Faixa publicitária
Banco de Moçambique continua a ocultar os milhões que custa e o tempo de migração para Euronet
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Economia
Escrito por Adérito Caldeira  em 01 Fevereiro 2019 (Actualizado em 08 Fevereiro 2019)
Share/Save/Bookmark

foto do Banco de MoçambiqueO Banco de Moçambique (BM) continua a manter como tabu o custo da migração do sistema informático para os pagamentos electrónicos interbancários da portuguesa BizFirst para a norte-americana Euronet e não indica quanto tempo demora a concluir o processo. As partes têm que manter o contrato “como confidencial”, explicou a directora do Gabinete de Comunicação do BM.

 

 

Pouco mais de 2 meses após o apagão da rede de cartões bancários, ATM e POS da Sociedade Interbancária de Moçambique (SIMO) e mês e meio após o banco central formalizar a sua intenção de deixar de usar o sistema informático provido pela BizFirst, que custou aos moçambicanos cerca de 25 milhões de dólares norte-americanos, o principal accionista da SIMO recusa-se a revelar o custo do novo software.

“(...)Durante o período de vigência do contrato, e até 10 anos após o término, as partes têm que manter o seu conteúdo como confidencial, estando vedada a partilha da informação salvo tratando-se de situações expecionais e mediante notificação e consentimento da outra parte” informou a jornalista nesta quinta-feira (31) a directora do Gabinete de Comunicação do BM, Silvina de Abreu.

No entanto o @Verdade apurou que o custo inicial apresentado pela Euronet é de aproximadamente 10 milhões de dólares sujeitos a aumentarem em função da realidade com que os técnicos norte-americanos estão, e vão, a ser confrontados durante o processo de migração.

Silvina de Abreu também não forneceu datas nem prazos para a migração estar completa, “os trabalhos visando a implementação deste sistema estão a decorrer dentro do programa que foi pré-estabelecido”, contudo o @Verdade sabe que se o processo decorrer sem grandes sobressaltos poderá demorar pelo menos 24 meses.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom