Ainda há muitos doentes deixados para atrás no combate ao HIV/SIDA em Moçambique PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 20 Novembro 2018 07:40

EmiVárias pessoas infectadas pelo HIV/SIDA continuam a ser colocadas de parte no acesso aos cuidados sanitários e são vítimas de tratamento desigual e preconceituoso em Moçambique e no mundo. A situação é, em parte, uma clara violação dos direitos humanos e ameaça frustrar as metas com vista erradicar a doença até 2030, disseram, esta segunda-feira (19), em Maputo, as instituições nacionais e internacionais que lidam com a matéria e apelam para que as acções de combate à pandemia sejam mais coordenadas e orientadas para o respeito dos direitos humanos.

Continuar...
 
Presidente do Tribunal Supremo pede rispidez contra aqueles que abusam das crianças e dos seus direitos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Redação   
Quarta, 14 Novembro 2018 07:53

Foto da Presidência da RepúblicaOs magistrados devem estar atentos às atrocidades contra as crianças e nunca perder de vista que uma criança vítima de abuso sexual, por exemplo, é susceptível de crescer traumatizada pelo resto da vida e até se tornar violenta, segundo o presidente do Tribunal Supremo (TS), Adelino Muchanga, para quem a sociedade vive uma erosão de afecto e solidariedade.

Continuar...
 
CFM acusa MetroBus de não pagar “acess fee” da linha e violação de normas de segurança PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Redação   
Terça, 13 Novembro 2018 08:08

Os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) afirmam não serem responsáveis pelo agravamento das tarifas do MetroBus e acusam a empresa de operar “sem pagar o acess fee” da linha-férrea e circular “sem obediência às normas de segurança”.

Continuar...
 
Dívidas ilegais aumentaram a pobreza dos mais pobres em Moçambique, afirma Banco Mundial PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 07 Novembro 2018 08:07

A crise económica desencadeada pelas dívidas ilegais “poderá ter-se traduzido num aumento de 4 a 6 pontos percentuais nos níveis de pobreza” em Moçambique, afirma o Banco Mundial.

Continuar...
 
Protecção Social só cobre 18% de moçambicanos pobres PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 30 Outubro 2018 06:15

Foto de Adérito CaldeiraApesar do aumento da cobertura, os programas de assistência social básica beneficiam apenas 18% dos agregados familiares desesperadamente pobres em Moçambique. O Instituto Nacional de Acção Social (INAS) e as organizações da sociedade civil que advogam em prol dos desfavorecidos afirmam ter consciência da exclusão dos outros 82% da população, também carenciada e vulnerável, mas alegam haver falta de recursos.

Continuar...
 
Alerta-se para inclusão do ensino da música na nova Lei do Sistema Nacional de Educação PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Emildo Sambo   
Quarta, 24 Outubro 2018 07:46

Foto de Emildo SamboA proposta de revisão da Lei n°. 6/92, de 06 de Maio, Lei do Sistema Nacional de Educação (SNE), não acautela o ensino da música nas classes iniciais do ensino básico, o que irá perpetuar o desfasamento entre este nível de instrução e o superior, segundo a Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a Escola Superior de Artes Cénicas da Universidade Pedagógica (UP) e outras instituições do Estado interessadas na matéria.

Continuar...
 
Tribunal Supremo de Moçambique recebe 73 ilícitos eleitorais e julga 52 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Emildo Sambo   
Segunda, 22 Outubro 2018 07:43

O Tribunal Supremo (TS) recebeu 73 processos de ilícitos eleitorais, dos quais apreciou e julgou 52. Os restantes 21 aguardam pela apreciação e provável ajuizamento. As irregularidades aconteceram durante a campanha eleitoral, a votação [10 de Outubro em curso] e o apuramento intermédio dos resultados.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 85
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
@Verdade
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.