Faixa publicitária
2ª fase do projecto das areias pesadas de Moma operacional até Dezembro de 2012
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Economia
Escrito por {ga=fchuquela}  em 04 Abril 2012

A expansão do projecto das areias pesadas de Moma, na província nortenha de Nampula, deverá estar concluída até Dezembro de 2012, segundo garantias dadas, esta Terça-feira, por Garet Clifton, director residente da Kenmare, companhia produtora de zircão, rutilo e ilmenite para exportação.

O valor global aplicado nesta segunda fase de expansão do projecto é estimado em cerca de 300 milhões de dólares norte-americanos, parte do montante proveniente da produção deste empreendimento dos anos anteriores, de acordo ainda com Clifton.

Antes de deduções de receitas para impostos e outras imposições, Moma registou, em 2011, lucros de 71,7 milhões de dólares, valor que veio cair para 23,7 milhões de dólares depois de pagamento de impostos, contra 17,4 milhões de dólares de 2010, registando como prejuízos não especificados por Clifton o montante de 16,3 milhões de dólares.

Acidentes de trabalho

Por outro lado, e falando ainda em entrevista ao Cm, o director residente da Kenmare em Moçambique congratulouse com o facto de o empreendimento estar a registar uma “reduzíssima taxa de acidentes de trabalho correspondente a 0,23 em 200 mil horas”.

Convidado a simplificar a informação, Clifton disse tratar-se de “um cálculo matemático que não pode ser simplificado”, realçando, no entanto, que se trata de uma taxa de acidentes muito insignificante, “isto porque tomamos todos os cuidados necessários para evitarmos óbitos entre os nossos operários resultantes dos acidentes de trabalho”.

Satisfazendo ainda a insistência do jornal sobre a matéria, o director residente da Kenmare disse que um dos tipos de acidentes que ocorre no projecto está relacionado com “ferimentos ligeiros provocados por martelos, por exemplo, em uma ou duas pessoas e nada mais grave que isso”.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom