SELO: A era do fim dos benefícios de títulos universitários - Por Franquelino Basso
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Terça, 22 Maio 2018 07:42

Narra a história que na antiga Grécia, na época dos grandes mestres da Filosofia clássica, os discípulos daquela altura tinham como finalidade buscar a sabedoria para desenvolver habilidades da vida e não para ter qualificações para futuros empregos. Isso é história para mentalidade da maioria, estudar só para ter conhecimento faz tempo que já deixou de ser costume, mas a realidade actual desmente que esse habito tenha ficado para o passado e a ausência de estatísticas do número de desemprego dos detentores de títulos universitários continua a alimentar um sonho cuja realização é, para muitos, uma simples miragem.

Continuar...
 
SELO: Visão Estratégica da Liderança: Instrumento para o Desenvolvimento da Comunidade em Tempos de Crise* - Por Prof. Doutor Lourenço Rosário
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quinta, 17 Maio 2018 07:39

Confesso que foi uma grande surpresa para mim, ter recebido este convite para vir proferir uma aula de abertura do ano académico, na Universidade Pedagógica, mais propriamente na sua Delegação de Massinga.

Continuar...
 
SELO: A crise de água no Umbeluzi: Governo versus FIPAG - Por Benedito Machipane
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quinta, 10 Maio 2018 08:01

Compatriotas! Temos o dilema de restrições de água, devido ao sobre-consumo e à seca climática. O Umbeluzi nasce na fronteira ocidental swázi, atravessa Maputo, desagua no estuário de Espírito Santo e abastece as cidades de Maputo, Matola e certas vilas ao sul de Maputo. Os sobre-consumidores desta água são as indústrias, essas que deviam ter suas fontes, sobretudo as freáticas e com responsabilidade de abastecer as áreas circunvizinhas.

Continuar...
 
SELO: Morte de Afonso Dhlakama: Representação para o novo quadro geopolítico de Moçambique - Por Dúlcio Mazive e Raúl Barata
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Terça, 08 Maio 2018 07:27

O dia 03 de Maio de 2018, talvez ficará para sempre marcado como o dia da morte de um dos principais se não maior opositor do pseudo-regime Marxista-Leninista da FRELIMO, alguém que obrigou estes a sentar à mesa para negociar e por término a 16 anos de guerra civil que dilacerou o país logo após a independência. É o dia da morte daquele que o povo intitula como o pai da democracia moçambicana, verdade ou não, o facto é que Afonso Dhlakama será para sempre lembrado como uma das principais figuras do processo democrático em Moçambique, talvez a terceira figura mais importantes da nossa história recente, depois de Eduardo Mondlane e Samora Machel por tudo que conseguiu e não conseguiu alcançar enquanto líder político e militar.

Actualizado em Terça, 08 Maio 2018 08:05
Continuar...
 
SELO: Corrida ao ouro em Nhamizi – província de Tete - Por João Feijó
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quarta, 16 Maio 2018 07:32

Ao longo do ano de 2016 o sudeste da província de Tete foi afectado pela estiagem, particularmente os distritos de Changara, Marara, Mágoè e Cahora Bassa. A seca provocou perdas consideráveis da produção, gerando bolsas de fome e tornando grande parte da população dependente da assistência do Programa Mundial de Alimentos. Paralelamente, uma praga de gafanhotos tem destruído as definhadas culturas agrícolas.

Continuar...
 
SELO: Embusteado Moçambique - Por Filipe Vilanculos
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quarta, 09 Maio 2018 08:01

Os hospitais estão em regime de caos controlado; os caminhos-de-ferro podres; as escolas metem água, os professores em greve; as estradas têm cada vez mais buracos. Estamos velhos enquanto a população predominante é jovem. O país está velho e as ideias estão velhas e as estradas estão velhas.

Continuar...
 
SELO: Carta ao ministro Carlos Bonete, sobre a reabilitação da EN1 - Por Ananias Chomola
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quarta, 25 Abril 2018 07:47

Alguém me ajude a fazer chegar a minha dúvida ao ministro Carlos Bonete. Não sou engenheiro, falhei logo ao entrar no segundo ciclo, ao fazer letras no lugar de ciências, então não entendo muita coisa sobre a construção civil.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 36
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.