Faixa publicitária
Ciclone IDAI entrou por Dondo e está a fustigar Sofala, Manica, Zambézia, Tete e Inhambane
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Newsflash
Escrito por INAM  em 14 Março 2019
Share/Save/Bookmark

O Ciclone tropical Intenso IDAI, de categoria 4, já está em Moçambique onde entrou pelo distrito de Dondo, na província de Sofala, e de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) deverá baixar de intensidade para a categoria 3.

Com ventos muito fortes (160 a 190 quilómetros por hora), acompanhados por chuvas muito fortes (mais de 150 milímetros em 24 horas) e trovoadas severas este sistema já está influenciar o estado de tempo em todos os distritos das províncias de Sofala e Manica; nos distritos de Chinde, Luabo, Inhassuge, Mopeia, Nicoadala, Maquival, Mocubela, Mulevala, Milange, Dere, Morrumala, Mocuba e Cidade de Quelimane (na província da Zambézia); nos distritos de Changara, Mutarara, Doa, Marara, Cahora Bassa, Moatize, Chiuta e Cidade de Tete (na província de Tete); e também nos distritos de Govuro, Inhassoro, Vilankulo e Massinga (na província de Inhambane).

O INAM prevê também a continuação de ocorrência de chuvas moderadas a fortes (30 a 50 mm/24h), acompanhadas de trovoadas severas e ventos com rajadas a norte nas províncias de Niassa,Cabo Delgado e norte de Tete.

Entretanto para as províncias Gaza e Maputo o INAM prevê céu pouco nublado localmente muito nublado. Ocorrência de aguaceiros ou chuvas fracas. Vento de sueste a sudoeste fraco a moderado.

Eis as temperaturas previstas:

Cidade

Tempo

Máx ºC

Mín ºC

Maputo

32

22

Xai-Xai

30

23

Inhambane

30

26

Vilankulo

28

24

Beira

27

19

Chimoio

25

20

Tete

36

24

Quelimane

32

25

Nampula

34

23

Pemba

33

25

Lichinga

28

16

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom