Bacia do Búzi sai do alerta de cheias que continua no Púnguè e no Zambeze
Versão para impressão
Destaques - Newsflash
Escrito por Redação  em 26 Março 2019
Share/Save/Bookmark

A bacia do Búzi está fora do alerta de cheias desde a manhã desta segunda-feira (25) na região de Goonda no entanto mantém-se a falta de informação sobre as inundações em Dombe. O alerta mantém para as bacias do Púnguè e Zambeze que deve inundar até Marromeu.

“A bacia do Zambeze em Mutarara poderá registar subida dos níveis mantendo-se acima do alerta e a estação de Marromeu poderá atingir o alerta, devido ao escoamento proveniente da montante. A bacia do Messalo em Nairoto poderá atingir, novamente o alerta, devido ao escoamento proveniente da montante” indica o boletim da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos.

O documento regista na bacia do Búzi em Goonda “ redução do volume de escoamento, tendo saído do alerta” no entanto “a bacia hidrográfica do Púngoè em Mafambisse regista redução dos níveis hidrométricos situando-se em 2.51 metros acima do alerta”.

As autoridades hídrias preveem, face às previsões meteorológicas e a situação hidrológica prevalecente, para as próximas 72 horas, “redução dos níveis hidrométricos nas bacias do Púngoè em Mafambisse e Rovuma em Congerenge, mantendo-se acima do alerta”.

“Na região Norte do País, as bacias hidrográficas do Meluli em Namaita e Rovuma em Congerenge registam oscilação dos níveis hidrométricos com tendência a subir, mantendo-se acima do alerta, sem impactos significativos. Enquanto a bacia do Messalo em Nairoto regista oscilação dos níveis com tendência a baixar, tendo saído do alerta”.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom