Faixa publicitária
Moçambique: novo modelo de contratação de professores
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Danúbio Mondlane  em 31 Janeiro 2011
Share/Save/Bookmark

O Ministério moçambicano da Educação (MINED) introduziu um novo modelo de contratação de professores formados nos diferentes institutos do país que consiste no enquadramento dos graduados a partir dos que tenham a média mais alta.

De acordo com o Ministro da Educação, Zeferino Martins, a contratação dos professores será por ordem decrescente do rendimento pedagógico obtido durante a formação.

“Primeiro são enquadrados os graduados com a média mais alta e assim sucessivamente, seguindo a ordem decrescente”, explicou o Ministro.

Este novo modelo foi introduzido tendo em vista melhorar os padrões de qualidade de ensino e elevar a formações dos professores.

A par disso, o MINED introduziu, igualmente, alterações nos requisitos para admissão de candidatos a professores nos Institutos de Formação (IFP).

Assim, os candidatos que concluem a 10ª classe e que pretendam ingressar nos IFP devem ter no mínimo a média final de 12 valores.

Estes e outros esforços enquadram-se na melhoriada qualidade de ensino que continua a constituir um dos pontos fulcrais do trabalho que o sector da educação tem vindo a realizar.

“Ser Professor não se compadece com o vir para a educação com o propósito de acumular riquezas ou fazer um trampolim para outras profissões do seu agrado, descurando o essencial desta nobre missão. A profissão de Professor exige seriedade, profissionalismo, responsabilidade e abnegação. A grande compensação da função docente, está no resultado que se obtém quando o aluno aprende mais como corolário do esforço realizado”, frisou o ministro.

Zeferino Martins vincou que “queremos professores dedicados integralmente ao processo de ensino e aprendizagem, professores preocupados com a aprendizagem dos alunos, que dão trabalhos para casa e estabelecem prazos para a realização dos mesmos, corrigem e dão a conhecer os resultados. Queremos professores que usam efectivamente o livro escolar e tempo alocado para as actividades lectivas”.

Comentários   

 
0 #11 felisbela André 17-10-2012 00:44
Boa noite! Sou professora do ensino primário há 10 anos e gostaria de dar aulas em Maputo, pois nasci nessa terra! O que é que tenho que fazer? Obrigada. O meu contato é:
Citar
 
 
0 #12 felisbela André 17-10-2012 00:44
Boa noite! Sou professora do ensino primário há 10 anos e gostaria de dar aulas em Maputo, pois nasci nessa terra! O que é que tenho que fazer? Obrigada. O meu contato é:
Citar
 
 
0 #13 Sebastião Domingos 21-12-2017 00:14
Eu Sebastião Domingos sou estudante da Escola S.Mateus Sansao Mutemba..quero me inscrever nestes institutos (IFP)mais meus certificado da 10ª tenho media 11...entao ainda vao admitir 12ª classe?contacto 845312486
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 11
FracoBom