Venâncio Mbande, o “leão” da timbila
Escrito por Reinaldo Luís Nhalivilo   
Segunda, 15 Junho 2015 11:08

Não há dúvidas de que ele nasceu para “brilhar”. Actualmente tem 83 anos de idade, mas toca e canta desde os sete. Conhece o mundo graças à sua arte encantadora de tocar timbila. Nasceu na província de Inhambane, no célebre distrito cultural de Zavala. Já orgulhou o país e hoje, como inúmeros artistas da nossa praça, é desgraçado. Porque nasceu em “Mbandene”, o seu apelido é Mbande e tem o nome de Venâncio.

Continuar...
 
Faltam fundos para o cinema em Moçambique
Escrito por Reinaldo Luís Nhalivilo   
Sexta, 05 Junho 2015 16:01

A equipa da plataforma KUGOMA, Fórum de Cinema de Curta-metragem, em Moçambique, está preocupada com a falta de um fundo de apoio à produção cinematográfica. O facto foi observado durante o balanço do primeiro bloco de sessões KUGOMA Escolas 2015, que terminou no fim de Maio.

Actualizado em Quarta, 10 Junho 2015 07:10
Continuar...
 
“Vivemos actualmente uma época de mediocridade” Nelson Saúte
Escrito por Reinaldo Luís Nhalivilo   
Quarta, 17 Junho 2015 08:54

Na literatura – e talvez noutras áreas ligadas, de uma ou de outra forma, à arte de escrever – ele possui uma percepção assustadora, mas verdadeira. No seu ângulo de análise encontramos, se calhar, a prova de que a quantidade não tem nada a ver com a qualidade: “Eu ainda não vi, neste século XXI, emergir um grande escritor. (...) Estamos a viver uma época tão medíocre. Não temos bons literatos, líderes mundiais, ícones... Só temos lixo. Imundície que invade as televisões”. Dono de várias obras literárias, o seu nome é Nelson Saúte.

Continuar...
 
Há “Noites de Poesia”, está sexta-feira, no CCMA
Escrito por Redação   
Sexta, 21 Julho 2017 07:49

O escritor e jornalista Bento Baloi, autor do romance “Recados da Alma”, e o poeta Mário Forjaz Secca, que recentemente lançou a obra poética “A Criação da Memória”, são as figuras de destaque, na noite desta sexta-feira (21), no renomado sarau “Noites de Poesia”, levado a cabo pelo colectivo Poetas D’Alma, uma vez por mês no Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA).

Continuar...
 
Criaram a peste para o ingénuo sucumbir!
Escrito por Reinaldo Luís Nhalivilo   
Segunda, 22 Junho 2015 16:55

É, particularmente, um caso de mísera convivência, de encontro com uma realidade desconfortável, descortinar algum préstimo no livro “O Curandeiro Contratado Pelo Meu Edil”, lançado na última terça-feira (16), na cidade da Beira, do escritor moçambicano Dany Wambire. Os “Cronicontos”, como os chama o autor, são de molde a criar “raiva” nos leitores. É que no tal Fim-de-Mundo – que não difere do nosso –, o cancro da corrupção generalizada não é só “venerada” pela Polícia, de forma geral pelos políticos, mas também pelos pastores.

Actualizado em Quarta, 24 Junho 2015 12:10
Continuar...
 
Boas massalas levam-nos a uma (boa) “Makhara”!
Escrito por Reinaldo Luís Nhalivilo   
Segunda, 27 Abril 2015 16:14

Já não é nenhuma novidade que a massala anima, mesmo depois de um considerável tempo na reserva. Pertencente a um núcleo de frutos silvestres que gravitam época após época (cada uma à sua maneira), com o seu sabor inconfundível, esse fruto, às vezes, senão sempre, leva-nos a delírios, ou a dançar uma boa “Makhara”. Na passada sexta-feira (17), a orquestra musical Timbila Muzimba, a par do público, que afluiu em massa ao Centro Cultural Franco-Moçambicano, experimentaram todas essas emoções – o êxtase.

Actualizado em Terça, 28 Abril 2015 07:50
Continuar...
 
No “Avenida”, Mutumbela Gogo estreia “Os Pilares da Sociedade”
Escrito por Redação   
Quinta, 20 Julho 2017 09:14

A Companhia de Teatro Mutumbela Gogo estreia, na noite desta sexta-feira (21), uma nova peça intitulada “Os Pilares da Sociedade”, a qual aborda a problemática da corrupção, numa altura em que Moçambique atravessa uma crise gerada pelos efeitos deste fenómeno.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 34
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.