Faixa publicitária
Pergunta a Tina: posso ter contraído ITS que estejam momentaneamente ocultas?
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Vida e Lazer - Pergunte a Tina
Escrito por Tina  em 05 Outubro 2018 (Actualizado em 06 Outubro 2018)
Share/Save/Bookmark

Olá, mana! Sou um jovem, entanto que curioso e tendente a experimentar comportamentos sexuais radicais. Durante todo o último semestre, mantive relações sexuais com minha parceira durante o período de menstruação, muitas vezes sem protecção, mesmo escorrendo líquidos diversos em sua vagina. Entretanto, consciencializei-me recentemente que isto me poderia proporcionar ITS, tendo evitado a prática há dois meses... de lá até cá, não noto nenhum sintoma de contracção de ITS (como gonorreia e sífilis) que, tendo, rapidamente notaria sua manifestação (que leva no mínimo a surgir em duas semanas, como soube de amigos!!!) Posso ainda apresentar problemas devido ao tempo que permaneci tendo relações sexuais nas condições referidas? Devo ter contraído ITS que estejam momentaneamente ocultas? Obrigado. Conrado

Olá, Conrado, parece que já identificaste o problema: de facto, é frequente que as Infecções de Transmissão Sexual (ITS) estejam ocultas. A infecção está lá, mas não causa nenhuns sintomas, nem dá sinais, e portanto a pessoa nem se apercebe. Qualquer relação sem protecção é potencialmente perigosa. E, claro que com muito maior risco, se for durante o fluxo menstrual. Portanto, se a tua parceira já tinha uma ITS, incluindo o HIV, a probabilidade de tu apanhares essa infecção é elevada.

O meu conselho é que vocês os dois façam os exames de laboratório necessários para identificar todas as possíveis ITS, incluindo o HIV. Devem ambos cumprir os tratamentos receitados. Se não o fizerem, correm o risco de se infectar de novo. Devem também começar a criar o hábito de usar sempre o preservativo na prática do sexo penetrativo.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom