Faixa publicitária
Mais chuva nas províncias de Tete, Manica, Sofala, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Newsflash
Escrito por INAM  em 21 Janeiro 2020
Share/Save/Bookmark

Foto da DNGRHAs bacias dos rios Savane, Púngoè , Zambeze, Licungo e Búzi voltaram a registar quantidades significativas de chuvas nas últimas 24 horas mantendo o cenário de inundações em vários distritos do Centro e Norte de Moçambique. O INAM prevê a ocorrência de mais chuva intensa a partir desta terça-feira (21) nas províncias de Tete, Manica, Sofala, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado.

Segundo a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídrico "Na região Centro, a bacia do Búzi em Dombe mantém-se em alerta com tendência a baixar. A circulação por batelão entre as localidades de Guaraguara e Bândua, no distrito do Búzi, encontra-se condicionada devido a subida do caudal do rio Búzi. Na bacia do Púngoè, a circulação rodoviária entre as localidades de Lomaco e Têxtil, no distrito de Nhamatanda, devido a subida do nível hidrométrico do rio Metuchira, encontra-se condicionada. Prevalece o cenário de inundações nas cidades da Beira e Quelimane. A bacia do Licungo regista inundações no baixo Nante, distritos da Maganja da Costa e Namacurra, devido a chuvas locais. As bacias do Save e Zambeze registam ligeira subida do nível, mantendo-se abaixo do alerta".

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de chuvas moderadas a fortes (30 a 50 milímetros em 24 horas ), nas províncias de Tete, Manica e Sofala, podendo ser fortes (50 a 75 milímetros em 24 horas) a muito fortes (mais de 75 milímetros em 24 horas) nas províncias de Cabo Delgado, Zambézia e Nampula, que podem ser acompanhadas de trovoadas severas e ventos com rajadas fortes, a partir da tarde desta terça-feira (21) .

Tendo em conta a situação hidrológica e as previsões meteorológicas as autoridades prevêem "a continuação do cenário de inundações na bacia do LICUNGO, nos distritos de Maganja da Costa (povoações de Vila Valdez, Yassopa, e Ntabo) e Namacurra (povoações de Furquia, Mbaua, Muebele e Malei) e nas cidades da Beira, Dondo e Quelimane, e risco MODERADO a ALTO de erosão para a cidade de Nacala. A bacia do BÚZI poderá atingir o alerta em Goonda, sem impactos significativos. As bacias do PÚNGOÈ, ZAMBEZE e LIGONHA poderão registar incremento do escoamento, mantendo-se abaixo do alerta".

Entretanto o INAM prevê para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo céu pouco nublado localmente muito nublado. Possibilidade de chuvas fracas principalmente na faixa costeira. Vento de sueste por vezes de sudoeste fraco a moderado.

Eis as temperaturas previstas:

Cidade

Tempo

Máx ºC

Mín ºC

Maputo

30

21

Xai-Xai

29

23

Inhambane

30

23

Vilankulo

28

21

Beira

29

24

Chimoio

26

17

Tete

30

22

Quelimane

31

24

Nampula

29

24

Pemba

30

23

Lichinga

26

18

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom