@Verdade online @Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique http://www.verdade.co.mz/component/content/frontpage Mon, 21 May 2018 00:56:21 +0000 Joomla! 1.5 - Open Source Content Management pt-pt @Verdade Editorial: Fazer a diferença em Outubro http://www.verdade.co.mz/opiniao/editorial/65796-verdade-editorial-fazer-a-diferenca-em-outubro http://www.verdade.co.mz/opiniao/editorial/65796-verdade-editorial-fazer-a-diferenca-em-outubro Terminou na última quinta- -feira (17) a escala nacional o recenseamento eleitoral em vista as quintas eleições autárquicas de Outubro do corrente ano. Como sempre, o último dia foi marcado por enchentes. Os eleitores alegam que falta de sistemas e avarias dos equipamentos usados pelos recenseadores é que condicionaram as suas inscrições.

A enchente no último dia mostra, na verdade, que os moçambicanos têm uma profunda consciência da importância do cartão de eleitor, pois só com ele é possível realizar mudança, embora a ideia de mudança ainda gera uma profunda desconfiança e, de certa maneira, medo nos moçambicanos.

Importa salientar que em qualquer parte do mundo a mudança nunca é fácil, uma vez que há sempre um receio legítimo, ou seja, natural que inibe a necessidade de mudar o estado das coisas. É bom que se diga que o desenvolvimento e o futuro de Moçambique depende indubitavelmente da necessidade de mudança.

Há quatro décadas que o país encontra-se num estado de total desamparo. A título de exemplo, é inegável que o fenómeno corrupção – diga- -se de passagem, organizada -, a exclusão social, partidarização do aparelho do Estado, nepotismo e falta de uma democracia funcional continua a ser o principal obstáculo à materialização do desenvolvimento de Moçambique e de uma identidade e cidadania moçambicana.

Há quatro décadas que Moçambique ainda é um país extremamente empobrecido, vulnerável e refém das armadilhas do FMI e do Banco Mundial, para não dizer dependente da famigerada caridadezinha internacional, crismada de “ajuda externa”. Aliado a isso, o país é dirigido por um conjunto de incompetentes que tem estado a espoliar os moçambicanos.

Como resultado disso, continuamos com uma Justiça desactualizada e que não está ao alcance do cidadão, uma Agricultura impróspera, a deteriorização dos sistemas educacional e de saúde, para além de falta de um ambiente saudável de negócios ou comércio. Os governantes supostamente eleitos pelos moçambicanos estão a marimbar-se para o desenvolvimento do país, esforçando- se em amealhar riqueza, adquirindo participações em empresas para satisfazerem os seus caprichos pessoais e assegurarem a estabilidade financeira das suas famílias.

Portanto, para mudar essa situação clamorosa, os moçambicanos devem guardar os seus respectivos cartões de eleitores para em Outubro próximo e do ano de 2019 de forma consciente fazer a diferença nas urnas.

]]>
averdademz@gmail.com (Redação) frontpage Fri, 18 May 2018 06:10:34 +0000
Presidente Nyusi anuncia retoma do diálogo com a Renamo, bancada parlamentar da Frelimo acaba com as tréguas políticas http://www.verdade.co.mz/destaques/democracia/65795-presidente-nyusi-anuncia-retoma-do-dialogo-com-a-renamo-bancada-parlamentar-da-frelimo-acaba-com-as-treguas-politicas http://www.verdade.co.mz/destaques/democracia/65795-presidente-nyusi-anuncia-retoma-do-dialogo-com-a-renamo-bancada-parlamentar-da-frelimo-acaba-com-as-treguas-politicas ArquivoEnquanto o Presidente Filipe Nyusi reafirmava que o processo de paz é para continuar e que nos próximos dias o diálogo com o partido Renamo vai retomar, na Assembleia da República o deputado do partido Frelimo, Damião José, chamou a deputada e chefe da bancada parlamentar do partido Renamo de “hipócrita” e afirmou que o discurso de Ivone Soares no velório “foi ofensa”.

Diante dos responsáveis da Polícia da República de Moçambique, que o foram saudar no âmbito das celebrações dos 43 anos da corporação, o Presidente da República de Moçambique e Comandante-em-Chefe das Forças de Defesa e Segurança reafirmou: “que o processo continua, naturalmente, exigindo, neste momento, esforços adicionais para a socialização e harmonização dos avanços que haviam sido alcançados, sobretudo, no que tange aos passos a dar no processo de descentralização”.

