Faixa publicitária
Evitada falência de pequenos empreendedores
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Economia
Escrito por www.fimdesemana.co.mz  em 31 Março 2019 (Actualizado em 01 Abril 2019)
Share/Save/Bookmark

Foto de Fim de SemanaCerca de cinquenta proprietários e gestores de startups beneficiaram, na sexta-feira, 29 de Março, na Incubadora de Negócios do Standard Bank, em Maputo, de uma capacitação, visando o aprimoramento de competências financeiras, de modo a gerir com maior eficiência os seus negócios.

Com esta iniciativa, a NNB Consultores, em parceria com o Standard Bank, pretende que os gestores e proprietários de startups consigam interpretar, facilmente, a situação económica e financeira das suas empresas, uma vez que o domínio de conceitos de gestão financeira no ciclo de gestão das organizações é crucial.

Abordado momentos após proferir a palestra interactiva, repleta de exemplos práticos e reais, Nelo Matola, representante da NNB Consultores, referiu que se trata de ajudar os pequenos empreendedores a melhorar a saúde financeira dos seus projectos, tendo em conta que, nos primeiros anos, a componente financeira tem sido muito crítica, assumindo-se, em muitos casos, como o principal motivo da falência.

“Fizemos uma abordagem sobre noções de contabilidade para pessoas que não são contabilistas, uma vez que a contabilidade é a base para a gestão financeira”, disse Nelo Matola.

Ainda no leque dos temas abordados na palestra, Nelo Matola destacou os pressupostos técnicos a ter-se em conta no processo de fixação de preços dos produtos e serviços prestados pelas startups, bem como o ponto de equilíbrio financeiro e as dicas para a melhoria da saúde financeira das empresas.

“Entendemos que as startups têm que ter conhecimento sobre o ponto de equilíbrio financeiro para que saibam se estão a operar ou não abaixo desse ponto, assim como as estratégias a observar para alavancar os negócios”, disse, acrescentando que foram, igualmente, objecto de abordagem temas como a análise de rácios.

Uma das beneficiárias da capacitação financeira, Cleide Nhampossa, cuja empresa presta serviços de inserção de novos produtos no mercado, considerou que a capacitação foi proveitosa, uma vez que incidiu sobre os conceitos práticos e elementares utilizados na gestão financeira de startups.

“Para nós, que estamos a dar início a um negócio, é importante que tenhamos algum domínio de gestão financeira, porque é uma das bases para o crescimento empresarial”, sublinhou.

Para Atália Honwane, gestora de uma startup que produz e comercializa plântulas de hortícolas, tratou-se de uma palestra pertinente para as startups, sobretudo, as que ainda estão no início dos seus negócios.

“Muitos gestores das pequenas empresas não têm noções de gestão financeira, o que tem concorrido para a falência precoce dos seus negócios, devido à falta de planificação orçamental”, concluiu.

Importa realçar que a Incubadora de Negócios do Standard Bank é um empreendimento concebido no âmbito da visão e estratégia do banco, cuja materialização passa pela implementação de iniciativas que fomentam a inovação e o empreendedorismo, que são os mentores do crescimento económico do País.

Para além do espaço físico, a incubadora oferece desde a formação até à interacção com outras empresas e órgãos ou entidades governamentais, tendo em vista a criação de condições para o surgimento e estabelecimento de empreendimentos sustentáveis, que terão um impacto positivo na economia e na sua cadeia de valores, gerando riqueza e inclusão financeira para os cidadãos.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom