Faixa publicitária
Pergunta a Tina: a alguns meses ela não apanha período, mas nada de gravidez! O que será?
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Vida e Lazer - Pergunte a Tina
Escrito por Tina  em 06 Julho 2019
Share/Save/Bookmark

Olá Tina, chamo-me Donald, tenho 25 anos, eu e a minha namorada queremos ter um filho, e já faz um ano que estamos a tentar, mas não dá certo, em alguns meses ela não apanha período, mas nada de gravidez! O que será?

Olá, Donald. Um ano a tentar não é muito. Quem sabe se não vai acontecer em breve? Tem calma porque o stress só desajuda. Muitos casais acabam por ver aparecer de repente um bebé, às vezes depois de 2-3 anos, quando menos esperavam.

Mas na verdade, depois de um ano, se tiveres condições, seria melhor procurar ajuda médica. Assim talvez se consiga saber mais sobre o que está a passar-se. A dificuldade para engravidar, chamada infertilidade, não é rara. Abrange uma boa parte dos casais. A infertilidade é um problema do casal. Por isso a procura das causas do problema deve fazer-se sempre com o casal, nunca apenas a mulher ou o homem. A percentagem de casos de infertilidade, tanto masculina como feminina e? idêntica, mais ou menos 50%-50%. Tem diversas causas, com problemas no organismo feminino, masculino, ou em ambos. Em outros casos, nunca chega a conhecer-se a causa.

Em Moçambique, é provável que as Infecções de Transmissão Sexual (ITS) estejam na origem da maior parte dos casos de infertilidade feminina. Também algumas infecções parasitárias poderão ser responsáveis. A obesidade ou o baixo peso, assim como o tabagismo podem estar na origem da infertilidade feminina.

No homem, o varicocelo e sequelas de processos infeciosos, como a orqui-epididimite, são os principais causadores. Amigo Donald, o próximo passo é procurar ajuda médica. Boa sorte!

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 2
FracoBom