“Sempre foi nosso consenso primário, durante o diálogo, desencadear um processo pacífico, estável e sustentável, como resultado bem estudado, a partir das lições do passado. Por isso irei dedicar os próximos dias a este dossier, naturalmente repondo o diálogo, estarei presente no território concentrado”, declarou Filipe Jacinto Nyusi.

Entretanto, e quase em simultâneo, na Assembleia da República o deputado do partido Frelimo, Damião José, deu por terminadas as tréguas políticas, que duravam desde o falecimento de Afonso Dhlakama, chamando os parlamentares da oposição de hipócritas e particularizou o seu ataque.

“O que eu sei Excelências um hipócrita, por exemplo, é alguém que tem um infortúnio em sua casa, perdeu um familiar mas por causa da solidariedade nossa, de moçambicano para moçambicano, os vizinhos acorrem lá para casa para confortar o vizinho pelo triste acontecimento. Mas em contrapartida o vizinho que perdeu um ente querido em vez de agradecer a vinda dos outros vizinhos passa a insulta-los, um cidadão assim é um hipócrita”, começou por afirmar Damião José.

O deputado do partido Frelimo prosseguiu declarando que: “os moçambicanos, por exemplo, aqueles que não estiveram na Beira no velório do líder da Renamo estiveram atentos à televisão. Nós assistimos ali várias intervenções, não sei como é que os colegas do outro lado (bancada do partido Renamo) qualificam a intervenção que foi proferida pela Excelentíssima senhora chefe da bancada parlamentar da Renamo. Faleceu o líder, e naturalmente até é um familiar, mas o discurso que ela proferiu para aqueles que estiveram lá praticamente foi ofensa, em vez de ser de agradecimento, aquela atitude é de um hipócrita”.

Ivone Soares, que é sobrinha de Afonso Dhlakama, manteve-se impávida e não reagiu, afinal ainda está em período de luto.

Mentores das dívidas ilegais das Proindicus, EMATUM e MAM são “patriotas”

Saiu em defesa da honra da líder parlamentar o deputado Younusse Amad: “Colega Damião José, eu vou dar-lhe exemplo o que é hipocrisia no meu ponto de vista. Ouvindo o seu discurso toda a gente tem o direito de pedir empréstimos, mas aquele que pede empréstimos e quer que o outro pague isso é hipocrisia. O povo não pode pagar essa vossa dívida, essa dívida foram Vossas Excelências que contraíram”.

“E quando falou na almofada, e dorme muito bem e sonha, aquele povo que tem uma almofada de dívida é um desconforto porque acorda com fome. E já que um senhor fez muita referência ao pecado, é pecado vir aqui ao Parlamento mentir ao país, o pecado é vir e mentir que é honestidade contrair dívidas que outras é que vão pagar”, acrescentou Amad.

O deputado do partido Renamo, que é o 2º Vice-Presidente da Assembleia da República, aludia a outras declarações que Damião José proferiu durante a sessão de Perguntas ao Governo nas quais disse que os mentores das dívidas ilegais das Proindicus, EMATUM e MAM são “patriotas” e ainda declarou que “a dívida não é crime, a dívida não é pecado a dívida é a almofada do homem”.

]]>
averdademz@gmail.com ({ga=aderito-caldeira}) frontpage Fri, 18 May 2018 06:05:49 +0000
Acidentes de viação matam 14 pessoas nas estradas moçambicanas http://www.verdade.co.mz/motores/65794-acidentes-de-viacao-matam-14-pessoas-nas-estradas-mocambicanas- http://www.verdade.co.mz/motores/65794-acidentes-de-viacao-matam-14-pessoas-nas-estradas-mocambicanas- Catorze pessoas morreram e outras 16 ficaram feridas, 13 das quais com gravidade, em consequência de 25 acidentes de viação que provocaram também avultados danos materiais, de 05 a 11 de Maio corrente, disse o Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), frisando que 70% dos condutores envolvidos nesta tragédia foram encartados há menos de dois anos.

O número de sinistros e de vítimas reduziu, comparativamente a igual período do ano passado, mas a inquietação persiste, segundo Inácio Dina, porta-voz daquela instituição do Estado.

