Faixa publicitária
Pergunte a Tina... se a tua parceira pode ser estéril se não engravida mesmo com sexo desprotegido
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Vida e Lazer - Pergunte a Tina
Escrito por Tina  em 18 Dezembro 2014 (Actualizado em 10 Março 2018)
Share/Save/Bookmark

Bom dia Tina. Tenho uma preocupação: estou há sensivelmente quatro anos de namoro com a minha parceira. As nossas relações sexuais são sem camisinha mas ela nunca fica grávida. Tenho um filho de uma outra relação. Existe a possibilidade de ela ser estéril? Aguardo a resposta. Male

Olá, querido leitor. Teria sido útil para a minha resposta se eu soubesse se a tua namorada também quer ter um filho. Se não conversaram, então considera isto: as mulheres têm formas de evitar a gravidez que incluem não terem relações sexuais no período fértil, usar pílulas contraceptivas ou o implante. São métodos fáceis de usar e os artificiais (pílulas e implante) estão disponíveis nas unidades sanitárias públicas e privadas, daí que seja preciso saberes se ela não estará a prevenir-se.

Se vocês já conversaram sobre isso, e é algo que ela TAMBÉM deseja, então o passo seguinte seria o investigarem se ela tem dificuldades em conceber. O facto pode estar associado a problemas hormonais, ou mesmo de formação congénita do aparelho reprodutor, nomeadamente a formação das trompas que transferem os óvulos para o útero.

A minha sugestão é que vocês conversem, e decidam juntos se pretendem ter filhos. Uma mulher não é obrigada a ter filhos se ela não o desejar. Se for essa a vossa vontade, aconselho-vos que consultem um/a médico/a ginecologista para que ela possa ser examinada e recebam o aconselhamento necessário para engravidar, independentemente da sua situação.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 26
FracoBom