Pergunta a Tina: uma mulher depois de dar parto, com quantos meses pode fazer relações sexuais?
Versão para impressão
Vida e Lazer - Pergunte a Tina
Escrito por Tina  em 18 Janeiro 2019 (Actualizado em 19 Janeiro 2019)
Share/Save/Bookmark

Boa tarde, gostaria de saber, uma mulher depois de dar parto, com quantos meses pode fazer relações sexuais? E qual é o mês recomendado? Muito obrigado, Abdul.

Boa tarde, Abdul. Em teoria, uma mulher não deve ter sexo com penetração antes de passarem 40 dias (por isso se chama quarentena) depois do parto. Este é considerado pelos médicos como o tempo médio para que o útero e a vagina recuperem depois da gravidez e parto.

Mas isto é variável, de acordo com o tipo de parto. Se foi um parto normal, geralmente a retoma da actividade sexual pode ser mais precoce do que se o parto foi por cesariana. No primeiro caso, se foi feito um corte para facilitar a saída da cabeça do bebé, chamado episiotomia, é normal que o período de abstenção seja maior do que se não foi feita episiotomia.

Também é preciso considerar que o desejo sexual da mulher pode estar reduzido, pois ela atravessa um período muito cansativo, com o sono perturbado e a cuidar de um bebé que exige atenção quase permanente.

O desejo do casal acaba sendo mais importante do que qualquer período de tempo recomendado teoricamente.

A primeira penetração deve ser cautelosa e precedida de preliminares prolongados, pois a situação hormonal da mulher leva a que as suas secreções genitais estejam reduzidas. Se sentir dor ou desconforto é melhor interromper a penetração.

Querido Abdul, não esqueças que relações sexuais não é igual a penetração.

Pode-se dar muito prazer sexual a uma mulher depois de um parto, sem necessidade de penetração. Para a maioria das mulheres, os beijos e abraços, os carinhos, as ternuras, os mimos, os afectos, os afagos, as carícias, são muito mais importantes do que a penetração.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 8
FracoBom