“A morte, mesmo se fosse uma pessoa, continua a ser uma grande preocupação das autoridades policiais”, disse o agente da lei e ordem e revelou que “70% dos condutores que se envolveram em acidentes de viação obtiveram as suas cartas de condução há menos de dois anos”.

Quinze, dos 25 sinistros em alusão, foram do tipo atropelamento carro/peão, cinco choques entre carros, dois despistes e capotamento, igual número de colisão carro/motorizada e um caso de queda de passageiro.

Ainda dos 25 sinistros, 13 resultaram dos excesso de velocidade, seis por má travessia do peão, dois da condução em estado de embriaguez, igual número por deficiências mecânicas, entre outras causas.

Durante a fiscalização, oito automobilistas foram detidos por alegada tentativa de condução aos agentes da Polícia de Trânsito (PT), com montantes que variam de 50 a 1.600 meticais.

Numa outra operação, a corporação confiscou 376 cartas de condução devido a várias irregularidades e recolheu sete automobilistas aos calabouços por suposta condução ilegal.

]]>
averdademz@gmail.com ({ga=emildo-sambo}) frontpage Fri, 18 May 2018 06:04:47 +0000
Pergunta a Tina: sendo que a menstruação sempre vem de mais, pode ocorrer que eu esteja grávida? http://www.verdade.co.mz/pergunte-a-tina/65791-pergunta-a-tina-sendo-que-a-menstruacaosempre-vem-de-mais-pode-ocorrer-que-eu-esteja-gravida http://www.verdade.co.mz/pergunte-a-tina/65791-pergunta-a-tina-sendo-que-a-menstruacaosempre-vem-de-mais-pode-ocorrer-que-eu-esteja-gravida Eu transei com o meu namorado três dias antes da menstruação, não era meu período fértil. A menstruação não veio no dia certo, ela veio hoje, depois do meio dia, coisa que nunca aconteceu, pois ela sempre vem certo e sempre na parte da manhã. Veio pouco, sendo que ela sempre vem de mais, pode ocorrer que eu esteja grávida? Eu acho que não, mas tenho dúvida. Pamela.

Querida Pamela, realmente há muito poucas probabilidades de que estejas grávida, se de facto só transaste três dias antes da menstruação. Quanto às alterações do fluxo menstrual, o melhor será ires a uma consulta para verificar se há algo errado. Nunca é demais lembrar que o uso da camisinha evita que passes por estas angústias desagradáveis. Tudo de bom para ti!

]]>
averdademz@gmail.com ({ga=tina}) frontpage Fri, 18 May 2018 05:58:19 +0000
Xiconhocas da semana: Standard Bank; Jorge Domingos; Damião José http://www.verdade.co.mz/opiniao/xiconhoca/65790-xiconhocas-da-semana-standard-bank-jorge-domingos-damiao-jose http://www.verdade.co.mz/opiniao/xiconhoca/65790-xiconhocas-da-semana-standard-bank-jorge-domingos-damiao-jose Os nossos leitores elegeram os seguintes Xiconhocas na semana finda:

Standard Bank

Não há dúvidas que a crise provocada que o país enfrenta nos últimos tempos continua fazer com que um punhado de indivíduos encha os cofres de meticais. É o caso da instituição bancária Standard Bank, que tal como os restantes bancos comerciais no nosso país não reduzem os seus alto spreads há mais de 2 anos, voltou a obter “resultados excepcionais”, apesar de ter concedido menos crédito ao sector produtivo da economia. Bando de sanguessugas!

Jorge Domingos

Enquanto centenas de pessoas lutam pela vida nas camas dos hospitais, há Xiconhocas cometendo suicídio por razões meramente estúpidas. É o caso de Jorge Domingos, de apenas 23 anos de idade, que com recurso a um lençol envolto ao pescoço, tirou a sua própria vida, na casa dos pais, na cidade de Quelimane, província da Zambézia. O Xiconhoca suicidou-se porque a sua progenitora não respondia favoravelmente aos seus pedidos.

Damião José

O deputado da banca parlamentar da Frelimo, Damião José, é sem dúvidas o expoente máximo da Xiconhoquice. O sujeito, embevecido pela cegueira partidária, encheu a boca para afirmar que os mentores das dívidas contraídas ilegalmente são “patriotas”. O Xiconhoca disse ainda que “a dívida não é crime, a dívida não é pecado a dívida é a almofada do homem”. Só um indivíduo sem cérebro no lugar é capaz de afirmar tamanha estupidez.

