Faixa publicitária
Ciclone Dineo perde força mas chuva e ventos fortes vão continuar no Sul de Moçambique
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Newsflash
Escrito por INAM  em 16 Fevereiro 2017
Share/Save/Bookmark

Foto de Cidadão RepórterO ciclone Dineo que nas últimas 24 horas fustigou a Região Sul de Moçambique perdeu força e transformou-se numa depressão tropical.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) "este sistema poderá influenciar o estado de tempo nas províncias de Inhambane (principalmente nos distritos de Inharrime, Panda, Vilankulos, Maxixe, Mabote e Funhalouro) e Gaza (principalmente nos distritos de Mandlakazi, Xai-xai, Chibuto, Massingir, Bilene, Guijá, Chokwe , Mabalane, Massangena, Chigubo e Chicualacuala" originando chuva forte (mais de 100 mm/24h), acompanhados de trovoadas e ventos fortes (acima de 90 km/hora).

O INAM prevê que os efeitos desta depressão tropical continuam a ser sentidos na província de Maputo (principalmente nos distritos de Magude, Manhiça, Marracuene, Moamba, Namaacha e cidades de Matola e Maputo), onde deverá registar-se chuva e ventos fortes.

Também poderão ser afectadas as províncias de Sofala, Manica e Tete com chuvas moderadas (30 a 50mm em 24 horas) e ventos até 60Km/h, devido ao efeito conjunto da depressão EX-DINEO e da zona de Convergência Inter- Tropical que continua a favorecer a grande instabilidade atmosférica.

Para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula o Instituto de Meteorologia prevê céu geralmente nublado. Continuação de ocorrência de aguaceiros com trovoadas ou chuvas fracas localmente moderadas. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado, podendo soprar com rajadas.

Eis as temperaturas previstas:

CidadeMáx ºCMín ºC
Maputo3326
Xai-Xai3426
Inhambane3223
Vilankulo3024
Beira3223
Chimoio2821
Tete3125
Quelimane3525
Nampula3523
Pemba3326
Lichinga2517

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 4
FracoBom