Faixa publicitária
Faixa publicitária
Céu limpo e calor nesta 6ª feira nublada no Centro e Norte; 34º em Maputo
Destaques - Newsflash

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê o seguinte estado do tempo para esta sexta-feira(16) em Moçambique:

Continuar...
 
Banco de Moçambique vai avaliar importância sistémica de cada banco comercial
Destaques - Nacional

O banco central vai passar a controlar activamente a importância sistémica de cada banco comercial a operar em Moçambique através de avaliações anuais. Aqueles que forem identificadas como de Importância Sistémica ou Quase Sistemicamente Importantes “estão sujeitas à constituição de um amortecedor de conservação”.

Continuar...
 
Autárquicas 2018: Conselho Constitucional anula eleição em Marromeu e valida resultados de 52 municípios
Destaques - Democracia

O Conselho Constitucional (CC) validou e proclamou, esta quarta-feira (14), os resultados das eleições autárquicas de 10 de Outubro passado, excepto no município de Marromeu, onde constatou que durante o apuramento parcial “houve situações graves irregularidades que puseram em causa a liberdade, a justeza e a transparência” do processo em pelo menos oito das 39 mesas de assembleias de voto.

Continuar...
 
5ª feira de céu nublado com chuviscos na Beira; 31º em Maputo
Destaques - Newsflash

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê o seguinte estado do tempo para esta quinta-feira (15) em Moçambique:

Continuar...
 
Três civis mortos em atentado de carro armadilhado no Mali
Destaques - África

Três civis malianos foram mortos e dois outros ficaram feridos, segunda-feira, por volta das 20:00 horas locais e TMG pela explosão de um carro armadilhado no pátio de uma residência no oitavo bairro de Gao, no norte do Mali, segundo um balanço provisório fornecido terça-feira pelo Ministério da Segurança.

Continuar...
 
Homem morre carbonizado na Maxixe
Destaques - Newsflash

Um homem de 41 anos de idade morreu carbonizado no interior da sua própria residência, no último fim-de-semana, na cidade da Maxixe, província de Inhambane. A causa mais provável do incêndio foi uma beata de cigarro que a vítima deixou acesa.

Continuar...
 
Autárquicas 2018: Conselho Constitucional exclui candidatos já eleitos e recomenda sua substituição
Destaques - Democracia

O Conselho Constitucional (CC) excluiu pelo menos 15 candidatos a membros das assembleias autárquicas e a presidentes dos conselhos autárquicos, eleitos nas eleições de 10 de Outubro, por terem renunciados os seus mandatos num partido e concorrido por outro. Os visados são das formações políticas do MDM, da Renamo, da Coligação Aliança Democrática, do PAHUMO, da Solidariedade Cívica de Moçambique e do Partido Liberal Para o Desenvolvimento Sustentável.

Continuar...
 
Autárquicas 2018: Novas leis eleitorais aprovadas pelo Parlamento são difíceis interpretar e retrocedem a democracia participava
Destaques - Democracia

Foto de Emildo SamboO mais alto órgão em matéria constitucional e eleitoral em Moçambique tece duras críticas às leis no. 6/2018 e 7/2018, ambas de 3 de Agosto, bem como à Lei no. 1/2018, de 12 de Junho, Lei de Revisão Pontual da Constituição da República, no contexto da qual foram aprovadas as primeiras duas normas, com o argumento de consolidação da reforma democrática do Estado e para a garantia da paz efectiva. Só faltou dizer que os textos em questão foram aprovados sobre o joelho e atabalhoadamente.

Continuar...
 
Autárquicas 2018: Há espectro de sobreposição de mandatos entre os órgãos autárquicos eleitos em 2013 e 2018
Destaques - Democracia

Foto de Emildo SamboA validação e proclamação, esta quarta-feira (14), dos resultados das eleições autárquicas realizadas a 10 de Outubro passado, abre espaço para a sobreposição de mandatos entre os órgãos eleitos no escrutínio de 20 de Novembro de 2013 – ainda em cumprimento dos respectivos mandatos – e os eleitos recentemente. O Conselho Constitucional (CC) sugere que o legislador deve, urgentemente, resolver este problema para evitar constrangimentos que podem advir.

Continuar...
 
Congo afirma que sofre maior surto de ébola da sua história, com 319 casos
Destaques - África

A epidemia de ébola declarada no último dia 1 de agosto nas províncias de Ituri e Kivu do Norte, no nordeste da República Democrática do Congo (RDC), é já a maior da história do país relativamente ao número de contágios, que somam 319.

Continuar...
 
Incêndio florestal fatal nos EUA cresce e já matou 42 pessoas
Destaques - Internacional

O incêndio florestal mais mortífero e destruidor da história da Califórnia, nos Estados Unidos da América consumiu mais 3.237 hectares e só está 30 por cento contido, disseram autoridades dos bombeiros do Estado norte-americano nesta terça-feira, quando equipes de busca voltaram a vasculhar destroços calcinados à procura de restos humanos.

Continuar...
 
Presidente do Tribunal Supremo pede rispidez contra aqueles que abusam das crianças e dos seus direitos
Destaques - Nacional

Foto da Presidência da RepúblicaOs magistrados devem estar atentos às atrocidades contra as crianças e nunca perder de vista que uma criança vítima de abuso sexual, por exemplo, é susceptível de crescer traumatizada pelo resto da vida e até se tornar violenta, segundo o presidente do Tribunal Supremo (TS), Adelino Muchanga, para quem a sociedade vive uma erosão de afecto e solidariedade.

Continuar...
 
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
@Verdade
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.