Faixa publicitária
Dois anos após inauguração Aeroporto de Nacala é um “elefante branco”
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira  em 13 Dezembro 2016
Share/Save/Bookmark

Foto de Adérito CaldeiraO Aeroporto de Nacala inaugurado com muita pompa em Dezembro de 2014, pelo Presidente Armando Emílio Guebuza, cumpre a sina que lhe estava destinada: é mais “elefante branco” que custou centenas de milhões de dólares em dívidas para o povo mas que não serve a maioria dos moçambicanos e ainda contribui para a situação de falência técnica da estatal Aeroportos de Moçambique.

O terminal é um lugar amplo, bem iluminado e agradável, não cheira a novo mas tem ainda várias áreas que nunca foram usadas, não comparável com nenhuma infra-estrutura similar em Moçambique. Não foi por acaso que foi laureado pela prestigiada publicação norte-americana Engineering News-Record como o melhor projecto de engenharia do ano na categoria Aeroportos.

A pista com mais de 3 mil metros de comprimento parece estar impecável e, de acordo com o Instituto da Aviação Civil de Moçambique obedece a todos os requisitos para operar voos internacionais, daí a certificação que aconteceu a 16 de Dezembro de 2015, o que faltam é aviões para nela aterrarem.

Dois anos após a majestosa inauguração o aeroporto construído no município de Nacala pela empresa brasileira Odebrecht, por 216,5 milhões de dólares norte-americanos, continua a receber apenas aeronaves que fazem voos domésticos, na sua maioria da companhia de bandeira nacional que efectua apenas três voos por semana, com um ocupação que nos melhores dias ronda a metade, longe de fazerem passar pela aerogare o meio milhão de passageiros que se projectou anualmente.

O custo da infra-estrutura - créditos comerciais do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico do Brasil(BNDES) e o restante pelo Standard Bank com a Garantia do Estado -, representa grande parte da dívida acumulada pela empresa estatal Aeroportos de Moçambique que está, de acordo com o seu recente relatório e contas, numa situação de falência técnica.

“O nosso aeroporto tem condições únicas, ele diminuiu duas horas de tempo para qualquer ponto do mundo”

A solução do Governo de Filipe Nyusi para alegadamente rentabilizar o Aeroporto de Nacala foi admitir a sua incapacidade para gerir uma infra-estrutura que o seu antecessor criou, sem nenhum plano de viabilidade realista, e agora pretende fazer uma concessão a um operador privado que consiga transformar o Aeroporto numa conexão aeroportuária para receber voos internacionais e distribuir para os destinos finais. Uma ideia mirabolante de quem se propõe ainda a tirar o tráfego internacional da cidade de Nampula.

“Tenho informação que o Governo de Moçambique a nível central está a procura de um parceiro para entregar a gestão deste aeroporto para rentabilizar. O nosso aeroporto tem condições únicas, ele diminuiu duas horas de tempo para qualquer ponto do mundo. Quando nós vamos para Nairobi voltamos a passar por cima de Nacala para ir a qualquer ponto então a competitividade deste aeroporto vai ser maior, penso eu que os preços também serão bonificados”, explicou ao @Verdade Rui Chong Saw, o presidente do Município de Nacala.

Tanto Rui Chong Saw, como os gestores do sector de transportes e comunicações, e da aeronáutica moçambicana, parecem não perceber do sector que dirigem. Será por magia que se transforma Nacala numa porta de entrada do estrangeiro para onde? Esses passageiros intercontinentais virão a Nampula para turismo, ou para conexão para as restantes províncias? E as ligações a partir de Nacala serão feitas por via aérea pagando as proibitivas tarifas que as Linhas Aéreas de Moçambique praticam ou pelas estradas de fraca qualidade que ligam o nosso País?

Comentários   

 
0 #1 Guy 30-12-2017 06:31
Oкay,? Lee saiɗ after whicһ he stopped and thought. ?The very beset factor about Ԍod іs ???
hmmmm?????..? He puzzled Ьecause he hadԁ so
many issues that were great about God һowever he wished to pick the
best one so he would win the game. ?That he knoas
everything. That?s really cool. Thatt means hhe maay help me witһ my homework.?
Larry concludeԀ with a ptoud edpression on his face.

Herre is my page :: http://www.linux.org: http://www.linux.org
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 5
FracoBom