Faixa publicitária
Bacias do Búzi, Púnguè e do Zambéze estão a causar inundações, chuva vai continuar em Manica, Tete e na Zambézia
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Newsflash
Escrito por Redação  em 13 Fevereiro 2020
Share/Save/Bookmark

Direcção Nacional de Gestão de Recursos HídricosA chuva forte registada na região Centro de Moçambique fez transbordar as bacias do Búzi, Púnguè e do Zambéze condicionando a transitabilidade entre Dombe/Espungabera, Dombe/Sussundenga e Dombe/Goonda. As localidades de Lamego, Chirassicua, Muda Mufo, Metuchira e Pita estão inundadas.

O Instituto Nacional de Meterologia (INAM) prevê a continuação de ocorrência chuvas fortes (mais de 50 milímetros em 24 horas) localmente muito fortes (mais de 100 milímetros em 24 horas), que podem ser acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas nas províncias de Manica (nos distritos de Barué, Macossa, Tambara e Guro); Tete (nos distritos de Zumbo, Mágoe, Changara, Cahora Bassa, Magoe, Marara, Doa, Mutarara, Moatize, Chiuta, Tsangano, Macanga, Chifunde Marávia e cidade de Tete); e na Província da Zambézia (nos distritos de Mopeia, Morrumbala, Molumbo, Milange, Gurúe, Alto Molocue, Namarrói, Ille, Derre, Lugela e Mocuba).

Direcção Nacional de Gestão de Recursos HídricosO cenário de inundações na vila de Búzi (nas localidades de Bândua, Grudja, Guara-guara e Estaquinha) e no distrito de Nhamatanda (em Lamego, Chirassicua, Muda Mufo) vai continuar e poderá manter-se condicionada a transitabilidade entre as localidades de Lamego/Bebedo e Tica/Búzi. A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prevê igualmente risco de inundações localizadas para as cidades de Tete e Chimoio.

Entretanto o INAM prevê para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula céu geralmente muito nublado. Ocorrência de aguaceiros com trovoadas e chuvas fracas a moderadas locais. Vento de noroeste a nordeste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas nas terras altas do interior.

Nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o INAM prevê céu pouco nublado localmente nublado. Possibilidade de chuvas fracas em Inhambane e a norte de Gaza. Vento de leste a nordeste fraco a moderado.

Eis as temperaturas previstas:

Cidade

Tempo

Máx ºC

Mín ºC

Maputo

34

23

Xai-Xai

33

24

Inhambane

33

26

Vilankulo

32

24

Beira

31

24

Chimoio

29

21

Tete

33

24

Quelimane

33

25

Nampula

33

24

Pemba

31

23

Lichinga

24

17

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom