Governo voltou a tentar financiar Orçamento de Estado, série de Obrigações do Tesouro não teve procura
Escrito por Adérito Caldeira   
Domingo, 16 Junho 2019 22:09

Depois de dois leilões de obrigações soberanas que ficaram aquém das necessidades o Governo de Filipe Nyusi regressou à Bolsa de Valores (BVM) para tentar financiar o seu Orçamento de Estado deficitário em 1,5 bilião de Meticais, uma das séries de Obrigações do Tesouro não teve investidores interessados.

Actualizado em Segunda, 17 Junho 2019 08:03
Continuar...
 
Mortes por malária reduziram em Moçambique mas os doentes aumentaram para 3,8 milhões
Escrito por Adérito Caldeira   
Domingo, 16 Junho 2019 22:06

Foto de Adérito CaldeiraAs mortes por malária reduziram durante os primeiros seis meses de 2019 em Moçambique, foram 425 óbitos comparativamente aos 545 registados em igual período do ano passado, porém a chefe do departamento de Epidemiologia no Ministério da Saúde (MISAU), Lorna Gujral, indicou que o número de doentes aumentou para 3,8 milhões e não esclareceu que as pulverizações intra-domiciliárias não estão a acontecer devido a crise económica.

Actualizado em Segunda, 17 Junho 2019 07:17
Continuar...
 
MISAU apela todos que tomaram 1ª dose em Cabo Delgado “para virem tomar a 2ª dose da vacina para ficarem imunes contra cólera”
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 13 Junho 2019 22:12

Foto de Adérito CaldeiraO Ministério da Saúde (MISAU) apelou nesta quinta-feira (13) a todos os cidadãos que receberam a 1ª dose da vacina contra a cólera na Província de Cabo Delgado, “para virem tomar a 2ª dose da vacina para ficarem imunes contra cólera durante aproximadamente 5 anos”.

Continuar...
 
Violação da isenção e redução de tarifas para deficientes, idosos e estudantes será alvo de multa
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 11 Junho 2019 07:44

A violação do direito à isenção e redução de tarifa para os menores com idade entre os 6 e 10 anos, os idosos, os estudantes e os deficientes nos transportes urbanos e interurbanos de passageiros, incluindo “chapas”, passa a ser sancionada com multa a partir da entrada em vigor do novo Regulamento de Transporte em Veículos Automóveis em Moçambique.

Actualizado em Terça, 11 Junho 2019 13:32
Continuar...
 
Doadores prometem apenas 1,2 dos 3,2 biliões de Dólares que Moçambique precisa para reconstrução pós ciclones
Escrito por Adérito Caldeira   
Segunda, 03 Junho 2019 07:20

Foto da Presidência da RepúblicaOs doadores internacionais não abriram os cordões das suas bolsas e, embora tenham prometido ajudar na reconstrução das províncias fustigadas pelos ciclones Idai e Kenneth, deverão dar somente 1,2 bilião de Dólares norte-americanos, menos de metade dos 3,2 biliões de Dólares estimados pelo Governo. Apenas o Município da Beira quantificou em 888 milhões de Dólares o Plano de Reconstrução e Resiliência da Cidade. Filipe Nyusi, que aproveitou a estadia na capital da Província de Sofala para campanha eleitoral já tem mais uma desculpa para atrasar o futuro melhor: “O Idai e o Kenneth violentaram o caminho traçado para o desenvolvimento progressivo de Moçambique e do seu povo”.

Continuar...
 
Moradores da Katembe queixam-se ao Parlamento, ponte beneficia aos turistas
Escrito por Redação   
Segunda, 27 Maio 2019 23:34

Os moradores do Distrito Municipal da Katembe “sentem que a ponte não veio beneficiar aos moradores, mas sim aos turistas” e pedem à Assembleia da República que interceda junto do Governo para que a taxa de portagem tenha uma redução de 75 por cento.

Actualizado em Sábado, 01 Junho 2019 06:48
Continuar...
 
Moza renasce investindo na crise que está asfixiar o povo em Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 13 Junho 2019 22:16

Foto de Adérito CaldeiraA inauguração nesta quinta-feira (13) da sua nova sede na baixa da Cidade de Maputo marcou o renascimento do Moza Banco, resgatado pelo banco central há cerca de 3 anos facturou 1,85 bilião de Meticais em 2018 investindo na crise que está asfixiar o povo moçambicano.

Actualizado em Sexta, 14 Junho 2019 07:44
Continuar...
 
Banco Mundial revela “para cada Empresa Formal em Nampula, há 37 Empresas Informais”, Ministro Ragendra discorda
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 11 Junho 2019 21:38

Foto do Ministério da indústria e ComércioO representante do Banco Mundial em Moçambique revelou que “para cada Empresa Formal em Nampula, há 37 Empresas Informais”, como forma de ilustrar a concorrência desleal existente e que é um dos três principais obstáculos indicados pelo sector privado, à seguir a corrupção e o acesso ao financiamento. Porém o ministro da Indústria e Comércio discordou que todos que fazem negócios sem estarem registados sejam informais, “será mesmo informal ou fuga ao fisco?”

Actualizado em Quarta, 12 Junho 2019 07:29
Continuar...
 
Passageiros serão multados em Moçambique por excederam lotação
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 04 Junho 2019 07:29

ArquivoOs cidadãos que forem responsáveis pela violação da lotação determinada para cada veículo de transporte de passageiros poderão a ser multados ao abrigo do Decreto 35/2019, que entrará em vigor em Agosto no nosso país. “É preciso trazer esta consciência e responsabilidade do passageiro sobre o que é que significa ir à bordo de um veículo que já está cheio”, esclareceu ao @Verdade o director Nacional dos Transportes e Segurança do Ministério dos Transportes e Comunicações.

Continuar...
 
Encurtamento de rota será multado entre 10 a 18 mil Meticais
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 29 Maio 2019 20:33

Para tentar conter o encurtamento ou alteração de rota ou percurso dos transportes públicos de passageiros em Moçambique o Governo agravou de mil e dois mil para 10 e 18 mil Meticais a multa pela infracção e, a reincidência, é penalizada com inibição de condução e penalização do proprietário da viatura.

Actualizado em Quarta, 05 Junho 2019 08:07
Continuar...
 
Comandante-Geral da PRM mostra desnorte no combate aos insurgentes em Cabo Delgado
Escrito por Redação   
Segunda, 27 Maio 2019 07:25

O Comandante-Geral da PRM evidenciou o desnorte das forças governamentais em acabar com os insurgentes que desde 2017 aterrorizam a Província de Cabo Delgado. Bernardino Rafael afirmou semana finda que os cidadãos acusados de serem insurgentes mas que foram ilibados pelo tribunal devem “a demonstrar a sua inocência”, ignorando que num Estado de Direito, como o nosso é suposto ser, os cidadãos não têm de provar a sua inocência, o Ministério Público é que deve provar as acusações que faz a quem é preso.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 62
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
UBA Cambio Diario
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.