Graça Machel considera fim da desnutrição crónica em Moçambique dependente da planificação a partir donde vive o povo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 01 Julho 2016 09:00

Foto de Emildo SamboA antiga primeira-dama de Moçambique e activista dos direitos humanos, Graça Machel, defende que se o país quiser erradicar a desnutrição crónica, garantir que toda a criança seja coberto pelos seus direitos e exercê-los plenamente, até 2030, deve garantir que a planificação das actividades para o efeito seja rígida e ocorra a partir da província, porque é onde ainda há maior número de petizes sem gozo absoluto das suas faculdades intelectuais.

Continuar...
 
Avenida Julius Nyerere em Maputo aberta ao trânsito e edilidade promete reaver dinheiro gasto pela Britalar em obras sem qualidade PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Redação   
Sexta, 01 Julho 2016 08:57

A Avenida Julius Nyerere, na capital moçambicana, está desde quinta-feira (30) aberta ao trânsito, 16 anos depois de estar fechada em consequência das enxurradas do ano 2000, que a tornaram intransitável. Foram anos de uma reabilitação marcada por sucessivos atrasos e obras de má qualidade, o que forçou a edilidade a suspender a licença da empresa portuguesa Britalar.

Continuar...
 
Perto de 70 pessoas são diariamente violentadas nas suas famílias em Moçambique PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 24 Junho 2016 08:01

A violência doméstica, nas suas diferentes facetas, aumentou de 23.659 mil vítimas, em 2014, para 24.326, no ano passado, o que não só é um indício de que campanhas tais como “diz não à violência doméstica” são literalmente ignoradas pelos protagonistas, como também é um sinal de o mal está longe de ser erradicado em Moçambique. Em 2015, pelo menos 67 pessoas, entre elas crianças, foram violentadas por dia, disse a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Continuar...
 
Neto mata avó em Tete por alegada feitiçaria e põe-se em fuga PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Redação   
Quinta, 23 Junho 2016 08:54

Acusada de feitiçaria, uma idosa que respondia pelo nome de Lotina Sabão, de 75 anos de idade, morreu vítima de agressão física perpetrada pelo próprio neto, na segunda (20), no distrito de Changara, província de Tete, onde há dias, um ancião foi também espancado até à morte por indivíduos desconhecidos.

Continuar...
 
FMI em Maputo para verificar empréstimos da Proindicus e da MAM e analisar a situação macroeconómica de Moçambique PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Adérito Caldeira   
Sexta, 17 Junho 2016 09:13

Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) está na capital de Moçambique, desde esta quinta-feira(16), para dar continuidade ao processo de verificação dos factos relacionados com os empréstimos escondidos das empresas Proindicus e Mozambique Asset Management (MAM) assim como avaliar a situação macroeconómica do nosso País. Mas a instituição de Bretton Woods não irá identificar e responsabilizar os agentes do Estado que concederam as garantias aos empréstimos, violando a Constituição da República e a Lei Orçamental.

Continuar...
 
Médicos tradicionais moçambicanos negam envolvimento no terror contra albinos e responsabilizam estrangeiros PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Emildo Sambo   
Quarta, 15 Junho 2016 08:34

A Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique (AMETRAMO) e Medicina Alternativa vieram a público, na terça-feira (14), negar o seu envolvimento no rapto e assassinato de albinos, supostamente para fins de obscurantismo, e alegou que o problema estar relacionado com "muitas medicinas emergentes" e proliferarão de "praticantes estrangeiros" em Moçambique, facto que "não conseguimos controlar".

Continuar...
 
Há cólera em Quelimane PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Redação   
Terça, 14 Junho 2016 01:02

A cidade de Quelimane, na província da Zambézia, regista um novo surto de cólera. Das 11 amostras enviadas ao laboratório da capital moçambicana, pelo menos sete acusaram positivo, dias depois de o centro de tratamento especializado para esta enfermidade ter recebido mais de 45 pacientes padecendo de diarreias e vómitos, desde o início de Junho corrente.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 54
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
Faixa publicitária
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.