Faixa publicitária
Pergunta a Tina: uma pessoa em tratamento anti-retroviral quanto tempo deve fazer tratamento para não contaminar?
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Vida e Lazer - Pergunte a Tina
Escrito por Tina  em 15 Junho 2019
Share/Save/Bookmark

Uma pessoa em tratamento anti-retroviral, com rigor quanto tempo deve fazer tratamento para em caso de dormir com o parceiro não ter acesso de contaminar? Sérgio

 

 

Caro Sérgio, em princípio serão pelo menos seis meses, com rigor, e considerando que a pessoa faz o tratamento de forma correcta e consistente. Num prazo de 3-6 meses depois de iniciar o tratamento anti-retroviral (TARV), a maioria das pessoas que cumprem correctamente o tratamento, ficam com uma Carga Viral Indetectável. Isto significa que a pessoa ainda tem o HIV, mas não o transmite por via sexual, mesmo se não usar a camisinha.

Isto resume-se em Indetectável = Intransmissível, ou I = I, um conceito recente na área do HIV que promete ser verdadeiramente revolucionário, na medida em que vem reforçar a motivação da pessoa que recebe o TARV para aderir ao tratamento de forma correcta e consistente, de modo a atingir e manter o estado Indetectável.

Isto porque o estado Indetectável = Intransmissível, I = I, oferece benefícios psicossociais ao indivíduo por aliviar o auto-estigma, distanciar o sentimento de culpa que envolve a potencial transmissão, e permitir fazer sexo sem receios. Mas, para se saber se a Carga Viral é Indetectável, é preciso fazer este teste de laboratório.

É por isso que hoje em dia, todos os profissionais de saúde deveriam informar as pessoas recebendo TARV sobre I = I como forma de maximizar o seu bem estar.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 4
FracoBom