Faixa publicitária
Falcatruas levam coordenador da EDM às celas em Nampula
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Newsflash
Escrito por Júlio Paulino  em 02 Maio 2017
Share/Save/Bookmark

O coordenador da Empresa Electricidade de Moçambique (EDM) no distrito de Mecubúri, província de Nampula, cuja identidade não apurámos, encontra-se a contas com a Polícia da República de Moçambique (PRM), indiciado no desvio de fundos e burla a clientes.

O caso aconteceu em Namila e o visado está preso no Comando Distrital da PRM em Ribáuè, em consequência de cobranças ilícitas, emissão de contratos falsos em nome da EDM, fornecimento ilegal de energia eléctrica, entre outras anomalias.

A falcatrua foi descoberta quando vários clientes daquela empresa pública, em Namila, queixaram-se à sede na cidade de Nampula da demora no fornecimento de corrente eléctrica, pese embora tenham supostamente canalizados o dinheiro para o efeito.

Belmiro Mateus, director da EDM na área de distribuição de Nampula, foi quem mandou investigar o assunto após muitas inquietações dos clientes, tendo-se contatado que houve irregularidades protagonizadas por um funcionário da firma.

Na sequência, solicitou-se a intervenção da Polícia, que face aos dados apurados julgou que havia indícios bastantes para deter o trabalhador em alusão. Segundo Belmiro Mateus, que falava à margem da reunião provincial de energia de Nampula, o funcionário envolvido neste problema já tinha sido notificado por duas vezes pela direcção da empresa devido ao desvio de pouco mais de 300 mil meticais.

Para além deste trabalhador, outros dois funcionários da EDM afectos ao distrito de Nacarôa foram expulsos este ano por desvio de fundos da instituição, venda ilegal de material eléctrico destinado à expansão de energia, cobranças ilícitas e entra trapacices. Refira-se que, este ano, a EDM pretende substituir a rede precária de distribuição de energia, principalmente nos distritos de Rapale, Ribáuè, Mecubúri, Nampula.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom