Faixa publicitária
Movitel é a terceira operadora de telefonia móvel em Moçambique
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Tecnologias
Escrito por Redação  em 08 Novembro 2010

A Movitel - uma aliança entre a SPI (holding do partido Frelimo) e a empresa vitanamita Vietel - é a vencedora do Concurso da Terceira Operadora Móvel em Moçambique. Esta informação foi dada a conhecer esta segunda-feira em Maputo. Cerca de 22 empresas adquiriram o Caderno de Encargos, mas apenas três concorreram.

Lançado no dia 5 de Abril do ano em curso, o concurso era disputado pela UNI-Telecomunicações - CE (parceria entre o jovem empresário Celso Correia e filha do presidente de Angola Isabel dos Santos), MOVITEL (consórcio entre a holding da Frelimo e a vietanamita Vietel), e TMM da gigante Portugal Telecom (PT).

O regulamento do concurso estabelecia, entre outras exigências, o desembolso no mínimo de 25 milhões de dólares norte-americanos para a aquisição da licença de exploração e uma garantia bancária equivalente a dois milhões de dólares. Outra das exigências é que os concorrentes deviam ter pelo menos dois milhões de clientes nos países em que operam, além de igualmente apresentar balanços financeiros anuais de 2007 e 2008 que evidenciem mais de 50 milhões de dólares anuais de receitas e mais de 30 milhões de património líquido.

A UNI-Telecomunicações-CE apresentou a maior proposta financeira avaliada em 33milhões de dólares, superando em quatro milhões a vencedora MOVITEL, que propôs pela licença de exploração da terceira operadora móvel cerca de 29 milhões. Enquanto que a gigante PT foi mais tímida, prontificando-se a pagar 25 milhões de dólares.

O processo de avaliação decorreu em duas fases, nomeadamente avaliação Técnica e Financeira. Mas, apesar de ser relevante para a avaliação final, a proposta financeira não era a única determinante para se apurar o vencedor. Só para se ter uma ideia, a proposta técnica tem um peso de 70%, contra 30% da proposta financeira.

A avaliação Técnica teve início a 12 de Julho e terminou no dia 17 de Setembro. A MOVITEL obteve 95,050 pontos, contra 77,843 da TMM e 76,783 da UNI-Telecomunicações. De acordo com o Regulamento do Concurso Público para o Licenciamento do Terceiro Operador de Telecomunicações Móveis Celular, apenas seriam avaliadas as propostas financeiras dos concorrentes que alcançassem uma pontuação mínima de 75 pontos.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 137
FracoBom 
Faixa publicitária