]]>
averdademz@gmail.com ({ga=redaccao}) frontpage Fri, 18 May 2018 05:55:23 +0000
Desconhecidos roubam e ferem cidadão chinês à tiro em Quelimane http://www.verdade.co.mz/newsflash/65793-desconhecidos-roubam-e-ferem-cidadao-chines-a-tiro-em-quelimane http://www.verdade.co.mz/newsflash/65793-desconhecidos-roubam-e-ferem-cidadao-chines-a-tiro-em-quelimane Dois supostos bandidos ainda não identificados balearam um cidadão de nacionalidade chinesa e apoderam-se de 460 mil meticais, na cidade de Quelimane, província da Zambézia, na manhã de quinta-feira (17), data em que a Polícia da República de Moçambique (PRM) completou 43 anos da sua existência.

A vítima, identificada pelo nome de D. Cao, contraiu ferimentos num dos membros inferiores e teve também escoriações no outro membro superior.

Segundo apurou o @Verdade, da PRM na Zambézia, por volta das 07h00, os malfeitores, empunhando uma arma de fogo do tipo pistola, dirigiram à casa do ofendido, na Avenida Josina Machel, onde tocaram a campainha.

Quando o cidadão, ora sob cuidados médicos no Hospital Geral de Quelimane, abriu a porta, foi recebido a tiro. Ele não corre perigo de vida.

De seguida e sem pressa, os supostos assaltantes abandonaram o local do crime e fizeram-se transportar numa viaturas cujas características não foram registadas.

O crime aconteceu quando parte da corporação estava nas celebrações do seu dia, algures em Quelimane.

]]>
averdademz@gmail.com ({ga=redaccao}) frontpage Fri, 18 May 2018 06:03:27 +0000
Homem violenta a mulher na via pública na Matola http://www.verdade.co.mz/newsflash/65792-homem-violenta-a-mulher-na-via-publica-na-matola- http://www.verdade.co.mz/newsflash/65792-homem-violenta-a-mulher-na-via-publica-na-matola- Uma séria discussão entre um casal de adultos não acabou em tragédia por um golpe de sorte, na quarta-feira (16), no bairro Zona Verde, município da Matola, província de Maputo. O caricato é que vários mirones e transeuntes só olhavam e se mantinham inertes prante a situação, como quem dizia: “em briga de marido e mulher não se mete a colher”.

Nenhuma das partes quis desvendar o motivo da tal violência mas algumas pessoas que asseguraram ter acompanhado o começo de tudo contaram que a vítima teria proferido palavras tais como o seu ofensor “não era homem (...)” e este se irritou.

O homem, de 45 anos de idade, deu uns “tabefes” à esposa e, para piorar a situação, de todo e todo repudiável na sociedade, pontapeou-a contra um poste de iluminação pública, tendo ela batido com a cabeça e perdido os sentidos por alguns minutos.

Na circunstância, ao @Verdade chegaram informações segundo as quais a senhora, de 39 anos, tinha sido morta à pancada pelo própria marido, em plena via pública.

Chegado ao local dos factos, o constatámos é que a senhora já tinha recuperado os sentidos e estava a ser consolada por outras mulheres.

“Enquanto várias pessoas presentes assistiam a tudo sem mover uma palha sequer, foi preciso um operador de transporte semi-colectivo abandonar os passageiros para acudir” e ainda disse, revoltado, que “as pessoas podem se matar onde há gente por perto a assistir o que não devia deixar acontecer (...)”, narrou uma jovem estudante que se identificou pelo nome de Alice Mazive.

O marido, aparentemente arrependido, disse ao @Verdade que desferiu duros golpes contra a sua mulher por impulso, porque não conteve a ira depois de ela ter lhe ofendido.

Mesmo sem revelar que tipo de insulto recebeu da consorte a ponto esbofeteá-la, ainda mais em praça pública, o homem frisou que se descontrolou.

Na ocasião, a senhora, que no fim daquele “deus-nos-acuda” prosseguiu viagem com o seu marido, desabafou revelando que era a primeira vez que passava por tal situação. “Não passa um mês sem ele me bater e depois pede desculpas”, alegando “é porque eu não lhe respeito. Agora bateu-se porque enquanto andávamos parei para atender uma chamada telefónica da minha irmã e ele perguntou com quem eu estava a falar. Ele faz isso sempre e, desta vez, eu disse que ele não era o homem que conheci. Faz ciúmes por coisas sem sentido e não me deixa respirar (...)”, desabafou a cidadã.

