SELO: O retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador - Por Homero Mattos Jr.
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Terça, 24 Janeiro 2017 07:20

Se seu nível de vida é elevado, é porque o do colonizado é baixo; se pode beneficiar-se de mão-de-obra, de criadagem numerosa e pouco exigente; se obtém tão facilmente postos administrativos, é porque estes postos lhe são reservados e porque o colonizado, deles, está excluído; quanto mais respira à vontade mais o colonizado sufoca. Pirâmide dos tiranetes: cada um, socialmente oprimido por outro mais poderoso, encontra sempre um menos poderoso em quem apoiar-se, tornando-se por sua vez tirano.

Continuar...
 
SELO: Sonhando pela democracia - Por Rabim Chiria
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quinta, 19 Janeiro 2017 07:39

Foi de madrugada que eu sonhei a dialogar com Alexis Tocqueville, um diálogo que durou quase uma hora. A creditem vocês, eu fiz esforço para que esse sonho se torne uma realidade, mas quando acordei tive a certeza que estava a sonhar. Nos sonhos, Tocqueville falou-me sobre o processo democrático, sobretudo o verdadeiro sentido do conceito “Democracia”.

Continuar...
 
SELO: Zygmunt Bauman e Barack Obama: O adeus de duas grandes inspirações da nossa era - Por Raúl Barata
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Terça, 17 Janeiro 2017 07:13

O autor da famosa obra Liquid Modernity, ou simplesmente Modernidade Líquida ou Modernidade Leve, perdeu a vida aos 91 anos de idade, no passado dia 9 de Janeiro, deixando um vazio não só na sociedade académica, mas também nos interessados em perceber mais sobre o mundo social e político em que vivemos. Por outro lado, no cenário político e também social, Barack Obama, para mim o maior orador do século XXI até ao momento, despediu-se do mundo e do povo americano em particular, naquele que foi o seu último discurso como Presidente dos EUA, após dois mandatos de quatro anos a frente dos destinos daquele país.

Continuar...
 
SELO: “A vontade faz um vencedor e a persistência é a filosofia dos melhores” - Por Jessemusse Cacinda
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quarta, 11 Janeiro 2017 07:55

Na noite desta segunda-feira (09 de Janeiro) em Zurique, foram anunciados os melhores do futebol referentes ao ano de 2016, onde pela quarta vez, o capitão da selecção Portuguesa e astro do Real Madrid, Cristiano Ronaldo foi considerado o melhor jogador do mundo, título que nos últimos quase 10 anos tem estado a partilhar com o astro Argentino, Leonel Messi.

Continuar...
 
SELO: O despacho do ministro-reitor: Um (des)entendido (des)necessário - Por Wilson Nicaquela
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quarta, 18 Janeiro 2017 08:00

Diga-se de passagem, os projectos deste ministro são tal qual dos governantes que caíram injustamente (?) pela ausência da noção de trabalho para o bem? Nesta geração de isentos, da qual faço parte, conheci cinco dirigentes do seu calibre: Lina Portugal, directora provincial de educação em Nampula (2005-2009), Filipe Chimoio Paunde, governador de Nampula, (2005-2007), Felício Pedro Zacarias, governador de Manica e Sofala (1995-1999 e 2000-2004) respectivamente, Paulo Ivo Garrido, Ministro da saúde (2005-2011?) e Adelino Zacarias Ivala, director da Universidade Pedagógica (UP) em Nampula, (1995-2008), pelo interesse, pragmatismo e vínculo com os oprimidos.

Continuar...
 
SELO: A importância social da igreja - Por Rabim Chiria
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quinta, 12 Janeiro 2017 08:02

Primeiro agradecer a Arão Cuambe, jornalista da Rádio Moçambique, pelos temas que tem trazido ultimamente no café da manhã. E salientar que são temas de extrema importância para sociedade, sobretudo o tema que foi debatido na última sexta-feira (30/12/2016), que a bordava o assunto sobre o papel da igreja para a sociedade. Neste pequeno artigo de opinião pretendo reflectir sobre este mesmo assunto, visto que, estamos mergulhados numa sociedade cujas igrejas negligenciam o seu papel social.

Continuar...
 
SELO: Sessenta dias de tréguas - por Por Raúl Barata
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Terça, 10 Janeiro 2017 07:29

Quando se fala de resolução de conflitos sob o ponto de vista mais profundo do processo, diz-se que as partes estão dispostas a aceitar as diferenças ou incompatibilidades e viver pacificamente sem o uso de qualquer tipo de violência. Para se chegar à resolução de um conflito, três importantes fazes são seguidas, nomeadamente: o gerenciamento do conflito, a resolução do conflito e a transformação do conflito. Na primeira fase, o gerenciamento ou gestão do conflito é que nos importa abordar neste momento.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 24
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.