Faixa publicitária
Movitel é a terceira operadora de telefonia móvel em Moçambique
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Tecnologias
Escrito por Redação  em 08 Novembro 2010

A Movitel - uma aliança entre a SPI (holding do partido Frelimo) e a empresa vitanamita Vietel - é a vencedora do Concurso da Terceira Operadora Móvel em Moçambique. Esta informação foi dada a conhecer esta segunda-feira em Maputo. Cerca de 22 empresas adquiriram o Caderno de Encargos, mas apenas três concorreram.

Lançado no dia 5 de Abril do ano em curso, o concurso era disputado pela UNI-Telecomunicações - CE (parceria entre o jovem empresário Celso Correia e filha do presidente de Angola Isabel dos Santos), MOVITEL (consórcio entre a holding da Frelimo e a vietanamita Vietel), e TMM da gigante Portugal Telecom (PT).

O regulamento do concurso estabelecia, entre outras exigências, o desembolso no mínimo de 25 milhões de dólares norte-americanos para a aquisição da licença de exploração e uma garantia bancária equivalente a dois milhões de dólares. Outra das exigências é que os concorrentes deviam ter pelo menos dois milhões de clientes nos países em que operam, além de igualmente apresentar balanços financeiros anuais de 2007 e 2008 que evidenciem mais de 50 milhões de dólares anuais de receitas e mais de 30 milhões de património líquido.

A UNI-Telecomunicações-CE apresentou a maior proposta financeira avaliada em 33milhões de dólares, superando em quatro milhões a vencedora MOVITEL, que propôs pela licença de exploração da terceira operadora móvel cerca de 29 milhões. Enquanto que a gigante PT foi mais tímida, prontificando-se a pagar 25 milhões de dólares.

O processo de avaliação decorreu em duas fases, nomeadamente avaliação Técnica e Financeira. Mas, apesar de ser relevante para a avaliação final, a proposta financeira não era a única determinante para se apurar o vencedor. Só para se ter uma ideia, a proposta técnica tem um peso de 70%, contra 30% da proposta financeira.

A avaliação Técnica teve início a 12 de Julho e terminou no dia 17 de Setembro. A MOVITEL obteve 95,050 pontos, contra 77,843 da TMM e 76,783 da UNI-Telecomunicações. De acordo com o Regulamento do Concurso Público para o Licenciamento do Terceiro Operador de Telecomunicações Móveis Celular, apenas seriam avaliadas as propostas financeiras dos concorrentes que alcançassem uma pontuação mínima de 75 pontos.

Comentários   

 
0 #281 Guest 04-10-2011 02:44
Tem um ano de concurso ganho e continua sem uma pagina web capaz
Grande concurso esse ...
Será que conseguem montar alguma antena ?
Fico no aguardo
Citar
 
 
+2 #282 Goncalves 07-10-2011 11:22
Infelizmente ha muita gente que esta a espera de uma oportunidade na Movitel e pelo que me parece o recrutamento esta sendo feito de forma no minimo desconfiavel pois ja se fala que a empresa vai começar a funcionar no primeiro semestre do proximo ano, a ser isso verdade então ja tem grande parte da mão de obra que precisa, quando e como estão recrutando, nunguem sabe!!! Nem sequer podemos achar algo na Web sobre essa empresa... que coisa!
Citar
 
 
+2 #283 Chauriana Macie 27-10-2011 11:06
Sou formada em Administracao de Sistemas, Gostaria de Trabalhar na Movitel
Neste momento com bacharel, Por favor....
Citar
 
 
+1 #284 Ricardo 22-01-2012 11:20
que a vossa operadora seja de muito sucesso e estou muito ansioso para ver o seu funcionamento e poder usufluir dela.
Citar
 
 
0 #285 Hermenegildo Bernardo Cumbane 08-02-2012 13:53
Com muitos problemas de rede que tem havidos nos ultimos dias nada mais nada menos que agradecer a vossa presentar para a fortificação da mesma.
Sejam Bem vindos a operadora Movitel a nossa familia Moçambicana.
Citar
 
 
0 #286 Celestino Somane Havara 09-03-2012 12:27
Movitél.
Todo Moçambique está a espera dos vossos serviços para melhorar a comunicabilidad e dentro e fora do Pais. Sou Técnic superior em telecomunicaçõe s nas áres de montage, Manutenção e reparação. Gostaria de fazer parte dessa grande família de Técnicos.Bons sucessos
Citar
 
 
+3 #287 Laurenciana 05-04-2012 21:14
A Movitel na provincia de manica e nos distritos de Guro e Catandica esta sendo uma farsa total, pedem candidatas ao emprego, mas so recebem curiculos de certas pessoas amigas, e se não são amigas tem que se dispuser a "agradar" o responsavel ou encarregado, segundo o relato da minha irmã, uma das candidatas na provincia, foi a Catandica e foi atendida por uma tal de Ciranda, que recusa receber curiculos porque diz ja tem das "amigas" dela 3 e mais um dela, e perguntada se não pode ter de mais amigas a resposta é simples, podes pagar quanto para eu te meter como candidata favorita? Este é um negócio montado para dar mais empregos aos moçambicanos ou é um negocio montado para "alguns" enriquecerem? Ou as canditaturas servem para conseguirem "concubinas" para os responsaveis e encarregados? Isso é permitido nesse País? Existe uma Lei contra isso ou não? Algem de direito que tomem medidas contra essa exploração "sexual" e enriquecimento a custa de desemprego.
Citar
 
