Governador do Banco de Moçambique revela existência de Dívida Pública Interna oculta PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 21 Junho 2018 08:07

Foto do Banco de MoçambiqueO Governador do Banco de Moçambique (BM) revelou a existência de Dívida Pública Interna oculta, fora do controle da instituição que dirige: “Temos uma Dívida Interna com uns factores que não estão incluídos ,mas ainda há um trabalho que está sendo feito pelo Governo para apurar (...) é quase um trabalho de detective em certa forma”. Investigações do @Verdade apuraram que somente seis das 107 empresas Públicas e participadas pelo Estado possuíam, em 2016, dívidas de mais de 156,9 biliões de meticais, que é mais do que o dobro da Dívida Pública Interna que o banco central monitora cifrada em 105,5 biliões de meticais.

Continuar...
 
Governador do banco central admite que taxas de juro elevadas são necessárias para equilíbrios macroeconómicos que Moçambique precisa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 20 Junho 2018 07:56

Foto do Banco de MoçambiqueDiante das taxas de juro da banca comercial, que reconheceu serem “relativamente elevadas”, o Governador do banco central pede “paciência” aos moçambicanos porque os resultados das decisões de política monetária, a taxa MIMO reduziu pela sexta vez desde Agosto de 2017, “levam o seu tempo a dar resultados”. Enquanto isso os cada vez mais ricos banqueiros, que mesmo em tempo de crise obtiveram lucros bilionários inéditos, cobram uma taxa de juro média de 28,69 por cento que Rogério Zandamela admitiu serem “necessárias para podermos ter o tipo de estabilidade e equilíbrios macroeconómicos que nós necessitamos” em Moçambique.

Continuar...
 
Contratos dos megaprojectos “devem ser escrupulosamente cumpridos” afirma director da APIEX PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 19 Junho 2018 08:12

Foto da Autoridade Tributária de MoçambiqueO director-geral da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX) defendeu esta segunda-feira (18) diante das mulheres e homens que têm a missão de cobrar impostos em Moçambique que: “No que respeita à concessão de benefícios fiscais e a possibilidade dos mesmos serem reduzidos a minha opinião é muito clara: que este é um debate extemporâneo neste momento e poder-se-á mesmo arguir desprovido de qualquer razão de ser”.

Continuar...
 
Alegria do BCI vem do investimento na Dívida Pública Interna de Moçambique e das taxas de juros de “agiotas” que deram lucros inéditos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira   
Segunda, 18 Junho 2018 07:26

O banco que diz ser “daki”, mas na verdade sempre foi português, facturou aqui 8,1 biliões de meticais aplicando aos moçambicanos, a quem diz fazer feliz, taxas de juros de “agiotas”. Estes lucros inéditos obtidos em 2017 pelo Banco Comercial e de Investimentos (BCI) só foram possível graças a crise económica e financeira que Moçambique enfrenta que lhe possibilitou rendimentos bilionários investindo na Dívida Pública Interna que o Governo Filipe Nyusi aumentou mais 100 mil por cento. Paradoxalmente o BCI foi um dos investidores das dívidas ilegais da Proindicus e da EMATUM que precipitaram a crise em que estamos mergulhados.

Actualizado em Segunda, 18 Junho 2018 07:54
Continuar...
 
Água potável de Corumana não chegará a Maputo antes de 2020 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira   
Sexta, 15 Junho 2018 08:11

Foto de Adérito CaldeiraOs citadinos de Maputo, Matola, Boane e de Marracuene terão de aguardar até pelo menos 2020 para começarem a consumir água potável proveniente da barragem de Corumana. O @Verdade apurou que embora a conduta adutora de 95 quilómetros esteja quase operacional falta edificar uma Estação de Tratamento cujas obras ainda não tem data para iniciar. Ironicamente o custo das obras em Corumana e a construção da adiada barragem de Moamba Major está orçado em um quarto das dívidas ilegais, aqueles 500 milhões de dólares norte-americanos que a Kroll não conseguiu apurar como os gestores da Proindicus, EMATUM e MAM gastaram e o Governo do partido Frelimo não está interessado em esclarecer.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 152
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.