Faixa publicitária
Tempestade tropical Desmond aumenta risco de inundações nas cidades de Quelimane e Beira
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Adérito Caldeira  em 21 Janeiro 2019
Share/Save/Bookmark

O pico da época chuvosa e aproximação da primeira tempestade tropical do ano em Moçambique colocam em risco moderado a alto de inundações localizadas as cidades de Quelimane e da Beira.

A chuva intensa de Janeiro associada a tempestade tropical Desmond, que nesta segunda-feira(21) poderá fustigar a costa Centro de Moçambique, fazem a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos(DNGRH) prever “oscilação do nível hidrometrico com tendência a subir na bacia do Púngoè , no rio Metuchira, podendo condicionar a transitabilidade entre as localidades de Lomaco e Textil”.

“Prevê-se ainda risco moderado a alto de inundações localizadas nas cidades de Quelimane (nos bairros de Iscidua, 7 de Abril e Floresta) e Beira (nos bairros de Praia Nova, Macurungo, Ndunda, Vaz, Maganhe Matadouro e Inhangoma). Prevê-se também, risco moderado de erosão para os distritos de Murrumbala e Dere”.

Face a esta situação, prevista para a época chuvosa 2018-2019 a “DNGRH apela a sociedade em geral para a observância de medidas de precaução ao se fazerem aos rios, particularmente nas bacias do PÚNGOÈ e Messalo devido a prevalência de níveis altos, inundações localizadas e o condicionamento da transitabilidade em algumas vias.”

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom