Tecnologias de Comunicação e Informação chegam a Itoculo

Cerca de três mil alunos do ensino básico do posto administrativo de Itoculo, distrito de Monapo, vão passar a ter acesso às tecnologias de comunicação e informação ainda no presente semestre, no quadro de uma iniciativa do projecto Vilas do Milénio em implementação naquele ponto da província há cerca de um ano.

De acordo com Hilário Issa, coordenador do projecto Vilas do Milénio em Itoculo, estão em curso, neste momento, trabalhos visando equipar uma sala na Escola Primária Completa da vila sede do posto de Itoculo, com um total de trinta computadores que estarão ligados à rede da Internet, instrumento que possibilitará a realização de pesquisas pelos alunos e, consequentemente, responder às exigências para um melhor nível de ensino e aprendizagem.

Os custos da reabilitação da sala de informática na EPC de Itoculo-sede, cujos trabalhos consistirão no melhoramento da infra-estrutura e pintura, assim como a aquisição e montagem dos computadores, serão suportados com fundos do governo e de parceiros daquela iniciativa, nomeadamente os governos do Japão e de Portugal.

O posto administrativo de Itoculo localiza-se numa região potencialmente produtiva, ao longo do corredor de desenvolvimento Nacala, que se ressente da escassez de meios de comunicação e informação, e a iniciativa da sua instalação é aguardada com muita expectativa pelos alunos e docentes, que passarão a contar com mais uma alternativa viável de consulta que vai contribuir no esforço de melhoria da qualidade do ensino. Num outro desenvolvimento , Hilário Issa revelou que o projecto que dirige vai adquirir vinte máquinas de costura, que serão alocadas, igualmente, na EPC de Itoculo sede.

Pretende-se com a iniciativa desenvolver acções de formação e capacitação das raparigas em corte e costura como forma de preparação para a vida futura. Sendo a primeira acção de formação a primeira que será desenvolvida a favor da camada feminina ao nível daquele ponto e prevendo-se que a sua adesão venha a atingir elevados níveis, o projecto Vilas do Milénio não exclui a possibilidade de vir aumentar o número das máquinas.

Pois que existe espaço e tempo para capacitação na medida que Itoculo beneficia, há cerca de dois anos, do fornecimento da energia eléctrica da rede nacional produzida na Hidroeléctrica de Cahora Bassa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!