Faixa publicitária
Amnistia Internacional apela à Polícia para usar munições não letais
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Redação  em 03 Setembro 2010
Share/Save/Bookmark

A Amnistia Internacional (AI) apelou à Polícia moçambicana para “não usar munições letais para dispersar as manifestações violentas” que ocorreram quarta e quinta- feira em Maputo, “a não ser que vidas humanas estejam em risco”.

“Reconhecemos que a Polícia está a tentar conter um protesto violento, mas fogo real munições com força letal – não pode ser utilizado, excepto se for estritamente inevitável para proteger a vida”, disse Muluka-Anne Miti, investigadora da Amnistia Internacional para Moçambique, em comunicado que enviou para a Redacção do Correio da manhã em Maputo.

A AI apela ainda às autoridades locais que “garantam que os agentes na rua utilizem apenas meios não letais para controlar a situação e dispersar os manifestantes”. Miticita um relatório recente da AI, segundo o qual “pelo menos 46 pessoas foram ilegalmente mortas pela Polícia em Moçambique entre Janeiro de 2006 e o final de 2009”.

Para Muluka-Anne Miti, “o Governo (moçambicano) deverá levar a cabo uma investigação independente e imparcial das circunstâncias em que as mortes (registadas durante as manifestações) ocorreram e, se as pessoas que morreram foram assassinadas pela Polícia, o Governo deverá levar os responsáveis à justiça”.

Tal como muitos residentes de Maputo e Matola, a AI diz ter, também, recebido informações de acordo com as quais terá circulado um SMS em Maputo “encorajando os manifestantes a continuarem a acção de protesto até sexta-feira”.

A organização denuncia ainda a “pouca informação” fornecida pelas autoridades locais sobre as investigações aos assassínios cometidos pelas forças policiais e diz ter sido informada de que, em alguns casos, estas investigações não têm lugar “porque se presumiam dentro da legalidade”. Os populares das cidades de Maputo e Matola, no Sul de Moçambique, manifestamse desde quarta-feira nas ruas alegadamente contra o aumento do custo de vida.

Comentários   

 
0 #61 Wilmer 13-09-2017 23:21
It's very easy to find out any topic on net as compared to books, as I found this piece of writing at this website.


Feel free to surf to my website; trading symbol for silver: http://mtnmaven.com/auto-trade-van/trading-symbol-for-silver.php
Citar
 
 
0 #62 Taylah 22-09-2017 04:38
Desembaraçado em: Admissão dentro de: 04 mai.


Revisão em meu página de teia ... sexo ao vivo na webcam (Kasha: http://lecon.com.ua/ua/component/k2/item/227-vidmovleno-u-porushenni-kriminalnoji-spravi)
Citar
 
 
0 #63 Marguerite 08-11-2017 06:52
Botijão - Possui 13kg =%3Ca%20href=ht tp://thedeadbsc rolls.com/conte nt/why-we-must- be-our-word?pag e=5%3Egas%20no% 20km18%3C/a%3E] entrega de gas em osasco: http://digitalexpert.it/info.php?a[ gás de cozinha.
Citar
 
 
0 #64 Ernestine 12-11-2017 05:43
Alienação e entrega com gás com cozinha.



my site: gas no jardim roberto: http://jwz.zzxseo.com/comment/html/?19077.html
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom