“Apóstolos da desgraça” celebram 10 anos lançando novos “Desafios para Moçambique”
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 21 Setembro 2017 06:08

Foto do IESEDepois de terem “profetizado” a crise da Dívida Pública, alertado para a necessidade de Moçambique acelerar a transição demográfica, explicado as reais causas do aumento do custo de vida no nosso País... os apelidados “apóstolos da desgraça” comemoraram esta semana 10 anos do Instituto de Estudos Sociais e Económicos(IESE) durante a sua quinta conferência internacional onde foram lançados novos “Desafios para Moçambique”. É o oitavo livro de uma série que deveria ser de leitura obrigatória para qualquer moçambicano que pretenda ser um cidadão, "todos os cidadão têm o direito e o dever de pensar político, e é essa praxis que faz deles e delas cidadãos e cidadãs capazes de respeitar e de mudar o seu mundo” pode-se ler na Introdução este ano escrita por Carlos Nuno Castel-Branco.

Actualizado em Quinta, 21 Setembro 2017 06:16
Continuar...
 
Poderão ocorrer cheias urbanas na Beira, Matola e em Maputo durante época chuvosa 2017/2018
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 20 Setembro 2017 06:10

Nove bairros do município da Beira, oito bairros do município da Matola e onze bairros no município poderão registar cheias durante a época chuvosa 2017/ 2018 que deverá iniciar em Outubro, alertam especialistas do Fórum Nacional de Antevisão Climática em Moçambique.

Actualizado em Quarta, 20 Setembro 2017 13:17
Continuar...
 
Órgãos Sociais da Proindicus auferiram perto de um milhão de dólares em dois anos de (in)actividade
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 19 Setembro 2017 05:48

Enquanto os moçambicanos aguardam serenamente, como lhes foi pedido, pela publicação do relatório completo Kroll às empresas estatais que violando a Constituição e leis Orçamentais endividaram o país em mais de 2 biliões de dólares a versão inglesa, tornada pública oficiosamente, revela que só nos seus dois anos de (in)actividade a Proindicus gastou cerca de um milhão de dólares em salários dos órgão sociais e cerca de outro milhão de dólares foi gasto na compra e aluguer de 15 viaturas de luxo... enquanto isso não consegue amortizar os seus empréstimos e as lanchas de guerra que supostamente seriam a razão da sua existência continuam paradas e a ganharem ferrugem afinal a empresa não está em actividade!

Actualizado em Quarta, 20 Setembro 2017 17:51
Continuar...
 
Cerca de 20 anos depois Mozal continua a não pagar IRPC, Royalties e IVA
Escrito por Adérito Caldeira   
Segunda, 18 Setembro 2017 06:05

Passadas cerca de duas décadas passadas após o início das suas operações a Mozal continua beneficiar de grandes incentivos fiscais, por exemplo paga 0 meticais em Imposto sobre Rendimento das Pessoas Colectivas (IRPC), 0 meticais em Imposto sobre o Valor Acrescentado(IVA) e também não paga o imposto sobre a sua produção(Royalties). O @Verdade apurou que a revisão dos benefícios ficais deste megaprojecto não está no horizonte do Governo mesmo nesta altura em que enfrentamos uma das maiores crises financeiras e económicas da nossa história, embora até o Fundo Monetário Internacional(FMI) defenda a sua eliminação.

Continuar...
 
Banco Mundial rebaixa Moçambique, pela primeira vez, para grupo dos Países “frágeis” devido às dívidas da Proindicus, EMATUM e MAM
Escrito por Adérito Caldeira   
Sexta, 15 Setembro 2017 08:48

Pela primeira na nossa história o Banco Mundial colocou Moçambique no grupo dos Países em “situação frágil”, por causa das dívidas inconstitucionais e ilegais da Proindicus, EMATUM e MAM. Ainda esta semana ficamos a saber que o Governo do partido Frelimo além de enganar ao povo moçambicano, ao Fundo Monetário Internacional, aos Parceiros de Cooperação Internacional e aos investidores estrangeiros também terá ludibriado as Nações Unidas comprando armas à Coreia do Norte.

Actualizado em Sábado, 16 Setembro 2017 06:24
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 59
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.