Faixa publicitária
Pergunta a Tina: achas que posso ficar infértil depois de fazer aborto?
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Vida e Lazer - Pergunte a Tina
Escrito por Tina  em 23 Dezembro 2016 (Actualizado em 25 Dezembro 2016)
Share/Save/Bookmark

Oi tina será que é permitido fazer aborto em Moçambique, achas que posso ficar infértil depois de fazê-lo? Amélia

Querida Amélia, é importante saber a tua idade para que o meu conselho seja mais assertivo. Porém convém que saibas que o aborto é uma operação que interrompe o crescimento do feto no útero de uma mulher. Chamam também de interrupção da gravidez.

O aborto feito de forma segura no hospital, e com cuidados médicos especializados, não coloca a mulher sobre o risco de perder a fertilidade. Em Moçambique, os casos de infertilidade e mortalidade de mulheres gravidez como resultado dos abortos clandestinos é bastante alto.

Aqui neste país, é preciso que, no sistema de saúde do estado, a mulher tenha autorização formal para fazer o aborto. As alternativas estabelecidas pelo governo para mulheres que desejam fazer o aborto são: a) se a gravidez põe em risco a vida da mulher, b) quando há má formação congénita do feto, c) quando a gravidez resulta de uma violação e outros casos sujeitos a decisão final dos responsáveis da unidade sanitária. O que se deve fazer é submeter um requerimento a unidade sanitária (seja Centro de Saúde ou Hospital), usando uma minuta que é disponibilizada na própria unidade e preencher para pedir autorização para realizar o aborto. Espero que leias com atenção e também fales com alguém adulto que te possa orientar pois estas decisões não deves tomar sozinha. Cuida-te.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 6
FracoBom