No seu último informe ao Paramento, sobre o estado de justiça em Moçambique, a Procuradora-Geral da República (PRG), Beatriz Buchili, disse que é necessário apostar nas acções de sensibilização das comunidades para que rompam com a inviabilização da responsabilização dos agressores, em parte por “temor, sentimento de culpa por parte da vítima, falta de informação”, etc.

O que não se sabe é se a senhora violentada dirigiu-se ou não a uma unidade policial para participar a humilhação a que foi submetida. Estando na Zona Verde, a queixa devia ter sido feita na esquadra do bairro T3.

]]>
averdademz@gmail.com ({ga=emildo-sambo}) frontpage Fri, 18 May 2018 06:01:29 +0000
Pergunta a Tina: Quando comecei o vai e vem, de repente meu pénis virou um mingau! http://www.verdade.co.mz/pergunte-a-tina/65789-pergunta-a-tina-quando-comecei-o-vai-e-vem-de-repente-meu-penis-virou-um-mingau http://www.verdade.co.mz/pergunte-a-tina/65789-pergunta-a-tina-quando-comecei-o-vai-e-vem-de-repente-meu-penis-virou-um-mingau Boa noite, Tina. Tenho 68 anos e há três anos mais ou menos venho lutando sem solução com um problema, que tem me entristecido. E o pior é que tenho medo de não ter solução devido à minha idade. Tudo começou neste tempo que te falei com minha mulher. Antes, a gente deitava e logo começava a esfregar e pronto. O pénis ficava duro e eu penetrava e todas as vezes eu esperava ela gozar e depois eu. Durante anos e anos. Então, a partir desta data mais ou menos, tudo começava bem como das outras vezes, mas quando eu penetrava e começava os movimentos, o pénis amolecia do nada. E fui ficando desanimado até que parei de vez. Ela não quis mais e eu nem insisto.

Mas me masturbando, consigo gozar usando a criatividade, fantasias e paciência. Mas não acho justo. Recentemente, saí com uma moça amiga minha que faz programas e passei a maior vergonha no quarto, pois ela nua, nua e eu também. Eu havia tomado Viagra meia hora antes. Tudo ia bem. Quando comecei o vai e vem, de repente meu pénis virou um mingau. Fiquei numa pior. Queria morrer de vergonha. Por favor me ajuda se é que tem solução. Grato, Canuto

Boa noite, Canuto. Naturalmente que à medida que a idade vai avançando, a capacidade sexual de qualquer homem vai reduzindo. Então, é normal o que está a acontecer consigo.

Apesar disso, é bem capaz de melhorar, até porque ainda consegue gozar através da masturbação. E também porque parece ser mais um problema psicológico do que ter uma causa orgânica. Isto porque se percebe que você parte para a relação sexual já com a preocupação de que o seu desempenho não será o melhor. Fazer sexo com uma preocupação não pode dar bom resultado. Aliás, isso é bem evidente quando você diz que queria morrer de vergonha. Vergonha porquê?

Sexo não é uma competição, nem uma demonstração de virilidade. Sexo é essencialmente um jogo erótico entre duas pessoas que desfrutam mutuamente de prazer, em resultado de uma troca de carícias, afagos, afectos, os chamados preliminares. A penetração e a ejaculação são apenas o culminar desse jogo.

Assim sendo, aconselho a investir mais nos preliminares, sem pressas, relaxado, e sem preocupações sobre o seu desempenho sexual, ou a pensar que vai falhar mais uma vez. Aqui é que está o problema, e enquanto essa preocupação estiver presente, só vai agravar a situação.

Não pensar na penetração e no orgasmo, mas concentrar-se em proporcionar um ou mais orgasmos à sua parceira através dos preliminares. Isto irá dar-lhe mais confiança e segurança, ajudando a evitar a frustração do “falhanço”.

Há muitos casais, e especialmente os idosos, que têm vidas sexuais plenas sem penetração. Boa sorte!

