Faixa publicitária
Aprender a linguagem dos surdos-mudos
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Redação  em 01 Abril 2011
Share/Save/Bookmark

Pais e/ou encarregados de educação aprendem a interpretar os sinais para se comunicar com os filhos e/ou educandos com problemas auditivos.

A língua de sinais “não é apenas mímicas e gestos soltos”, ao contrário dos que muitos imaginam, diz Valdik Charas Haider, o jovem que está a frente do projecto de capacitação de país e encarregados de educação em linguagem dos surdos. Trata-se de um programa constituído por três fases. A primeira começou no ano passado e, neste momento, está em curso a segunda fase que tem o seu término no próximo de 30 de Março.

Valdik afirma que esta é a “fase piloto do projecto” que pretende implantar no país inteiro com a ajuda de algumas embaixadas e ONG´s de modo a permitir uma eficiente comunicação entre os familiares e a criança com problemas auditivos. “Muitos pais e encarregados de educação têm dificuldades em perceber o que os filhos querem dizer. E estas aulas são apenas para capacitá- los e permitir maior comunicação na família”, afirma Vaildik que também é surdomudo.

Grande parte das dificuldades verifica-se quando as crianças frequentam uma escola especial, onde aprendem o alfabeto de sinais surdo-mudo, uma vez que os pais ou familiares se tornam uma espécie de analfabetos no que respeito à interpretação da linguagem de sinais. “Hoje em dia, a preocupação também tem sido dos pais ou familiares. Eles queixam-se de que já não percebem os que os fi lhos dizem quando estes começam a frequentar uma escola”, comenta.

Na presente fase do projecto, apenas quatro grupos – dois na escola Liceu Polana e o mesmo número na Universidade A Politécnica –, cada um constituído por doze estudantes (pais e/ou encarregados de educação), estão a ter aulas. Muita gente manifestou interesse em tomar parte nas aulas, por sinal gratuitas, mas, devido a limitações de espaço, não foi possível atender a todos. Em Moçambique, é a primeira vez que se ministra um curso do género.

Sem o apoio do Ministério da Educação, Valdik e os seus quatro colaboradores ajudam os pais, familiares ou encarregados de educação a comunicarem-se com os seus educandos. Ana Patrícia tem uma fi lha de 9 anos de idade com problemas auditivos e diz que as aulas são “excelentes” e vão ajudá-la “a comunicar-se com a sua filha. Soube do curso através de uma amiga. “A minha situação é difícil pois a fi lha, além de não falar e ouvir, ela não anda. Mas espero que com esse curso consiga comunicar-me melhor com ela”, diz.

Benedita Bila é outra mulher que manifestou interesse em aprender a linguagem de sinais. Tem um sobrinho de 11 anos de idade com problemas auditivos e diz que o curso tem sido “uma maisvalia”. Mas foi por causa do estágio que fez na Escola Secundária Josina Machel que a motivou a fazer o curso. “Trabalho com crianças com problemas auditivos e quero saber mais dos sinais para melhor me comunicar com elas”, diz.

Comentários   

 
0 #11 Christie 06-07-2017 19:52
Pretty nice post. I simply stumbled upon your weblog and wanted to say that I've truly loved browsing your weblog posts.
In any case I will be subscribing for your rss feed and I am hoping you write once more very soon!

my web site :: Spazioannunci.N et: http://www.spazioannunci.net/veicolimotori/automobili-e-fuoristrada/where-can-i-buy-a-good-leather-based-motorbike-jacket_i3120033
Citar
 
 
0 #12 Hayden 23-07-2017 00:38
When all of the old paper һɑs bewn removed you ѕhould treat
tһe wall with a heavy detergent when combined water to eliminate any stubborn ρarts.
As for the glam 70s, well, tһey were not ѕo frothy and packed wіth
frills аs people might thіnk. If yoս're a Ƅig fan of sοmething ⅼike а film, a
band, an artist, ɑɑn actor or evеn an actress, a TV ѕhow oг of othеr things, үou can choose
as wallpaper something relateԀ fⲟr уou preference.


mʏ blog ... cell phones: http://portdicksonhub.com/directory/user/profile/419
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 14
FracoBom