Vice-ministro da Saúde visita Hospital de Mavalane e é confrontado com doentes de ambos sexos na mesma enfermaria
Escrito por Emildo Sambo   
Quarta, 13 Dezembro 2017 08:43

Foto de Emildo SamboO vice-ministro da Saúde, João Leopoldo da Costa, visitou, na terça-feira (12), o Hospital Geral de Mavalane (HGM), que recentemente beneficiou de obras de reabilitação e ampliação. À sua chegada, ele percorreu vários departamentos, desde a aceitação geral dos pacientes e gabinete de consultas, passar pela triagem de pediatria e sala de tratamento, e desembocou no depósito de medicamentos e na medicina, interagiu com os trabalhadores e doentes. No fim, disse à imprensa que saiu de lá satisfeito, porque a unidade sanitária já pode oferecer melhor atendimento aos utentes e já dispõe de equipamentos para uma vasta gama de necessidades. Todavia, manifestou o seu desagrado, por exemplo, com o facto de a medicina albergar enfermos do sexo masculino e feminino.

Actualizado em Sábado, 16 Dezembro 2017 07:31
Continuar...
 
Tuberculose ainda é epidemia séria em Moçambique e mata ao menos 22 mil pessoas anualmente
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 05 Dezembro 2017 07:38

Todos os anos, em Moçambique surgem 159 mil novos doentes de tuberculose e 22 mil morrem, o que coloca o país na lista das nações com alta taxa desta enfermidade, alto índice de pacientes com tuberculose associada ao HIV/Sida e alta carga de resistência a medicamentos.

Actualizado em Quarta, 13 Dezembro 2017 08:59
Continuar...
 
Crianças com tuberculose já podem ser tratadas com medicamento apropriado nos hospitais moçambicanos
Escrito por Redação   
Quinta, 09 Novembro 2017 21:50

Moçambique já dispõe de medicamentos adequados para tratamento da tuberculose em crianças, o que durante muito tempo era impossível, pois a terapia nesta faixa etária era mais difícil por causa da necessidade de dividir e/ou esmagar uma série de comprimidos, o que gerava incerteza em relação à toma da dose correcta e propiciava a ocorrência da tuberculose resistente a medicamentos.

Actualizado em Quinta, 16 Novembro 2017 08:26
Continuar...
 
MISAU defende criação de práticas de excelência para humanização e qualidade do atendimento hospitalar
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 24 Outubro 2017 07:43

O atendimento humanizado e de qualidade nas unidades sanitárias moçambicanas – ao longo dos últimos anos descrito como mau – está a conhecer progressos assinaláveis, segundo o Ministério da Saúde (MISAU), que não só reconhece que ainda há muito trabalho por fazer com vista à satisfação das exigências da população, que continua a se queixar do alegado mau comportamento de alguns técnicos do sector e de cobranças ilícitas, como também defende que as instituições devem se comprometer em criar práticas de excelência, melhoria da formação e comunicação, motivação de recursos humanos e melhoria da gestão do bem público.

Actualizado em Quinta, 26 Outubro 2017 07:31
Continuar...
 
Incêndio consome depósito de medicamentos em Manica
Escrito por Redação   
Segunda, 21 Agosto 2017 07:39

Foto de Cidadão RepórterUm incêndio de grandes proporções, cuja origem é ainda desconhecida, destruiu por completo o Depósito Provincial de Medicamentos de Manica, na tarde de sábado (19), na cidade de Chimoio. No terreno, são visíveis avultados danos resultantes da situação, que sugere que os hospitais daquela parcela do país poderão funcionar com algumas dificuldades. Contudo, as autoridades governamentais e de saúde desdramatizam assegurando que existe stocks para pelo menos dois meses.

Actualizado em Quarta, 30 Agosto 2017 11:41
Continuar...
 
Estudos de nova vacina e remédio de ação prolongada aumentam esperanças em luta contra o HIV
Escrito por Agências   
Sexta, 01 Dezembro 2017 08:36

Pesquisadores anunciaram o lançamento de dois grandes estudos na África nesta quinta-feira para testar uma nova vacina anti-HIV e um remédio injetável de acção prolongada, alimentando as esperanças de formas de protecção melhores contra o vírus que causa a Sida.

Continuar...
 
Cólera mata 10 pessoas e contamina outras centenas em Nampula
Escrito por Júlio Paulino   
Quarta, 08 Novembro 2017 07:55

A cólera matou pelo menos 10 pessoas e contaminou outras 432 nos distritos de Memba, Liúpo, Mogovolas e Malema, província de Nampula, confirmou Cheamade Alide, administrador de Memba, o mais assolado pela chamada doença de mãos sujas.

Actualizado em Segunda, 13 Novembro 2017 08:08
Continuar...
 
Doentes desesperam e lutam pela vida devido à falta de sangue mas dadores ainda escasseiam
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 29 Agosto 2017 08:17

Assinalou-se, segunda-feira (28), o Dia Nacional do Dador de Sangue e a tónica dominante e destoada foi a mesma de sempre: os moçambicanos doam muito pouco sangue, mas poderiam fazê-lo mais para revitalizar as pessoas que por diferentes motivos procuram atendimento médico porque não gozam de boa saúde ou, na pior das hipóteses, suplicam pela vida no leito de uma unidade sanitária.

Actualizado em Sexta, 06 Outubro 2017 08:01
Continuar...
 
Esperança de cura para HIV renasce graças a criança sul-africana em remissão
Escrito por Agências   
Terça, 25 Julho 2017 08:42

Uma criança sul-africana nascida com HIV está surpreendendo especialistas por parecer estar efectivamente curada do vírus da Aids depois de apenas um ano de tratamento seguido de oito anos e meio sem medicamentos.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 57
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.