Faixa publicitária
Mamparra of the week: Governo de Armando Emílio Guebuza
Mamparra of the Week
Escrito por Luís Nhachote  em 18 Dezembro 2014
Share/Save/Bookmark

Meninas e Meninos, Senhoras e Senhores, Avôs e Avós

O mamparra desta semana é o Governo de Armando Emílio Guebuza que, em verdadeira crise de esgotamento de ideias, já não tendo mais nada para aprovar, acaba de mudar o nome do ISTEC, para Wutivi, que em língua local (do sul) significa CONHECIMENTO.

Não é preciso ser sábio nem sabichão para perceber que o Conselho de Ministros criou um precedente muito sério, que explico mais à frente.

Para já, vamos à pergunta básica: O que é NOME e porque é útil? De a cordo com enciclópedia Wikipedia, citando vários autores, no sentido restrito e no uso comum, o nome é um vocábulo ou locução que tem a função de designar uma pessoa, um animal, uma coisa ou um grupo de pessoas, animais e coisas.

De acordo com a semiótica, um nome é um signo em que o significante é a imagem acústica da palavra falada ou a representação gráfica da palavra escrita, e o significado é o conceito do objecto ao qual esta palavra remete.

Qual é o precedente que o Governo de Armando Guebuza acaba de criar pela sua gritante falta de criatividade?

Hoje surgiu a Universidade Wutivi (que significa conhecimento). Amanhã, um Sena vai criar uma sua universidade e vai chamá-la Kudya Nku Pisaka (precisas de desenrascar para sobreviveres. Palavras-chave: trabalho, empreendedorismo). Outro dia, um Bitonga vai criar a sua universidade e dá como nome: Muthu moyo kha yi khali ndranga.( Um só braço não mata piolho. Palavras-chave: Unidade nacional). Ou seja, porque cada um vai pensando o que bem entender, podemos assistir à emergência de instituições de ensino superior com nomes locais, à luz do tal estandarte da valorização do que é nosso.

Já não temos coisas para aprovar e nem nomes a atribuir a uma simples universidade.

O que faz correr Armando Guebuza para, deste modo, empoderar a propalada “unidade nacional”?

Alguém nos salve, pois parece que o dia 14, data em que Guebuza e o seu Governo deverão passar o testemunho, está a tardar...

É o cúmulo da arrogância a passear, sem freios, a sua classe.

Alguém tem que pôr um travão neste tipo de mamparrices.

Mamparras, mamparras, mamparras.

Até para a semana, juizinho e bom fim-de-semana!

Comentários   

 
0 #1 orlando.Andre 19-12-2014 17:06
E muito deficil
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 6
FracoBom