“Disseminar a filosofia e o objectivo do ensino bilingue” pode ajudar as comunidades a entendê-lo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Emildo Sambo   
Segunda, 20 Novembro 2017 07:29

As calorosas discordâncias e discussões de que o ensino bilingue em Moçambique tem alvo começam a ficar para atrás e já se vislumbram resultados promissores, concluíram, semana finda, os diferentes intervenientes na implementação deste projecto, reunidos na II conferência nacional sobe educação bilingue. Todavia, reconheceram que ainda há desafios para assegurar que se tenha alunos mais participativos nas salas de aula e aprendam, efectivamente, nas suas próprias línguas maternas e não apenas num único idioma (português) que lhes é, muitas vezes, estranho.

Continuar...
 
Funcionários e membros desonestos no IPAJ exigem dinheiro a cidadãos carenciados PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 17 Novembro 2017 07:35

O Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ) tem vindo a ser vexado por alguns defensores públicos e membros, que promovem cobranças ilícitas, ignorando, deliberadamente, o facto de o Estado ter criado aquela entidade para oferecer assistência jurídica a cidadãos sem dinheiro para contratar um advogado. Sem avançar nomes dos visados nem pormenorizar as infracções cometidas pelos mesmos, a direcção da instituição confirmou, na quinta-feira (16), em Maputo, que pelo menos 10 defensores públicos estão a ser alvos de processos disciplinares que, dependendo na natureza de cada caso, podem terminar na barra da justiça.

Continuar...
 
Línguas maternas devem estimular a aprendizagem das crianças que não percebem português nas escolas moçambicanas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 16 Novembro 2017 08:18

O vice-ministro da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Armindo Ngunga, considera inadequado que se pense no ensino moçambicano, sobretudo nas classes iniciais, tendo como modelo o português – tido como idioma oficial, após a independência em 1975 – e argumenta uma das causas que concorrem para o abandono massivo da instrução nas zonas rurais, por exemplo, é a barreira linguística. “As salas de aula não podem ser um local de tortura [psicológica]” ou que metem medo.

Continuar...
 
PRM nega soltura de Manuel Tocova PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Emildo Sambo   
Segunda, 13 Novembro 2017 07:36

Ao contrário das informações difundidas, segundo as quais Manuel Tocova, ex-edil interino da cidade de Nampula, já foi restituído à liberdade, na passada sexta-feira (10), após pagamento de caução de 300 mil meticais, a Polícia da República de Moçambique (PRM), no maior circulo eleitoral do país, assegura que o polémico autarca continua nos calabouços.

Continuar...
 
PRM alinha no discurso de combate à corrupção e fala de expulsões mas sem rostos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 09 Novembro 2017 07:21

Há uma directiva clara que consiste em incutir no povo a ideia de que o Governo está comprometido com o combate aguerrido à corrupção. É que, de algum tempo a esta parte, os membros do Executivo, incluindo o próprio chefe do Estado, Filipe Nyusi, propalam, em voz alta, tolerância zero ao mal que tem lesado o Estado em milhões de meticais. E a Polícia da República de Moçambique (PRM) alinha anunciando que ao menos 147 membros da foram expulsos, de Janeiro a Setembro do ano em curso, por alegada prática de corrupção, sobretudo extorsão na via pública. Na realidade, a distancia entre os discursos de boas intenções e o que efectivamente se faz é abismal.

Continuar...
 
Governo coloca transportadora Nhacale fora de circulação por envolvimento em acidentes PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Redação   
Sexta, 03 Novembro 2017 07:51

A empresa de transporte de passageiro Nhancale, cujo autocarro despistou-se, embateu em árvores algures na berma da Estrada Nacional número 1 e em seguida incendiou-se, matando 12 pessoas e causando ferimentos graves e ligeiros em outras 42, a 03 de Setembro passado, na província de Inhambane, está impedida de operar, durante três meses, por ordens do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC).

Continuar...
 
Inspectora da Polícia em Manica denuncia marido procurador por violência doméstica PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Redação   
Quarta, 01 Novembro 2017 07:29

A inspectora da Polícia moçambicana, Elsídia Filipe, deu um basta à violência doméstica de que era vítima, há vários anos, mandou instaurar um processo-crime contra o marido, por sinal procurador distrital de Macossa, na província de Manica, e o mesmo foi condenado a uma pena de sete meses convertida em multa.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 75
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.