@Verdade Editorial: Ousemos sair à rua
Opinião - Editorial

Hoje, parece que nenhum moçambicano tem dúvidas de que eles, o Governo da Frelimo, têm estado a postergar o desenvolvimento socioecómico do país. Hoje ninguém tem mais dúvidas de que há quatro decadas temos vindo a ser enganados e roubados por uma corja de insensíveis que estão marimbando- se com o sofrimento do povo. Já não temos dúvidas de que os nossos governantes são vampiros políticos que medram à custa do sofrimento de todos os moçambicanos.

Actualizado em Sábado, 12 Janeiro 2019 07:48
Continuar...
 
Xiconhoquices da semana: Perseguição a jornalistas em Cabo Delgado; Investigações eternas da PGR; Indignação passiva dos moçambicanos
Opinião - Xiconhoca

Os nossos leitores elegeram as seguintes Xiconhoquices no início de 2019:

Actualizado em Sexta, 11 Janeiro 2019 09:01
Continuar...
 
Xiconhocas do Ano: Filipe Nyusi; Gestores da SIMO; Conselho Constitucional
Opinião - Xiconhoca

Em 2018, os nossos eleitores elegeram vários Xiconhocas, com destaque para o Presidente da República, Filipe Nyusi, devido a sua governação desastrosa; passando pelo bando de incompetentes gestores da SIMO; até aos juízes partidários do Conselho Constitucional.

Continuar...
 
Xiconhoquices do ano: Violência na cadeia feminina de Maputo; Privilégio para Moçambola; Propaganda como prioridade no PES; Governação a piorar
Opinião - Xiconhoca

Ao longo do ano 2018, os nossos eleitores elegeram várias Xiconhoquices, mas os que mais se destacaram, pela sua morbidez, é a violência protagonizada por oficiais superiores do Serviço Nacional Penitenciário contra as detentas do Estabelecimento Penitenciário Preventivo de Maputo; o privilégio dado ao campeonato nacional de futebol em detrimento de sectores chaves da sociedade; passando pelo investimento na propaganda do Governo da Frelimo; e por fim o facto de sermos o pior exemplo de governação em África.

Actualizado em Sexta, 28 Dezembro 2018 09:07
Continuar...
 
Xiconhocas da semana: Atanásio M’tumuke; Conselho Constitucional; Filipe Nyusi
Opinião - Xiconhoca

Os nossos leitores elegeram os seguintes Xiconhocas na semana finda:

Actualizado em Domingo, 23 Dezembro 2018 08:37
Continuar...
 
Xiconhocas da semana: Agostinho Mondlane; Juiz Leonid Muhate; Homem que envenenou crianças
Opinião - Xiconhoca

Os nossos leitores elegeram os seguintes Xiconhocas no início do Novo Ano:

Actualizado em Sexta, 11 Janeiro 2019 09:02
Continuar...
 
@Verdade Editorial: Uma vez bandido, sempre o será
Opinião - Editorial

É bastante impressionante a maneira como são tratados os indivíduos que prejudicam uma nação inteira em benefício próprio. Chega até a provocar náusea os excessivos cultos a personalidade a que lhes são dedicados quase todos os dias. Temos vindo a assistir, de forma reiterada, a esse tipo de situação, promovido pelo Governo da Frelimo.

Um dos exemplos mais recente é referente à morte do empresário de sucesso que supostamente “deu o seu contributo para o desenvolvimento do país” fazendo fé nos elogios fúnebres feitos para essa figura que sempre usou as suas influências com os indivíduos ligados ao partido no poder e ao Estado moçambicano para ampliar o seu património pessoal.

Continuar...
 
@Verdade Editorial: 2018, um ano para esquecer?
Opinião - Editorial

Sem sombras de dúvidas, 2018 foi mais um ano atípico para o povo moçambicano. Aliás, diga-se em abono da verdade que o cidadão moçambicano tem motivos mais do que suficientes para afirmar que 2018 foi um péssimo ano em todas as vertentes.

Continuar...
 
@Verdade Editorial: De que falamos, quando falamos que o estado da Nação é estável?
Opinião - Editorial

Os discursos do Presidente da República, Filipe Nyusi, sobretudo quando se dirige a Nação moçambicana, já começam a provocar náusea, devido ao excesso de nada. Como sempre, o Chefe de Estado brindou- -nos mais uma vez com um informe que foi, na verdade, um documento cheio de parra e uva nenhuma. Aliás, o que ficou claro é que o Presidente reconhece que em Moçambique está tudo na mesma, os moçambicanos continuam a viver na mesma desgrenhada miséria, continua a faltar unidades sanitárias, o acesso à água potável continua uma miragem, sem falar do esclarecimento das dívidas legais que se encontra engavetado na secretária da Procuradora-Geral da República.

Actualizado em Sábado, 22 Dezembro 2018 09:11
Continuar...
 
Xiconhoquices da semana: Situação financeira da ENH; Qualidade do ensino superior; Financiamento às gasolineiras
Opinião - Xiconhoca

Os nossos leitores elegeram as seguintes Xiconhoquices na semana finda:

Actualizado em Sexta, 21 Dezembro 2018 19:02
Continuar...
 
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
@Verdade
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.