]]>
averdademz@gmail.com ({ga=tina}) frontpage Fri, 18 May 2018 05:52:09 +0000
Xiconhoquices da semana: Posição da Polícia sobre morte de menor na Matola; Mais dinheiro para o futebol do que todos outros desportos; Resposta do Ministro do Interior http://www.verdade.co.mz/opiniao/xiconhoca/65788-xiconhoquices-da-semana-posicao-da-policia-sobre-morte-de-menor-na-matola-mais-dinheiro-para-o-futebol-do-que-todos-outros-desportos-resposta-do-ministro-do-interior http://www.verdade.co.mz/opiniao/xiconhoca/65788-xiconhoquices-da-semana-posicao-da-policia-sobre-morte-de-menor-na-matola-mais-dinheiro-para-o-futebol-do-que-todos-outros-desportos-resposta-do-ministro-do-interior Os nossos leitores elegeram as seguintes Xiconhoquices na semana finda:

Posição da Polícia sobre morte de menor na Matola

A Polícia da República de Moçambique (PRM) é, sem sombras de dúvidas, estapafúrdia. Na última sexta- -feira (11), convocou a imprensa para insultar os parentes do menor baleado mortalmente na Matola, desmentido a morte por baleamento, sem no entanto apresentar o laudo da medicina legal. Ou seja, segundo a Polícia, do trabalho por si efectuado e pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), o menino perdeu a vida por asfixia quando caiu de uma cama feita com base em paus, onde se encontrava a saltitar com o amigo. A Polícia moçambicana insinua que as duas perfurações encontradas no corpo do menor podem ter sido efectuadas, propositadamente, com recurso a um instrumento contundente para fazer vincar a hipótese de a morte ter sido provocada por um projéctil. O posicionamento da Polícia não passa de uma desculpa esfarrapada.

Mais dinheiro para o futebol do que todos outros desportos

O Governo moçambicano tem, sem dúvidas, vocação para apostar no atraso, razão pela qual o país continua no estado deplorável que se encontra. O exemplo disso é o facto de o Executivo de Nyusi ter alocado 30 milhões de meticais para ser repartido pelas mais de três dezenas de federações e organismos desportivos que representam o movimento associativo desportivo em Moçambique, incluindo a Federação de Futebol e a Liga Moçambicana de Clubes. O mais inquietante é que o futebol, que nunca trouxe nenhum vitória continental e nem sequer almeja chegar a um Mundial, é a modalidade que teve a maior fatia desse bolo. Ou seja, a modalidade vai receber 10 milhões de meticais alocados a Federação e a Liga Moçambicana de Clubes, em detrimento de modalidades que quase sempre têm trazido alegria para os moçambicanos. Quanta Xiconhoquice!

Resposta do Ministro do Interior

O Ministro do Interior, Jaime Basílio Monteiro, perdeu uma grande oportunidade de ficar calado. A figura decidiu deliberadaemnte escamotear a verdade na Assembleia da República. O sujeito, respondendo a bancada parlamentar do MDM sobre os raptos e violência contra jornalistas, disse que não existem ataques à liberdade da imprensa em Moçambique. Além disso, Monteiro vangloriou o pelouro que dirige no combate ao crime de rapto, afirmando que a PRM e o Serviço Nacional de Investigação Criminal aprimoraram a sua estratégia de enfrentamento de crime de assassinatos que teve como resultado a redução gradual e significativa dos casos ocorridos. A intervenção do Ministro do Interior no Parlamento mostra que ele vive noutro planeta, pois não é preciso estudos para se chegar à conclusão que o nível de criminalidade tende a recrudescer.

]]>
averdademz@gmail.com ({ga=redaccao}) frontpage Fri, 18 May 2018 05:41:23 +0000
Bebé nasce sem um dos braços em Gaza http://www.verdade.co.mz/newsflash/65773-bebe-nasce-sem-um-dos-bracos-em-gaza http://www.verdade.co.mz/newsflash/65773-bebe-nasce-sem-um-dos-bracos-em-gaza Uma criança do sexo masculino nasceu sem o braço esquerdo no distrito de Chibuto, província de Gaza.

O recém-nascido veio ao mundo através de num parto normal, na madrugada de domingo (13), no posto administrativo de Chaimite, com um peso de 3.100 quilogramas.

Em Medicina, o problema que acometeu o miúdo denomina-se amelia, ou seja, privação congénita de membros.

Ele goza de boa saúde, segundo a garantia dos técnicos de saúde. Contudo, foi transferido para uma outra unidade sanitária em Chibuto, para uma observação médica mais apurada.

]]>
averdademz@gmail.com ({ga=redaccao}) frontpage Thu, 17 May 2018 05:46:59 +0000