Há mais de 25 mil pessoas com cancro em Moçambique e milhares delas não sobrevivem
Escrito por Emildo Sambo   
Segunda, 11 Fevereiro 2019 07:19

Ministério da Saúde (MISAU) estima que pelo menos 25.500 pessoas sofrem de diferentes tipos de cancro em Moçambique, grande parte dos quais a única forma de tratamento, internamente, ainda é a quimioterapia. Porém, depois de sucessivos adiamentos, o MISAU espera introduzir, este ano, a radioterapia, um procedimento terapêutico que só é possível no exterior, para onde não podem se dirigir os milhares de pacientes que vivem abaixo da “linha da pobreza”.

Actualizado em Terça, 12 Fevereiro 2019 07:44
Continuar...
 
MISAU vacina 700 mil crianças contra pólio, doença que pode causar paralisia infantil
Escrito por Redação   
Domingo, 27 Janeiro 2019 20:56

Setecentos mil crianças com idade inferior a cinco anos serão vacinadas contra a poliomielite, a partir de 30 de Janeiro corrente a 04 de Fevereiro próximo, nas províncias da Zambézia, de Nampula e do Niassa.

Actualizado em Quarta, 30 Janeiro 2019 06:31
Continuar...
 
Moçambique tem 64 novos médicos especialistas e Nazira Abdula pede-lhes “carinho e devoção” no atendimento aos doentes
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 20 Dezembro 2018 06:52

Moçambique passa a contar, desde quarta-feira (19), com 64 novos médicos especialistas para os ramos de anestesia e reanimação, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia maxilo-facial, dermatologia, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, hematologia, imagiologia, medicina interna, medicina legal, neurologia, oftalmologia, ortopedia, pediatria, pneumologia e urologia.

Actualizado em Quinta, 27 Dezembro 2018 10:56
Continuar...
 
Fístula obstétrica afecta 2.500 mulheres em Moçambique mas só 500 são tratadas
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 13 Novembro 2018 08:05

Foto de Emildo SamboOs serviços de saúde cobrem apenas 500 das 2.500 mulheres e raparigas anualmente afectadas pela fístula obstétrica em Moçambique, disse, esta segunda-feira (12), em Maputo, a ministra da Saúde, Nazira Abdula, e explicou que as restantes pacientes continuam sem acesso aos cuidados de saúde devido à exiguidade de recursos.

Actualizado em Quarta, 14 Novembro 2018 08:14
Continuar...
 
Está em funcionamento o primeiro banco de leite humano Moçambique
Escrito por Emildo Sambo   
Segunda, 29 Outubro 2018 06:49

Foto de Emildo SamboEntrou em funcionamento, no Hospital Central de Maputo (HCM), o primeiro Banco de Leite Humano (BLH) na história de Moçambique. Surge numa altura em que a taxa do aleitamento materno exclusivo é estimada em 55 porcento, muito pouco para as aspirações do Ministério da Saúde (MISAU). Este queixa-se do facto de estar a ser difícil a sociedade perceber a relevância de as mães amamentarem os seus filhos até pelo menos dois anos.

Actualizado em Terça, 30 Outubro 2018 22:55
Continuar...
 
Surto do ébola na República Democrática do Congo já matou mais de 400 pessoas
Escrito por Agências   
Quarta, 16 Janeiro 2019 08:31

O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo (RDC) calculou nesta terça-feira em 402 o número de mortes pelo surto do ébola no nordeste do país.

Actualizado em Quarta, 16 Janeiro 2019 09:14
Continuar...
 
Ainda há muitos doentes deixados para atrás no combate ao HIV/SIDA em Moçambique
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 20 Novembro 2018 07:40

EmiVárias pessoas infectadas pelo HIV/SIDA continuam a ser colocadas de parte no acesso aos cuidados sanitários e são vítimas de tratamento desigual e preconceituoso em Moçambique e no mundo. A situação é, em parte, uma clara violação dos direitos humanos e ameaça frustrar as metas com vista erradicar a doença até 2030, disseram, esta segunda-feira (19), em Maputo, as instituições nacionais e internacionais que lidam com a matéria e apelam para que as acções de combate à pandemia sejam mais coordenadas e orientadas para o respeito dos direitos humanos.

Actualizado em Sábado, 24 Novembro 2018 20:33
Continuar...
 
Malária e cólera já mataram mais de 800 pessoas este ano em Moçambique
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 02 Novembro 2018 07:51

Pelo menos 803 pessoas morreram este ano devido à malária em algumas províncias moçambicanas e outras quatro por cólera em Nampula, disse o Ministério da Saúde (MISAU), esta quinta-feira (01), e apelou para o combate de habitats de mosquitos e a observância rigorosa das medidas de higiene individual e colectiva nesta época chuvosa.

Actualizado em Terça, 06 Novembro 2018 08:28
Continuar...
 
Persiste baixo uso de contraceptivos pelas mulheres moçambicanas
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 27 Setembro 2018 07:35

O Ministério da Saúde (MISAU) disse esta quarta-feira (26) que, apesar de os serviços de planeamento familiar serem públicos e gratuitos em Moçambique, o uso de métodos contraceptivos continua muito baixo. Só 25 em cada 100 mulheres usam os referidos métodos para prevenir a gravidez. A consequência disso são as elevadas taxas de natalidade.

Actualizado em Domingo, 07 Outubro 2018 11:04
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 61
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
@Verdade
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.