SELO: Do grito de socorro que vem do Hospital Geral José Macamo - Por Miguel Luís
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Terça, 25 Julho 2017 08:12

Quando a semana passada chegava ao fim, como ao fim de tantas outras, olhava atentamente a actualidade nacional e questionava-me sobre que tema reflectir nesta coluna que já leva mais de uma dezena de reflexões chegou ao meu poder, vindo do interior de uma das principais unidades hospitalares do país, um grito de socorro.

Continuar...
 
SELO: O papel das novas tecnologias e da televisão na educação dos jovens - Por Miguel Luís
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quinta, 20 Julho 2017 08:25

De um tempo para cá, a juventude mundial, em concreto a moçambicana, vem passando por transformações de vária ordem, das quais algumas são benéficas e outras nem nos sonhos. As referidas transformações têm lugar num período da História da humanidade em que se respira o ar da nova era, "a era das novas tecnologias". Esta era, que significa um grande avanço para a humanidade no que concerne às invenções tecnológicas, é caracterizada pela facilidade e eficiência na obtenção de serviços que abrangem a educação, a saúde, o lazer, o entretenimento, dentre outros.

Continuar...
 
SELO: A Mania de que o outro está sempre errado… - Por Miguel Luís
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quinta, 13 Julho 2017 07:52

Os acontecimentos que caracterizam os nossos tempos, em todos os cantos do mundo, têm deixado claro o quão somos uma espécie de (des)contínuas tradições e contínuas contradições. Assaltado por tais acontecimentos tenho ensaiado explicações sem tento que ao cabo de tudo se têm revelado meras divagações. Uma delas é a que me proponho partilhar nesta breve reflexão semanal, numa tentativa que espero ser bem sucedida de pequena fuga das politiquices da minha nação.

Continuar...
 
SELO: A saga da Moça Ibn Bique - Por Fernando Absalão Chaúque
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Terça, 11 Julho 2017 07:32

Sou uma linda moça. Moça de cabelos cintilantes, pele doce, curvas macias, lábios de seda, seios avultados que lembram duas papaias beijando o útero da terra. Ando alheada de mim que às vezes esqueço o meu próprio nome, razão pela qual, alguns já me atribuíram alcunhas como: Pérola dos Indícios, Pátria animada, etc.

Continuar...
 
SELO: Presidente Nyusi: dois anos e meio de governação ingovernada - Por Filipe Serafim Mapilele
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Terça, 18 Julho 2017 10:30

A minha breve reflexão é em resposta a uma pergunta formulada pelo jornal @verdade, sobre uma avaliação da primeira metade de governação de S. Excia Presidente da República de Moçambique, o Engº. Filipe Jacinto Nyusi. De certo que uma avaliação é feita no final de algum período de desenvolvimento de uma actividade, tal que somos avaliados anualmente como profissionais, ou nas escolas ao final de certa matéria, nas nossas vidas como humanos a desenvolver, etc.

Continuar...
 
SELO: Rovuma: mais GÁS para as Alterações Climáticas - Justiça Ambiental
@Hora da Verdade
Escrito por Justiça Ambiental   
Quarta, 12 Julho 2017 07:47

Nos últimos dias, em Moçambique e não só, ouvimos vários dos nossos governantes reproduzir fielmente em seus altifalantes o mesmo discurso sobre as suas certezas quanto à resolução de quase todos os problemas do país, em virtude dos negócios fechados no sector de exploração de Gás natural – o garante do desenvolvimento, segundo eles, a amputação ambiental da Bacia do Rovuma, dizemos nós. Estas negociatas fazem-se acompanhar por um slogan político que levanta várias questões: “Moçambique está de volta.”

Continuar...
 
SELO: A retirada das FDS em Gorongosa, um processo cheio de entretantos e um teatro de que somos reféns - Por Miguel Luís
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quarta, 05 Julho 2017 07:58

O processo de tomada de decisões numa nação que se intitula democrática é feito por todos os cidadãos, e nós desde lado participamos através da opinião crítica, seja para dar nota positiva ou negativa, sempre que as condições o propiciarem. Proponho-me neste pequeno texto a reflectir a retirada das FDS em Gorongosa.

Actualizado em Quarta, 05 Julho 2017 09:18
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 29
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.