Eleitores “fantasmas” da Província de Gaza estão no Chókwè, Chibuto Limpopo e Chongoene
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 18 Julho 2019 22:32

Indiferente as evidências do INE sobre a população com idade para votar na Província de Gaza e ignorando os apelos dos partidos de oposição e de algumas organizações da Sociedade Civil a Comissão Nacional de Eleições está avançar com o processo eleitoral tendo tornado oficial a aprovação dos Dados do Recenseamento Eleitoral de 2019 com o silencio cúmplice do partido Frelimo e dos Parceiros ocidentais. Analisando os dados dos órgãos eleitorais o @Verdade constatou que no Distrito de Chókwè houve um aumento de 160 por cento de os eleitores, relativamente a 2014, no Chibuto aumentaram 110 por cento, no Limpopo 100 por cento tal como em Chongoene.

Actualizado em Sexta, 19 Julho 2019 08:00
Continuar...
 
Grande procura por acções da HCB mesmo sem contas auditadas, saneamento da dívida com EDM tem biliões de diferença
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 18 Julho 2019 07:27

Como era expectável a procura pelas acções da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) superou a Oferta Pública de Venda (OPV) inicial que era de 2,5 por cento, acabando por serem subscritos 4 por cento do capital da maior produtora de energia em Moçambique. Entretanto o @Verdade apurou que a empresa ainda não publicou as suas contas auditadas de 2018 e que para limpar as dívidas acumuladas ao longo de anos pela Electricidade de Moçambique (EDM) a HCB emprestou 6,5 biliões de Meticais ao Estado que repassou-os à distribuidora de electricidade que no entanto só saneou 4,9 biliões dessas mesmas dívidas.

Continuar...
 
Assembleia da República revê união de facto para “comunhão plena de vida pelo período de tempo superior a 3 anos”
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 17 Julho 2019 07:20

A Assembleia da República aprovou na generalidade a revisão da Lei da Família que define que “A união de facto pressupõe a comunhão plena de vida pelo período de tempo superior a 3 anos sem interrupção”, contra o anterior 1 ano estabelecido pela Lei 10/2004. Por consenso as três bancadas parlamentares votaram à favor das mudanças que incluíram a supressão do artigo que permitia o casamento de mulher ou homem com mais de 16 anos de idade.

Continuar...
 
Crise das dívidas ilegais aumentou a pobreza em Moçambique, segundo estudo da UNU Wider
Escrito por Adérito Caldeira   
Segunda, 15 Julho 2019 21:16

A crise económica e financeira que Moçambique enfrenta, precipitada pela descoberta das dívidas ilegais, aumentou a pobreza segundo um estudo do Instituto para Pesquisa sobre Desenvolvimento Económico da Universidade das Nações Unidas (UNU – WIDER). “Estimamos que o custo de compra da cesta básica refletidas nas linhas de pobreza pode ter aumentado entre 55 por cento e 70 por cento entre 2014/15 e Dezembro de 2016, superando a inflação registada no período. Esse aumento atingiu todas as áreas do país”.

Continuar...
 
Governo de Nyusi deseja centralizar no representante do Estado na Cidade de Maputo poderes do Governador e do Município
Escrito por Adérito Caldeira   
Domingo, 14 Julho 2019 23:09

Foto de Adérito CaldeiraEm vez de apenas proceder “as necessárias adaptações” à Lei de Representação do Estado na província o Governo de Filipe Nyusi pretende criar um novo enquadramento legal para acomodar a representação do Estado não eleita na Cidade de Maputo. No documento contestado pela edilidade dirigida por Eneas Comiche é proposto que o Secretário de Estado absorva as competências do actual Governador e ainda centralize várias atribuições dos órgãos municipais legitimados pelo voto popular.

Actualizado em Segunda, 15 Julho 2019 07:14
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 103
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
UBA Cambio Diario
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.