OMR - Um crescimento populacional sustentável? Uma primeira análise aos resultados do Censo 2017
@Hora da Verdade
Escrito por Observatório do Meio Rural   
Quinta, 15 Fevereiro 2018 07:12

Em 2017 foi realizado o IV Recenseamento Geral da População moçambicana. Tratou-se de um amplo esforço do Instituto Nacional de Estatística, que envolveu perto de 200 mil indivíduos (entre formadores, supervisores e inquiridores). A divulgação dos resultados finais está prevista para Junho de 2018, mas já começaram a ser apresentados alguns resultados preliminares sobre o número de casas, agregados familiares e população por províncias e por distritos (INE, 2017).

Continuar...
 
SELO: De utente para o Millennium Bim: É necessário reciclar-se - Por Nelson Cossa
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quarta, 14 Fevereiro 2018 07:14

Não preciso de nenhum dado estatístico para considerar o Millennium Bim um dos maiores bancos de Moçambique. Não sei quantos somos (nós os clientes deste banco) mas sei que, é por causa de nós (clientes) que o banco existe. É por causa dos nossos depósitos (objecto desta missiva), empréstimos e outros movimentos ou transações bancarias que o Millennium Bim abre as portas todos dias úteis da semana para atender aos seus clientes.

Continuar...
 
SELO: Paz…paz... - Por Eduardo Marcelo
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quarta, 07 Fevereiro 2018 07:05

Nos dias que correm nunca se falou tanto de paz. Nunca se ambicionou tanto a paz. Nunca se violou tanto a paz. O mundo de hoje é de tantos avanços cibernéticos, nas comunicações, na ciência. Evoluiu bastante, originou invenções e admiráveis progressos, mas esqueceu-se de fabricar a paz.

Continuar...
 
SELO: Ética e política - Por Rabim Chiria
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quarta, 31 Janeiro 2018 21:49

Ética é uma disciplina da filosofia prática. A política também. O nosso tema debruça-se sobre apolítica na sua relação com a ética, ou seja, a politica na perspectiva ética, sendo ambas dimensões práticas da acção humana. O homem não pode realizar-se como indivíduo isolado dos outros homens, no entanto, é o único capaz de pôr em causa as regras do grupo, em que está integrado e de modificar, pela violência ou pela ordem estabelecida.

Continuar...
 
SELO: Entre “partidocracia”, bipolarização e descentralização da centralização? - Por Dércio Tsandzana
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Terça, 13 Fevereiro 2018 07:11

Quando decidi emitir a presente opinião, tive dois constrangimentos: (1) o temor de me alongar e criar desinteresse nas pessoas que vão ler; e (2) o receio de não ter a capacidade necessária para transmitir a mensagem com as palavras certas e perceptíveis para todos. Contudo, pelo sim ou pelo não, segue a opinião para quem puder lê-la.

Continuar...
 
SELO: A minha liberdade foi invadida
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Segunda, 05 Fevereiro 2018 20:59

Lembro-me daquela quarta-feira (20 de Dezembro de 2017) como se fosse hoje. Trabalhei a madrugada toda em casa, sentadinho, ouvindo músicas que me inspiram a presença de Deus e só recolhi-me a cama as 4H da manhã (21 de Dezembro de 2017) depois de ter finalizado a paginação de dois books (foto albúm). Acordei as 7H para iniciar a minha rotina de vida, fui ao estaleiro a mando da minha madrinha e depois entrei num chapa e já ia a gráfica para imprimir os books quando a minha amada companheira liga-me:

Actualizado em Terça, 06 Fevereiro 2018 15:11
Continuar...
 
SELO: Entendendo o fenómeno “consumo da carne humana” do ponto de vista social e criminal - Por José Franze
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quarta, 31 Janeiro 2018 07:46

Este artigo visa explicar este fenómeno social, que nos últimos anos tende a ganhar contornos alarmantes em várias sociedades do mundo. Trata se de um fenômeno antigo, que pelo grau de civilização social, vinha perdendo a sua notoriedade, mas que na contemporaneidade, devido à acentuada degradação de valores morais, voltou à tona. No passado, tanto como na contemporaneidade, o consumo de partes do corpo humano, sempre esteve ligado a questões mágico-religiosa.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 34
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.