 
0 #288 Claudino Xavier 03-05-2012 11:03
Sou Professor numa das escolas em estao postadas uma das antenas da operadora no distrito de Boane, recebemos os modem para o uso na net.Acontence que na algum momento a rede cai de forma brusca e nao permite acesso a alguns sites o que transtorna um pouco.
Gostaria de saber onde seria possivel adquerir pacot inicial da operadora
Citar
 
 
0 #289 Agostinho Manhica 03-05-2012 15:29
por meio e oportinidade que deixam para os nossos pontos de vista so de quer e solutar que todo mocambicana esta de olhos bem aberto para abracar os vossos servicos com maior agrado, e na inspectativa de melhor servir o povo , vos recebemos. na parte de recursos humanos nao olhem a idade mas sim o empenho de vossos trabalhador por ao fazer seleccao mediante este processo idade estara a perder bons tecnicos com uma boa experiencia e conhecimento de trabalhos e como iniciantes no mercado tem que ter bons profissionais para melhor sarrar as feridas e depois de o barco andar podem sim deitar s d costas.


oportinidade through and they leave our points of view so that all of Mozambique wants this with eyes wide open to embrace your greater satisfaction with services, and inspectativa to better serve the people welcome you. in the human resources do not look the age but the commitment of your employee by doing through this process SELECTION age will be losing good technicians with a good experience and knowledge of work and how the market is beginning to have good professionals to better heal wounds and after the boat ride but can lie on your back.
Citar
 
 
0 #290 Guilherme Edsoh 10-05-2012 12:11
Dizer que a iniciativa é bem-vinda no país em geral e manisfestar meu maior desagrado pelo que vem acontecendo nos ultimos projectos que o país tem recebido com maior apreço. Ora, algumas empresas dando maior enfase a bancos e rede de telefonia móvel, tem afectado colaboradores estrangeiros, e pouco menos nacionais. Afinal de contas, para quê servirá a mão-de-obra nativa?? Uma empresa portuguesa com 70% de mão-de-obra estrangeira no país,será isto uma exploração ou saqueamento e desvalorizaço do nosso capital??? Cadê a oportunidade ao emprego!?? TRISTE. . . enquanto o pacato moçambicano sofre, o estrangeiro monta uma empresa pra libertar para libertar e encher os bolsos. Dito. . .
Citar
 
 
0 #291 Edson Nhaca 16-05-2012 16:46
Bem vindo movitel, a concorrencia aumenta a qualidade do produto espero que assim seja e aproveito deixar a minha candidatura, por ter frequentado e Concluiu o Instituto de Formação Bancária de Moçambique, IFBM – Maputo em área de formação geral bancária e frequento no momento o ensino superior em contabilidade. contactos 824731313 ou 825159766
Citar
 
 
0 #292 Helio dos Santos Andre 22-05-2012 09:39
movitel, desde o momewnto que eu recebi a noticia a cerca da voca implantacao no estado mocambicano tive a esperanca de que a iriam contribuir para o desenvolvimento da telefonia movel moccambicano.no entato vejo que o meu desejo ta sendo realidade, e com muinta satisfacao que dou o meu o meu voto de forca e continuidade de boas jornadas laborais.
Eu Helio dos Santos Andre, de 22 anos de idade, natural de Inhambane, provincia de Inhambane, solteiro, venho por este meio pedir a vosa excia uma oportunidade de emprego nas vosas intidades patronais, tenho o nivel medio tecnico em sistemas electricos, formado pelo instituto industrial e comercias de Nampula, tendo estagiado recentemente na Electricidade de Mocambique na area de manutencao da rede electrica da provincia de Nampula. agredeco bastante a vosa atencao. contacto 823208659
Citar
 
 
+1 #293 Heli dos Santos Andre 22-05-2012 10:06
Movitel, desde o momento que soube acerca da voca ocupacao no teritorio Mocambicano no que diz respeito a tecnica de telefonia movel, tive a esperanca de que haveria um melhoramento e apoio as presentes operadoras visto que Mocambique possue uma densidade populacional elevada, contudo vejo que o sentido do voso trabalho e de densenolver, vai ai o meu voto de "muinta forca", e que tenham boas jornadas laborais.
Eu Helio dos Santos Andre, de 22 anos de idade, naturl de Inhambane, distrito da Maxixe,provinci a de Inhambane, recem formado com o nivel medio tecnico em sistemas electricos industriais, pelo Instituto Industrial e Comercial de Nampula, tendo completado o estagio e com bom proveito na Electricidade de Mocambique,venh o por este meio rogar a v. excia que me conceba uma vaga de emprego nas vosas intidades patronais. agradeco a vosa atencao. para mais informacoes posso enviar o meu Coriculum vitae.
contacto: 823208659/ .
Citar
 
 
0 #294 Joaquim Jacinto 24-06-2012 21:42
Ola, quero saber como devo fazer para me candidatar para trabalhar nesta operadora,sou Joaquim Jacinto e tenho 22anos de idade celular 827681673 847701900
Citar
 
 
+1 #295 inacio juma 04-07-2012 11:52
sou um electrecista industrial senior formado pelo Instituto Industrial de Maputo
Citar
 
 
0 #296 Joaquim chaita Ber 20-03-2013 07:06
E' gratificante o modo do bom tratamento dos clientes.dizer a todos funcionarios da movitel continuem trabalhando cada vez mas para o avanco das comunicacoes neste pais.
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 137
FracoBom