Faixa publicitária
Secretária de Estado na Província de Maputo visita instituições de Educação e Saúde
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Economia
Escrito por www.fimdesemana.co.mz  em 25 Fevereiro 2020
Share/Save/Bookmark

A Secretária de Estado na Província de Maputo, no cumprimento da sua agenda de trabalho, efectuou, recentemente, uma visita à Direcção Provincial de Ciências e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional.

Durante a visita, Vitória Diogo manteve encontro com os membros do Colectivo de Direcção e posteriormente, com os colaboradores e estudantes de algumas instruções de ensino, tuteladas por este sector, na Província de Maputo.

A Secretária de Estado deu recomendações sobre a necessidade da observância e aplicação rigorosa do quadro legal vigente para o licenciamento das instituições de ensino superior e técnico profissional; a necessidade de se rentabilizar a capacidade de prestação de serviços por parte dos formandos do Instituto Industrial e Comercial da Matola, bem como das instituições de ensino superior e técnico profissional formarem profissionais que respondam às exigências do mercado de trabalho.

De forma geral, a governante, sublinhou que o Governo continuará a envidar esforços, no sentido de expandir, cada vez mais, a formação técnico profissional, bem como em TICs, em todo território da Província, como forma de garantir o desenvolvimento equilibrado à população.

Ainda inserido no quadro das visitas que está a fazer às instituições do Estado naquela província, Vitória Diogo, orientou ainda aos funcionários da Saúde da província de Maputo a cumprirem com zelo e dedicação as suas obrigações, de modo a garantir um serviço de excelência no sector.

A governante sublinhou a necessidade dos quadros da Direcção Provincial de Saúde investirem o seu conhecimento na prevenção de doenças, pois, dessa forma, vão aliviar a pressão sobre as unidades sanitárias. Depois de visitar os vários departamentos da Direcção Provincial de Saúde e interagir com funcionários, Vitória Diogo testemunhou uma sessão de simulação de rastreio de um paciente "suspeito" de ter contraído o coronavírus, no centro de isolamento de Dlhavela, que é o de referência provincial.

Seguiu-se uma visita ao Hospital Provincial da Matola, onde interagiu com quadros de direcção e orientou um encontro com funcionários. No local, visitou a área de urgências, bloco de operações, maternidade e pediatria.

A Secretária de Estado manifestou-se satisfeita com o empenho dos funcionários e encorajou-os a vencer os desafios do quotidiano, apesar das dificuldades financeiras e de recursos humanos com que o sector se debate. Segundo destacou, é importante observar valores de sigilo profissional e integridade, trabalhar para a redução ao mínimo possível do tempo de espera dos pacientes para observação.

Recomendou à Inspecção Provincial a apertar o cerco sobre os funcionários que violarem as regras e também agentes de saúde privados que praticarem actos ilícitos a vários níveis. A jornada da Secretária de Estado com o sector de saúde encerrou no Núcleo Provincial de Combate ao HIV/SIDA, onde se inteirou dos avanços e desafios do programa provincial na área.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom