Faixa publicitária
Estação de Tratamento de Água de Umbelúzi: AdeM sensibiliza comunidades circunvizinhas bem como crianças sobre a importância da água
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Economia
Escrito por www.fimdesemana.co.mz  em 17 Junho 2019
Share/Save/Bookmark

Foto de Fim de SemanaPor ocasião do Dia Internacional da Criança, a empresa Águas da Região de Maputo (AdeM) ofereceu, no último sábado, 15 de Junho, um almoço e brindes a mais de 150 petizes residentes nas comunidades em redor da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Umbelúzi, no distrito de Boane, província de Maputo.

No evento, que contou, também com a presença dos líderes comunitários e demais convidados, os petizes, para além de visitarem a estação, participaram em diversas brincadeiras e actividades de carácter recreactivo e didáctico, tais como insufláveis, dança, jogos de concentração, desenho, entre outras.

Através desta iniciativa, promovida no âmbito da responsabilidade social conforme explicou o representante da AdeM, João Francisco, a empresa pretende reforçar o compromisso de trabalhar em estreita colaboração com a comunidade e fazê-la sentir parte da Estação de Tratamento de Água, um empreendimento de capital importância para as cidades de Maputo, Matola e para o distrito de Boane.

"A ETA de Umbelúzi é o coração da nossa empresa e está inserida numa comunidade. Por isso, na impossibilidade de convidar a todos, tomámos a iniciativa de juntar as crianças das comunidades circunvizinhas para com elas assinalarmos a passagem destas duas datas importantes", disse João Francisco.

A ocasião serviu também para o representante da AdeM consciencializar as comunidades e as crianças sobre a importância da água, dos cuidados a ter no seu uso, bem como da necessidade de contribuir para a manutenção e conservação da estação. "A água é muito importante na nossa vida, por isso devemos usá-la de forma racional e poupá-la. Para além disso, para que ela continue a chegar às nossas casas devemos olhar para esta estação como nossa. Este empreendimento é de todos nós, sendo de extrema importância o papel da comunidade na sua conservação. Ela (a comunidade) tem de ser guardiã deste local", acrescentou.

Por seu turno, o representante das comunidades, Silvestre Cumaio, louvou a iniciativa da AdeM e referiu que a empresa sempre contribuiu para o bem-estar das populações circunvizinhas, inclusive em momentos de aflição. "Estamos gratos por terem proporcionado este momento às nossas crianças. A empresa Águas da Região de Maputo sempre nos amparou. Por exemplo, em períodos de cheias, é neste local onde nos abrigamos. Temos tido uma relação saudável e temos fé que vai continuar por muitos e longos anos", afirmou Silvestre Cumaio.

Para as crianças, a ocasião serviu para brincar e aprender mais sobre a importância da água e da estação, que só conheciam por fora.

Carla dos Santos, de 10 anos de idade e aluna da quarta classe, disse ter gostado mais de conviver com os outros petizes e de visitar a estação. "Pude conhecer o local da captação e os titios mostraram-nos todas as fases de tratamento da água, até tornar-se potável".

Jorge Silva, de 11 anos de idade, frequenta a sexta classe e mostrou-se satisfeito por ter participado na festa organizada pela AdeM. "Gostei dos presentes e dos palhaços. Brinquei nos insufláveis e aprendi a desenhar. Estamos muito felizes".

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom