Faixa publicitária
Continuação de chuva nesta 6ª feira em Moçambique; 28º em Maputo
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Newsflash
Escrito por INAM  em 14 Fevereiro 2019
Share/Save/Bookmark

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a continuação de ocorrência de chuvas ou aguaceiros moderados a fortes (30 à 50 milímetros em 24h), acompanhadas de trovoadas severas, nas províncias de Gaza, Inhambane, Manica, Sofala e Tete. As chuvas poderão ocorrer com maior incidência nos Distritos de Chicualacuala, Chigubo, Massangena, Mabote, Funharouro, Machaze, Mossorize, Sussundenga, Macate, Gondola, Vanduzi, Barue, Dondo, Nhamatanda, Gorrongoza, Muandza, e cidades da Beira e Chimoio, onde a precipitação poderá estar acima de 50 milímetros em 24 horas.

Os Centros de monitoramento dos Ciclones Tropicais ainda prevêem a evolução do sistema de Baixa Pressão, podendo atingir o estágio de depressão Tropical no domingo (17), contudo a partir das primeiras horas de sábado (16) as províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica e Sofala poderão registar chuvas intensas (mais de 100 milímetros em 24h), acompanhadas de trovoadas severas e ventos com rajadas fortes (mais de 70 Quilómetros por hora) devido a intensificação deste fenómeno.

Entretanto para esta sexta-feira o INAM prevê nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula céu geralmente nublado com períodos de aguaceiros fracos e chuvas ocasionais acompanhados de trovoadas. Vento de noroeste a leste, fraco a moderado.

Para as províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala céu muito nublado. Aguaceiros fortes com trovoadas no sul de Manica e Sofala, sendo fracos a moderados e chuvas acompanhados de trovoadas no resto da região. Vento de noroeste a nordeste, fraco a moderado, rajadas ao longo da faixa costeira.

Nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo céu muito nublado. Ocorrência de aguaceiros e chuvas acompanhados de trovoadas, em regimes moderado e forte no interior de Gaza e Inhambane, sendo fracos em Maputo e ao longo da faixa costeira. Vento de sueste a nordeste, fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas.

Eis as temperaturas previstas:


Cidade

Tempo

Máx ºC

Mín ºC

Maputo

28

22

Xai-Xai

28

23

Inhambane

28

23

Vilankulo

28

24

Beira

30

25

Chimoio

28

15

Tete

37

24

Quelimane

34

25

Nampula

34

26

Pemba

34

26

Lichinga

27

16

 

 

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom