Nelson
    Queria saber qual 'e o sentimento do visado(AEG) nessa hist'oria de "tudo" ostentar seu nome.
  • Nunes J. Cumpeu
    Acho que esta ostentação em tudo, não fica bem. Se analisarmos os outros países apesar de termos experiências diferentes e pessoas também diferentes, isso mostra que no nosso pais a democracia e muito verde e ainda tem bons anos para se amadurecer.Mozambican people change!
  • Nunes J. Cumpeu
    Acho que esta ostentação em tudo, não fica bem. Se analisarmos os outros países apesar de termos experiências diferentes e pessoas também diferentes, isso mostra que no nosso pais a democracia e muito verde e ainda tem bons anos para se amadurecer.Mozambican people change!
  • Rosemina Magane  - Sr. Presidente
    Com respeito ao PR, acredito que existam muito mais pessoas a serem homenageadas, comecando com a Primeira Dama. Mas opinioes divergem, e cada um e livre de dar a sua. Deveriam ser sim, mais Mocambicanos.
  • Rosemina Magane  - Sr. Presidente
    Correcao: Deveriamos ser sim, mais Mocambicanos.
  • nilsa
    realmente, acho uma grande palhacada,deva ser um assunto que se discute via referendo, os bons nao se auto proclamam, mas sim sao reconhecidos pelo povo. Só falta criarem roupa intima com marca guebuza,eish,,,,nhandayeyuuu
Comentar
Os seus detalhes:
Comentário:
Security
Por favor introduza o código anti correio não solicitado da imagem.
 
Avaliação: / 4
FracoBom