Faixa publicitária
Velhinha ponte sobre o rio Save estará reabilitada em 2019; Nova e maior ponte irá conectar o Sul ao Centro de Moçambique
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Economia
Escrito por Adérito Caldeira  em 09 Julho 2018
Share/Save/Bookmark

Já iniciou a reabilitação da velhinha ponte sobre o rio Save, que conecta o Sul ao Centro de Moçambique, devendo ficar pronta em meados de 2019. Paralelamente está para breve a construção de uma nova infraestrutura no mesmo local, a ponte da Soberania, com maior capacidade de carga.

O director da Administração Nacional de Estradas (ANE), Marco Vaz, revelou ao @Verdade que a reabilitação da ponte sobre o rio Save, construída nos anos 60 e inaugurada em 1972, já iniciou na província de Inhambane devendo ficar pronta até meados de 2019.

Durante a reunião de balanço 2016/2017 do Programa Integrado do Sector de Estradas (PRISE), que aconteceu na semana passada em Maputo, foi anunciado que depois da rescisão, por mútuo acordo, do contrato com um empreiteiro português para a reabilitação da ponte que liga a província de Inhambane e de Sofala, devido a alteração dos preços iniciais na sequência da crise económica despoletada pelas dívidas ilegais, um novo empreiteiro, chinês, já está mobilizou os seus meios e está a reabilitar a ponte suspensa sobre o rio Save.

O @Verdade não conseguiu apurar o custo actual, que deverá ser financiado com fundos do Governo, mas anteriormente a reabilitação esteve orçada em 29 milhões de dólares norte-americanos.

Entretanto desde 31 de Agosto de 2017 que o tráfego rodoviário está condicionado a um veículo cujo peso bruto não exceda 35 toneladas de cada vez e circulando a uma velocidade máxima de 30 km/h.

Entrevistado pelo @Verdade à margem do encontro anual do sector de estradas e os seus parceiros Marco Vaz perspectivou que até Novembro os cabo de suspensão já estarão todos substituídos.

Adicionalmente o director da ANE disse ao @Verdade que decorre estudos de sismologia e geotécnicos para a preparação do projecto de construção de uma nova infraestrutura ligando o Sul e o Centro de Moçambique, “a ponte da soberania será em caixão e ficará pronta em 3 anos” disse a fonte que precisando que o empreiteiro será o mesmo que está a reabilitar a velhinha ponte, a construtora China Road and Bridge Corporation, a mesma que está a construir a ponte Maputo – Katembe, a estrada Circular de Maputo assim como a estrada até a Ponta de Ouro.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom