SELO: Hard Power: A Nova Estratégia de Donald Trump - Por Raúl Barata
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quinta, 13 Abril 2017 07:25

Donald Trump foi claro quando referiu na sua campanha eleitoral que dará mais atenção aos EUA do que ao exterior, diferente daquilo que sempre caracterizou a política dos Estados Unidos da América, pelo menos desde 1945, quando assumiu a liderança da política internacional e da Nova Ordem Mundial. A idéia de ser o defensor e líder do mundo livre não passa pela cabeça de Trump. Para este, somente os interesses nacionais importam, na economia e política exteriores só o jogo de soma - zero prevalecerá.

Continuar...
 
SELO: A corrupção alojada no Centro de Saúde de Mavalane - Por Rabim Chiria
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quarta, 12 Abril 2017 07:29

Parece-me que hoje virou algo normal falar de corrupção praticá-la. Quase em todos os sectores ela é encarrada como uma questão de vontade, ou melhor, é vista como combustível ou energia que permite o funcionamento normal das actividades que foram incumbidas ao agente de serviço. Na maioria dos casos, o agente em acusa aceita e exige dinheiro para compensar o salário mísero que ele recebe. Neste caso, ele esquece que existem pessoas que vivem sem salário, mas nem por isso chegam de cometer este tipo irregularidade.

Continuar...
 
Xiconhoquices da semana: Universidades que determinam indumentária e cortes de cabelo; Falta de apoio a Federação de Voleibol; Chapeiros que querem fazer greve contra o povo
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quinta, 06 Abril 2017 07:11

Os nossos leitores elegeram as seguintes Xiconhoquices na semana finda:

Continuar...
 
SELO: Uma viagem traumática, um homem aliviado - Por Énia Lipanga
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Terça, 04 Abril 2017 07:16

Queria que este episódio fosse mais uma história fictícia, mas infelizmente é um insólito que acaba de me acontecer! Como muitos moçambicanos, sujeito-me a ser transportada em más condições, nos chapas, para me fazer ao serviço. São "chapas" superlotados, o que faz com que uns consigam um assento enquanto outros são obrigados a viajar numa autêntica pose "dog style".

Continuar...
 
SELO: Piada onde não há motivo para tal - Por Raúl Barata
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Terça, 11 Abril 2017 07:27

Em Moçambique faz-se piada para tudo que é acontecimento. Seja mau ou bom o acontecimento, há sempre uma piada em volta. Este fenómeno tem uma explicação que no meu ponto de vista é clara, a incapacidade de separar o certo do errado, que pode estar associada a educação de certos moçambicanos.

Continuar...
 
SELO: Não há boa higiene nas escolas Francisco Manyanga e Josina Machel em Maputo - Por Rabim Chiria
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quarta, 05 Abril 2017 07:19

A organização Mundial de saúde (OMS) define a saúde como sendo um estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e de enfermidade. Neste contexto, as enfermidades são entendidas como uma violência à saúde, e a higiene é uma das armas para Combatê-la. Ora, as condições de higiene e saneamento nas escolas são relevantes para garantir a saúde mental e física dos alunos, dos professores e de outros funcionários.

Continuar...
 
SELO: Moçambique dos meus sonhos - Por Júlio Khosa
@Hora da Verdade
Escrito por Redação   
Quinta, 30 Março 2017 07:29

Moçambique é um Estado independente, soberano, democrático e de justiça social. Assim diz a nossa Constituição. Para o seu funcionamento, no contexto democrático, tal como defende a Constituição, o “Estado subordina-se à Constituição e funda-se na legalidade” e, “o povo moçambicano exerce a soberania segundo as formas fixadas na Constituição”. Portanto essa mesma soberania reside no povo. Para que isso aconteça, a República de Moçambique através da sua Constituição assume-se como “um Estado de Direito, baseado no pluralismo de expressão, na organização política democrática, no respeito e garantia dos direitos e liberdades fundamentais do Homem”. Até aqui tudo bem. Este é o tipo de Estado que almejo ter. Será que isso na prática acontece? Questionam-se essas afirmações.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 26
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.