Mais de 200 mil promoções, progressões e mudanças de carreira num ano em Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Segunda, 10 Dezembro 2018 07:41

Gabinete do primeiro-ministroDesde que o Presidente Filipe Nyusi anunciou o levantamento da suspensão de actos administrativos no Estado, em Dezembro de 2017, mais de 200 mil trabalhadores foram promovidos, progrediram ou mudaram de carreira na Função Pública moçambicana. Mas o ministro da Economia e Finanças revelou que a mobilidade dos funcionários públicos “está a ter alguns problemas”.

Continuar...
 
Transformação da Polícia de Moçambique, de “cinzentinhos” para “azulinhos”, custa 466 milhões
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 05 Dezembro 2018 07:47

Foto da Presidência da RepúblicaOs agentes da Polícia da República de Moçambique deixaram oficialmente de ser “cinzentinhos”, nesta terça-feira(04), passando a envergar um novo uniforme em tons “azulinhos” que custaram ao erário mais de 466 milhões de meticais, muito mais do que todo orçamento de investimento alocado para 2019 na província do Niassa, de Manica ou de Inhambane.

Actualizado em Quarta, 05 Dezembro 2018 07:54
Continuar...
 
Prazos para instalação da Alta Autoridade da Indústria Extractiva em Moçambique “já foram largamente ultrapassados”
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 29 Novembro 2018 07:29

Foto de Adérito CaldeiraO presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade da Assembleia da República(AR) recordou nesta quarta-feira(28) ao Governo que os prazos legais para instalação da Alta Autoridade da Indústria Extractiva em Moçambique “já foram largamente ultrapassados”. Edson Macuácua afirmou ainda que “o Instituto Nacional de Petróleos(INP) apesar de ter a competência legal, formal reconhecida não tem capacidade técnica para fazer a necessária regulação”.

Continuar...
 
Operárias da “Darling” desmaiam em plena actividade na Matola
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 27 Novembro 2018 07:35

Pelo menos 133 trabalhadoras, das quais 21 grávidas, afectas à empresa Beleza Moçambique, Lda, desmaiaram em plena actividade, na manhã de sexta-feira (23), no município da Matola, devido à inalação de grandes quantidades de poeira detectadas pela Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE). Não é a primeira vez que uma situação semelhante ocorre numa fábrica da mesma firma.

Continuar...
 
Governo rende-se aos bancos comerciais e sector privado, a quem deve centenas de biliões de meticais, e desautoriza Governador do Banco de Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 21 Novembro 2018 07:15

Foto de Adérito Caldeira O Governo de Filipe Nyusi rendeu-se ao lobby dos bancos comerciais e do sector privado, a quem deve cerca de 200 biliões de meticais, e desautorizou o Governador de Banco de Moçambique (BM) que nesta terça-feira (20) reiterou que a Sociedade Interbancária de Moçambique (SIMO) preferia implementar uma solução alternativa que não passasse por retomar a parceria com a empresa portuguesa Business First Consulting (BizFirst), “o retorno à BizFirst não está em vista” declarou em Audição Parlamentar onde acrescentou que se a situação tivesse acontecido em Portugal “estariam praticamente todos presos”. Desde a madrugada desta quarta-feira a rede de ATM´s e POS´s da SIM rede voltou a pagar.

Actualizado em Quarta, 21 Novembro 2018 09:22
Continuar...
 
Protecção Social só cobre 18% de moçambicanos pobres
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 30 Outubro 2018 06:15

Foto de Adérito CaldeiraApesar do aumento da cobertura, os programas de assistência social básica beneficiam apenas 18% dos agregados familiares desesperadamente pobres em Moçambique. O Instituto Nacional de Acção Social (INAS) e as organizações da sociedade civil que advogam em prol dos desfavorecidos afirmam ter consciência da exclusão dos outros 82% da população, também carenciada e vulnerável, mas alegam haver falta de recursos.

Actualizado em Terça, 30 Outubro 2018 06:51
Continuar...
 
Milho volta a matar em Tete, província com vários distritos famintos
Escrito por Redação   
Terça, 04 Dezembro 2018 07:27

Nove pessoas morreram e outras duas encontram-se internadas, em estado grave, por conta de uma suposta intoxicação alimentar, ocorrida no domingo (02), no distrito de Chiúta, um dos nove que estão a braços com bolsas de fome na província de Tete.

Continuar...
 
Lei de proibição do consumo de tabaco em locais públicos ainda é pontapeada
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 27 Novembro 2018 07:37

Foto de Emildo SamboA proibição de fumar cigarros em espaços públicos e não apropriados para o efeito continua uma letra-morta em vários estabelecimentos em Moçambique, reconhece a Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) e alerta para o perigo da saúde das pessoas não fumam mas são expostas à essa situação. E diz mais: há cada vez mais cigarros em embalagens duvidosas que entram no país, principalmente nos distritos, onde se acha que a inspecção é menos actuante.

Continuar...
 
“Al Shaabab” moçambicano continua a desafiar o Governo e a fazer vítimas civis
Escrito por Adérito Caldeira   
Segunda, 26 Novembro 2018 07:42

Desafiando o Governo de Moçambique que na Assembleia da República garantiu que “a situação da ordem e segurança pública nos distritos de Mocímboa da Praia, Palma, Macomia e Nangande está controlada” o grupo armado que há mais de um ano semeia o terror no Norte de Moçambique voltou a atacar e assassinou pelo menos 11 civis na semana passada.

Continuar...
 
Presidente do Tribunal Supremo pede rispidez contra aqueles que abusam das crianças e dos seus direitos
Escrito por Redação   
Quarta, 14 Novembro 2018 07:53

Foto da Presidência da RepúblicaOs magistrados devem estar atentos às atrocidades contra as crianças e nunca perder de vista que uma criança vítima de abuso sexual, por exemplo, é susceptível de crescer traumatizada pelo resto da vida e até se tornar violenta, segundo o presidente do Tribunal Supremo (TS), Adelino Muchanga, para quem a sociedade vive uma erosão de afecto e solidariedade.

Continuar...
 
Alerta-se para inclusão do ensino da música na nova Lei do Sistema Nacional de Educação
Escrito por Emildo Sambo   
Quarta, 24 Outubro 2018 07:46

Foto de Emildo SamboA proposta de revisão da Lei n°. 6/92, de 06 de Maio, Lei do Sistema Nacional de Educação (SNE), não acautela o ensino da música nas classes iniciais do ensino básico, o que irá perpetuar o desfasamento entre este nível de instrução e o superior, segundo a Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a Escola Superior de Artes Cénicas da Universidade Pedagógica (UP) e outras instituições do Estado interessadas na matéria.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 55
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
@Verdade
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.