Condenada à morte por tornar-se cristã deixa Sudão e é recebida pelo Papa
Escrito por Agências   
Quinta, 24 Julho 2014 17:12

Uma mulher sudanesa que foi poupada de uma sentença de morte por se converter do islamismo para o cristianismo, mas estava proibida de deixar o Sudão, voou para Roma nesta quinta-feira num avião do governo italiano. Mariam Yahya Ibrahim, cuja sentença e prisão desencadearam uma comoção internacional, saiu da aeronave com seu bebé no colo e foi saudada pelo primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi. Horas depois, ela, o marido e os dois filhos foram recebidos pelo Papa Francisco num encontro privado, no Vaticano.

Continuar...
 
Índia enfrenta crise por declínio de número de meninas, alerta ONU
Escrito por Agências   
Quarta, 23 Julho 2014 11:27

O declínio no número de meninas indianas, causado pelo aborto ilegal de milhões de bebés, alcançou “proporções de emergência”, motivando um aumento de crimes como sequestros e tráfico de pessoas, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira. Apesar de leis que proíbem pais de realizar testes para determinar o género dos seus filhos ainda em gestação, o feticídio feminino permanece uma prática comum em partes da Índia, onde a preferência por filhos homens é muito maior.

Continuar...
 
Adolescente sul africana que se prostituía por 50 rands contraiu HIV
Escrito por Milton Maluleque   
Terça, 10 Junho 2014 20:57

Uma jovem e estudante de 13 anos de idade que se prostituía a troco de 50 rands contraiu HIV/Sida, segundo o depoimento da mesma em plena audiência no Tribunal de Regional de Durban, nesta terça-feira (10), na África do Sul. O tribunal ordenou a não divulgação do nome da jovem que actualmente frequenta a 10ª classe.

Actualizado em Quarta, 11 Junho 2014 08:54
Continuar...
 
Violência doméstica tira sono às autoridades na Zambézia
Escrito por Redação Centro/ Norte   
Terça, 10 Junho 2014 13:22

No primeiro trimestre do ano em curso, 360 pessoas queixaram-se ao Gabinete de Atendimento da Mulher e Criança Vítima da Violência (GAMCVV) na província da Zambézia de terem sido submetidas a diferentes tipos de violência doméstica, sobretudo nos distritos de Alto-Molocué, da Maganja da Costa e de Gurúè. Em igual período do ano foram registados 352 casos.

Actualizado em Terça, 10 Junho 2014 14:54
Continuar...
 
Mulheres aprendem a montar e reparar computadores
Escrito por Redação   
Domingo, 18 Maio 2014 09:38

Setenta e oito alunos da 12ª classe, na sua maioria mulheres, das escolas secundárias da Polana, Eduardo Mondlane, Francisco Manyanga e de Malhazine, na capital moçambicana, foram capacitados em matérias de montagem e reparação de computadores, no âmbito do Dia Internacional de Jovens Mulheres nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), celebrado a 24 de Abril último.

Actualizado em Domingo, 18 Maio 2014 12:54
Continuar...
 
Mais de 2.300 mulheres podem desenvolver fístula obstétrica até 2015
Escrito por Redação   
Quinta, 10 Julho 2014 08:44

Mais de 2.300 mulheres estão em risco de desenvolver a fístula obstétrica até o próximo ano se não forem tomadas medidas com vista a travar a situação. Enquanto isso, em 2013, segundo o Ministério da Saúde (MISAU), foram realizados aproximadamente um milhão de partos, dos quais mais de duas mil mulheres padeciam desta patologia. Deste grupo, apenas 357 mulheres foram tratadas.

Actualizado em Quinta, 10 Julho 2014 08:56
Continuar...
 
Uma capataz no asfalto
Escrito por Alexandre Chaúque   
Quinta, 07 Agosto 2014 13:09

Depois de catorze anos a asfaltar vias, e hoje a desempenhar as funções de capataz na Raimbiw, uma empresa de construção de estradas, Fernanda Paula César continua de pé, mas mesmo assim sem confiar muito no futuro. No passado, ela trabalhou na Empresa de Construção, Manutenção de Estradas e Pontes (ECMEP), mas, quando esta firma faliu, a nossa entrevistada ficou desempegada, mas não por muito tempo. Abriu-se outra janela, que não se sabe bem por quanto tempo se manterá escancarada. “O importante é ter fé e continuar a trabalhar. O resto fica por conta do destino”.

Actualizado em Quinta, 07 Agosto 2014 16:06
Continuar...
 
Ministra da Justiça afirma ser difícil erradicar a violência doméstica em Moçambique
Escrito por Redação   
Quinta, 22 Maio 2014 18:34

A violência doméstica, particularmente contra a mulher, ainda é um grande desafio em Moçambique e vai levar tempo para que as pessoas tenham a consciência de que ela é efectivamente um crime, afirmou a ministra da Justiça moçambicana, Benvinda Levi, nesta quinta-feira (22), em Maputo, num encontro com a sua homóloga da Finlândia, Anna Henriksson, que se encontra numa visita de quatro dias ao país.

Actualizado em Quinta, 22 Maio 2014 18:53
Continuar...
 
Jovem dá à luz a trigémeas em Nampula
Escrito por Sérgio Fernando   
Quinta, 15 Maio 2014 16:04

Cristina João, de 20 anos de idade, é mãe de três meninas recém-nascidas de um só parto, com 2.100, 2.400 e 2.500 quilogramas, no Hospital Central de Nampula (HNC), a 12 de Maio em curso. As trigémeas gozam de boa saúde, segundo os médicos, pese embora a parturiente padeça de dores intensas.

Actualizado em Quinta, 15 Maio 2014 19:34
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 3

Mapa da "Guerra" a partir de 21-10-2013


Ver Mapa da "guerra" a partir de 21/10/13 num mapa maior
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter semanal com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
Faixa publicitária