Faixa publicitária
Manutenção na HCB força corte de energia à Swazilândia
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por {ga=fchuquela}  em 17 Janeiro 2012
Share/Save/Bookmark

A empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) suspendeu temporariamente o fornecimento de energia à vizinha Swazilândia, devido aos trabalhos de manutenção num dos geradores da Hidroeléctrica de Cabora Bassa.

Num contacto estabelecido com a AIM, o porta-voz da EDM, Celestino Sitoe, explicou “nós como EDM recebemos energia eléctrica da Hidroeléctrica de Cabora Bassa. Acontece que, actualmente, a HCB está a fazer manutenção no seu quinto gerador e, como consequência, temos estado a receber menos energia”.

“Por isso, neste momento, não temos excedentes para exportar para a Swazilândia e o Botswana”, acrescentou.

Na ocasião, Sitoe disse que a EDM ainda não tem informação sobre a data provável da conclusão dos trabalhos de manutenção na HCB, mas que o fornecimento de energia à Swazilândia será retomado logo que a situação vai voltar a normalidade.

A EDM fornece cerca de 40 a 50 megawatts de energia à Swazilândia, que corresponde a cerca de 21 por cento das necessidades daquele país vizinho.

Citado pelos jornais “The Swazi Observer” e “Times of Swaziland”, publicações de maior circulação na Swazilândia, Sifiso Dhlamini, gerente de comunicação corporativa da empresa de Electricidade Suazilândia (SEC), disse que “eles (EDM) nos informaram que o consumo interno de Moçambique aumentou para níveis muito elevados, razão pela qual eles precisarem primeiro satisfazer suas próprias necessidades. Portanto, isso significa, que sua produção excedentária devera ser usada no interior do país”.

Contudo, Sitoe rectifica estas declarações afirmando “não existe nenhum problema de relacionamento ou comercial com a Swazilândia, mas sim apenas um problema temporário técnico-operativo da parte da HCB”.

Sobre a situação em Moçambique, Sitoe afirma que os trabalhos de manutenção não vão afectar o abastecimento de energia ao nível de todo o país. De referir que Moçambique fornece energia eléctrica igualmente à África do Sul, Zimbabwe e Botswana.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom