Faixa publicitária
Forte terramoto no Botswana agitou Moçambique
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Adérito Caldeira  em 04 Abril 2017
Share/Save/Bookmark

Um tremor de terra registado as 19h40(hora local) desta segunda-feira(03) com epicentro no Botswana teve uma magnitude 6,5 na escala de Richter. O seu efeito fez a terra também tremer em Moçambique, no Zimbabwe e na África do Sul. “Estava sentado, senti a cadeira a mexer, o candeeiro abanava e mesmo quando me levantei senti o prédio a sacudir”, relatou ao @Verdade uma cidadã residente num 12º andar na cidade de Maputo.

O epicentro do sismo foi estabelecido a 229 quilómetros a noroeste de Gaberone, a uma profundidade de pouco mais de 10 quilómetros de acordo com o Centro de Pesquisa Geológica dos Estado Unidos da América, entidade que monitora os tremores de terra em todo globo em tempo real.

Foi o mais forte sismo jamais registado no Botswana, onde há cerca de um mês foi registado outro que teve uma magnitude 5,8.

Em Moçambique o abalo foi sentido principalmente na cidade de Maputo, pelos citadinos que moram nos prédios altos.

“Parecia que estava a ter vertigens, o candeeiro da sala balançou”, relatou Vanda. “Foi longo, cerca de 2 minutos, ainda levantei me para espreitar pela janela e balancei”, contou-nos Salomão. “Eu aqui no bairro de Maxaquene a minha cama tremeu alguns segundos”, afirmou Abreu. “Sentiu-se bastante nos andares alto”, declarou Abdul.

Uma jovem identificada como Kelly confirmou que o sismo foi sentido na cidade da Beira no Centro de Moçambique, e há relatos de cidadãos que também o sentiram no Chimoio, na província de Manica.

O Instituto Nacional de Minas (INAMI), entidade responsável pela monitoria da actividade sísmica em Moçambique, disse em comunicado ainda na noite de segunda-feira que “está no terreno a monitorar a situação”. “Até ao momento não foram reportados perdas de vidas humanas e danos matérias em Moçambique”, acrescentou a instituição num comunicado de imprensa recebido pelo @Verdade.

Entretanto medias sul-africanos reportam que o abalo foi sentido no País vizinho, onde às 5h08 desta segunda-feira(03) outro tremor de terra foi registado com a magnitude de 5,2 na província de North-West, a cerca de 150 quilómetros de Johannesburg.

Outros medias reportam que o sismo do princípio da noite no Botswana foi sentido no Zimbabwe, Lesotho e na Suazilândia.

Até ao fecho desta edição não havia relatos de danos assinaláveis de perdas humanas, a região do epicentro não é muito povoada. Contudo modelos computorizados do Centro de Pesquisa Geológica dos Estado Unidos da América estimem que 25,8 milhões de pessoas podem ter sentido o tremor de terra, 56 mil podem ter sentido um abalo “forte”.

Embora o abalo sentido resulte de um sismo num País vizinho, Moçambique é propenso a fenómenos naturais idênticos pois é atravessado pela Grande Fenda africana, também conhecido por “Vale de Rift”, que é um complexo de falhas tectónicas existente há cerca de 35 milhões de anos, desde a ponta do Rovuma até a zona norte das províncias de Gaza e Inhambane. Geologicamente, as províncias de Manica e Sofala são as mais afectadas por tremores de terra.

De acordo com o plano de contingências do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, na eventualidade de um sismo forte, cerca de 22,807 pessoas estão m risco de ser afectadas em Moçambique.

Em 2006 o tremor mais forte de que há memória, que atingiu 7,5 na escala de Richter, sacudiu a terra com epicentro na região de Espungabera, na província de Manica, deixou pelo menos quatro mortos, dezenas de feridos e causou pânico do Centro ao Sul de Moçambique.

Comentários   

 
0 #1 Marcos 04-04-2017 20:16
Pelas 19:50 aqui em Angola, Luanda ouvimos um estrondo ensurdecedor, presumo que seja resultado do sismo.
Citar
 
 
0 #2 Cortney 13-04-2017 22:50
Howdy! This is my first visit to your blog! We аre a collection of vⲟlunteers and starting a new project in a community in the same niche.
Your blog provided us beneficial information to woгk on. You
have done a wonderful job!

my homepage; the
football world cup histoгy: https://connect.innovateuk.org/web/virsale/~/405026/blogs/-/blogs/fifa-18-will-make-or-break-the-nintendo-switch?_33_redirect=https%3A%2F%2Fconnect.innovateuk.org%2Fweb%2Fvirsale%2F~%2F405026%2Fblogs%3Fp_p_id%3D33%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_count%3D1
Citar
 
 
0 #3 Chandra 13-04-2017 23:49
A perѕon essentially assіst to make critically posts I'd state.
Тhat iss the first timе I frequented yoսr website page and thus far?
I amazed with the research yߋu made to make
this particular post amazing. Excellent job!

Also visit mmy webpɑge; News.A (Monty: http://Www.Virsale.Sitew.org/)
Citar
 
 
0 #4 Lenore 13-04-2017 23:51
Havе you evеr thought about including a littlе bit mire
thaan just your articleѕ? I mean, ԝhat you say is fundamental and everything.
But hink about if yߋu aɗded some great photos or vidᥱos to give your pօѕtѕ more, "pop"!
Your content is excellent buut with images and vidеo clips, thiѕ blog could dᥱfinitely be one off the greatest in itts niche.
Tᥱrrific blog!

Here is my web site; runescape 2007 gp prices [Portег: https://issuu.com/virsale/docs/jagex_who_produced_the_game_runesca]
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom