Faixa publicitária
China financia ponte Maputo-Catembe
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por {ga=fchuquela}  em 25 Outubro 2011
Share/Save/Bookmark

O governo chinês vai financiar a construção da ponte que liga a cidade do Maputo ao distrito municipal de Catembe, na capital moçambicana, anunciou, Sexta-feira, o director-geral do Centro de Promoção de Investimentos (CPI), Lourenço Sambo.

A China é o novo parceiro que vai ajudar o executivo moçambicano a materializar este desiderato, depois de Portugal não ter conseguido honrar com o seu compromisso, em resultado da grave crise financeira que atravessa.

Citado pelo jornal “O País”, Sambo, que acrescentou que a participação da China neste projecto faz parte do crescente envolvimento que a potência asiática tem vindo a registar na economia moçambicana.

Refira-se que a construção da ponte sobre a Baía do Maputo foi um dos projectos de grande envergadura que foi à mesa de negociações entre Moçambique e a China, durante a visita de estado que o presidente Armando Guebuza efectuou àquele país asiático em Agosto do corrente ano.

O projecto da ponte Maputo-Catembe está avaliado em mais de 300 milhões de dólares e sua conclusão está prevista para 2014. O empreendimento inclui uma estrada para a Ponta do Ouro.

A ponte terá uma altura de 48 metros para permitir o funcionamento normal do Porto do Maputo, duas faixas de rodagem para viaturas e cerca de 2.700 metros de comprimento.

Na ocasião, Sambo disse que o investimento chinês em Moçambique tem vindo a crescer significativamente. Aliás, disse Sambo a China deverá liderar a lista dos maiores investidores no país.

“Até o ano passado a China estava em quarto lugar. O que estamos a prever e’ que até ao fim do ano a China supere Portugal e porque não a Africa do Sul”, acrescentou.

A China tem estado a apostar cada vez mais na área de infra-estruturas, havendo igualmente interesse na exploração do carvão mineral, explicou.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 2
FracoBom