Faixa publicitária
ADECRU lança Projecto de Prevenção do Hiv/Sida
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Vida e Lazer - Saúde e bem Estar
Escrito por Redação  em 23 Fevereiro 2010

A Acção Académica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADECRU) lança oficialmente no próximo dia 28 de Fevereiro corrente o Projecto de Prevenção de HIV/SIDA através do Desporto no Distrito de Chibabava, Sul da Província de Sofala.

Uma fonte da ADECRU indicou ontem ao nosso jornal, que a iniciativa tem como objectivo proporcionar um meio saudável e incentivo para atrair os jovens (entre 15 a 30 anos de idade) a serem mais responsáveis sobre a saúde reprodutiva e para conhecer o seu estado em relação ao HIV/SIDA, contribuindo desse modo para a redução dos níveis de infecção pelo HIV naquele ponto do País.

“Incentivar a consciencialização comunitária sobre os riscos de contaminação pelo HIV-SIDA, promover e aumentar o nível de conhecimento dos métodos de prevenção de transmissão do HIV-SIDA e os impactos desta pandemia nas comunidades rurais e proporcionar um espaço de convívio e intercâmbio comunitário através do qual os jovens de comunidades diferentes possam interagir na troca de experiência constituem outros objectivos do evento” – indicou a fonte.

Segundo o Coordenador da ADECRU, Jeremias Vunjanhe “a problemática de HIV-SIDA no nosso País, apesar de todos os esforços empreendidos, atingiu níveis assustadores nos últimos anos. A cada dia que passa novos casos de infecção e de morte pelo HIV/SIDA são reportados e a discriminação das pessoas portadoras do HIV/ SIDA tem tendências a gravar.

Pelo que é urgente a tomada de consciência da gravidade da situação do HIV/SIDA pelos jovens e pelas comunidades rurais onde a falta de informação sobre esta pandemia muitas vezes tem sido um dos factores para a sua disseminação. Nesse sentido, a ADECRU enquanto uma entidade virada para o desenvolvimento das comunidades rurais, tem a responsabilidade de participar activamente na luta contra este mal que graça a sociedade moçambicana.”

Desenhado e implementado pela organização moçambicana ADECRU, o projecto é financiado pela Embaixada dos Estados Unidos em Maputo, através do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos da América Para o Alívio de HIV/SIDA (PEPFAR), e consiste na organização de um torneio de futebol envolvendo 12 equipas das quais oito são masculinas e quatro femininas.

Participam no evento, um representante da Embaixada dos Estados Unidos em Maputo, membros do Governo distrital com destaque para a Administradora do Distrito, Secretário Permanente distrital, os directores dos Serviços de Educação, Juventude e Tecnologia e de Saúde, Mulher e Acção Social de Chibabava, as autoridades comunitárias, membros seniores da ADECRU, representantes das equipas e a população em geral.

Com duração de um ano e envolvendo directamente perto de 300 jovens, o projecto teve o seu início em Outubro de 2009 e vai alcançar mais de 30 mil habitantes das comunidades rurais dos Postos Administrativos de Chibabava-Sede, Muxúnguè, Goonda e a localidade de Mangunde, consideradas zonas com alto índice de contaminação pelo HIV/SIDA ao nível do distrito.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom