Moçambique isenta líquidos alcoólicos, pérolas ... até veículos espaciais tendo perdido receitas de 133 biliões de meticais na última década PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 14 Agosto 2018 00:00

A equipa do Fundo Monetário Internacional (FMI) que recentemente visitou o nosso país reiterou a necessidade da “eliminação das isenções do IVA, excepto para os bens da cesta básica”. Não pagam o imposto centenas de produtos distribuídos por 97 categorias da Pauta Aduaneira – desde líquidos alcoólicos, passando por reactores nucleares, pérolas e até a importação de veículos espaciais (incluindo os satélites) estão isentos -, que o @Verdade descobriu poderiam ter gerado receitas fiscais de mais de 133 biliões de meticais na última década... dinheiro que chegaria para construir imensas escolas à prova de calamidades naturais, hospitais e até levar a água potável e saneamento à metade do povo que não o tem.

Actualizado em Terça, 14 Agosto 2018 08:32
Continuar...
 
Justiça em Moçambique viola direito Constitucional do “superior interesse” de milhares de crianças PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira   
Domingo, 12 Agosto 2018 22:26

Em Moçambique milhares de crianças estão presas numa flagrante violação do seu Direito Constitucional que obriga as autoridades de Justiça a terem sempre presente “o superior interesse da criança”. “Aquilo que nós encontramos é que boa parte das crianças foram julgadas e não lhes foram aplicadas medidas de segurança mas sim foram aplicadas penas de prisão, normalmente a pena mais pesada de 3 anos”, revela um estudo académico realizado para o Ministério Público nos tribunais, procuradorias, cadeias, tribunais comunitários e organizações não governamentais mas que não teve acesso às esquadras da PRM.

Actualizado em Segunda, 13 Agosto 2018 16:20
Continuar...
 
Presidente Nyusi, espantado com relatórios de “realizações”, ignora mais de meio milhão de pessoas em insegurança alimentar aguda em Moçambique PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 09 Agosto 2018 22:28

Grafismo de Nuno TeixeiraO Presidente Filipe Nyusi deixou a impressão, durante o último périplo pelas províncias, de ter sido surpreendido por relatórios que só apresentam “realizações”. Porém, tão grave como as bolsas de fome que lhe foram ocultadas, é facto do Chefe de Estado ter ignorado o Relatório do SETSAN que alerta para a existência “531,476 pessoas em 19 distritos foram classificadas em situação de crise (...) necessitando de intervenções urgentes para proteger seus meios de vida, reduzir o défice de alimentos e aumentar a sua resiliência aos eventos extremos”.

Actualizado em Sexta, 10 Agosto 2018 12:45
Continuar...
 
Só à segunda tentativa Governo de Nyusi conseguiu vender Títulos do Tesouro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 08 Agosto 2018 23:17

Grafismo de Nuno TeixeiraSó à segunda tentativa, baixando a sua expectiva e aumentando os juros, o Governo de Filipe Nyusi conseguiu colocar no mercado financeiro moçambicano as Obrigações do Tesouro 2018 - 5ª Série para financiar mais um mês do défice do Orçamento do Estado. O Ministério da Economia e Finanças não explica que impacto está a ter esta falta de dinheiro na tesouraria mas o facto é que em Julho, pela primeira vez há muitos anos, milhares de funcionários públicos não receberam os salários até ao dia 30.

Actualizado em Quinta, 09 Agosto 2018 08:04
Continuar...
 
Falência técnica das Linhas Aéreas de Moçambique aumentou em 2017, passivo ultrapassa os 16 biliões de meticais PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 08 Agosto 2018 00:06

As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) fecharam o exercício económico de 2017 degradando a situação de falência técnica em que se encontram há pelo menos 2 anos: apresenta capital próprio negativo de 3,6 biliões de meticais, resultante de perdas acumuladas de 9,1 biliões de meticais, e o passivo total ultrapassou os 16 biliões de meticais.

Actualizado em Quarta, 08 Agosto 2018 06:26
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 159
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.