Faixa publicitária
Chomera eleito primeiro vicepresidente da AR
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Redação  em 23 Janeiro 2010
Share/Save/Bookmark

A Assembléia da República de Moçambique (AR), o Parlamento moçambicano, elegeu esta sexta-feira Lucas Chomera Jeremias, da bancada maioritária da Frelimo, para o cargo de primeiro vice-presidente daquele órgão legislativo.

Reunido na sua primeira sessão extraordinária, o Parlamento aprovou igualmente a eleicao de Viana Magalhães, da Renamo, maior partido da oposicao, para segundo- vice-presidente da AR. Ambos foram aprovados por unanimidade.

Ainda nesta sessão, os deputados elegeram a Comissão Permanente da AR, um orgao executivo, que é composta maioritáriamente pela Frelimo, integrando Verónica Macamo (Presidente da AR), Lucas Chomera, Margarida Talapa, Tobias Daí, Manuel Tomé, Paulina Mateus, Edson Macuacua, Bonifácio Massamba, Mateus Katupha, Joaquim Veríssimo, Cidália Chaúque, José Chichava.

Esta Comissao integra igualmente Gania Manhiça, Viana Magalhães, Angelina Enoque, da bancada parlamentar da Renamo. Nesta legislatura, a Frelimo detem 191 assentos, a Renamo 51 e o Movimento Democratico de Mocambique (MDM) 8. Na agenda desta sessão extraordinária estava prevista a composição das Comissões de Trabalho daquele órgão, sendo que nalgumas ainda existem lugares por preencher devido ao facto de alguns deputados da Renamo ainda não terem tomado posse.

A chefe da Bancada da Renamo, Angelina Enoque, garantiu a jornalistas que em breve os lugares vazios serão preenchidos, não tendo especificado a data da tomada de posse dos deputados em falta. A AR conta com oito comissões de trabalho compostas por 15 membros cada uma.

Das oito comissões, duas são chefiadas pela Renamo, nomeadamente Defesa e Ordem Publica e Relações Internacionais, presididas por Maria Anastácia Xavier e Maria Inês Martins, respectivamente. As restantes Comissões são chefias pela Frelimo, respectivamente: Assuntos Constitucionais, Direitos humanos e Legalidade, presidida por Teodoro Waty; Plano e Orçamento liderada por Enéas Comiche; Assuntos Sociais, do Gênero e Ambiente por Telmina Pereira; Administração Publica, Poder Local e Comunicação Social por Alfredo Gamito; Agricultura, Desenvolvimento Rural, Actividades Económicas e Serviços, encabecada por Francisco Mucanheia, e a Comissão de Petições dirigida por Mário Sevene.

A Presidente da AR, Verônica Macamo, considera que agora estão criadas todas as condições para o funcionamento deste órgão. A primeira sessão extraordinária da AR contou com a presença de 218 deputados, dos quais 168 da Frelimo, 43 da Renamo e os oito do Movimento Democrático de Moçambique.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom