“Curto circuito na comunicação” impede uso das pontes metálicas móveis em Nhamatanda
Escrito por Adérito Caldeira   
Segunda, 25 Março 2019 07:29

Mais de uma semana depois da água danificar a nova Estrada Nacional Nº 6 foi neste domingo (24) restabelecida a ligação entre a cidade da Beira e o resto de Moçambique. No entanto “um pequeno curto circuito na comunicação” impediu que algumas das pontes metálicas móveis compradas por 11,9 milhões de dólares em 2016 fossem usadas no local.

Continuar...
 
Vítimas mortais do Ciclone IDAI sobem para 446 no Centro de Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Domingo, 24 Março 2019 11:17

Já são 446 as vítimas mortais do Ciclone IDAI que fustigou no passado dia 14 o Centro de Moçambique, na actualização desde domingo (24) o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) reviu para 518.323 as pessoas afectadas das quais 109.733 foram resgatadas pelas equipas de buscas nacionais e internacionais que sem descanso continuam a trabalhar nas províncias de Sofala e Manica. Graça Machel alertou que: “A operação de busca e salvamento ainda não está completada".

Actualizado em Domingo, 24 Março 2019 11:30
Continuar...
 
EN6 custou 410 milhões de dólares e “era suposto que resistisse a qualquer tipo de intempérie”
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 19 Março 2019 07:31

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos considerou de “surreal” a destruição causada pela força das águas sobre a novíssima Estrada Nacional nº 6 (EN6) cuja plataforma João Machatine disse que tinha “consistência que era suposto que resistisse a qualquer tipo de intempérie”, afinal custou 410 milhões de dólares em dívida externa.

Actualizado em Terça, 19 Março 2019 11:42
Continuar...
 
Presidente Nyusi diz que Lei do Conteúdo Local ainda vai demorar porque depende das multinacionais do gás
Escrito por Adérito Caldeira   
Segunda, 18 Março 2019 07:49

Foto da Presidência da RepúblicaO Presidente Filipe Nyusi afirmou que a Lei do Conteúdo Local, que há 12 anos está a ser preparada por sucessivos governos, “não é um processo que se concluiu num dia” até porque a sua aprovação e implementação, tendo em vista os projectos de gás natural, está condicionada a vontade das multinacionais que operam em Cabo Delgado.

Continuar...
 
Governo congela fundos para estradas nos municípios até que “libertem as áreas de reserva”
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 13 Março 2019 07:29

Foto de Adérito CaldeiraO ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos anunciou nesta terça-feira (12), durante a X Reunião Nacional das Autarquias Locais, que o Governo poderá congelar os fundos de construção de estradas nos municípios” até que estes se organizem e libertem as áreas de reserva”. João Machatine disse aos presidentes dos conselhos autárquicos que devem planificar as áreas urbanas num horizonte temporal de 20 a 30 anos.

Actualizado em Quarta, 20 Março 2019 07:43
Continuar...
 
Calendário Escolar ainda não prevê interrupção para Gerais de 2019
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 05 Março 2019 07:26

ArquivoO Calendário Escolar para o Ano Lectivo de 2019 não prevê a inevitável paragem das aulas, durante pelo menos 1 semana, para possibilitar a realização das Eleições Presidenciais, Legislativas e Assembleias Provinciais marcadas para 15 de Outubro. “Não haverá uma interrupção como tal” esclareceu ao @Verdade a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano.

Actualizado em Terça, 05 Março 2019 07:53
Continuar...
 
Uma semana depois do IDAI “massacrar” o Centro de Moçambique ainda há pessoas sitiadas; óbitos sobem para 294
Escrito por Adérito Caldeira   
Sexta, 22 Março 2019 07:33

Uma semana após o Ciclone tropical IDAI ter “massacrado” o Centro de Moçambique ainda existem pessoas sitiadas nas copas das árvores e tectos de casas nas províncias de Sofala e Manica. “A área afectada é muito maior do que a gente pensava, são quase 125 quilómetros de áreas de cheias” actualizou Saviano Abreu do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários. A localização de mais 92 cadáveres elevou para 294 o número de vítimas mortais.

Actualizado em Sexta, 22 Março 2019 10:07
Continuar...
 
Zucula embolsou 135, Chang 250 mas PGR não revela quem ficou com os 215 mil restantes dos subornos pagos pela Odebrecht
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 19 Março 2019 07:26

A Procuradoria-Geral da República (PGR) que não fala com jornalista mas usa o diário estatal como seu veículo de comunicação revelou que os antigos ministros Paulo Zucula e Manuel Chang terão recebido 135 mil dólares e 250 mil dólares, respectivamente, quem será o governante que embolsou os restantes 215 mil dólares em subornos que a construtora Odebrecht admitiu ter pago para garantir a construção do Aeroporto de Nacala.

Actualizado em Terça, 19 Março 2019 08:01
Continuar...
 
Presidente Nyusi responsabiliza empresários pela depreciação do metical, “melhor antídoto é aumentarmos os níveis de produção”
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 14 Março 2019 23:18

Foto da Presidência da RepúblicaEm jeito de resposta a reclamação da CTA a decisão do Banco de Moçambique aumentar as Reservas Obrigatórias em divisas o Presidente Filipe Nyusi responsabilizou os empresários: “ainda se regista índice de produção indesejável que se reflete na nossa balança comercial culminando com mais importações e menos exportações”. Paradoxalmente o @Verdade constatou que o chá e o açúcar servido durante a XVI Conferência Anual do Sector Privado fizeram parte das importações que pesam na Balança de Pagamentos.

Actualizado em Sexta, 15 Março 2019 07:38
Continuar...
 
Moçambique em alerta vermelho pela iminência de Ciclone e défice de 2 biliões para assistência humanitária de mais de 600 mil pessoas
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 13 Março 2019 07:26

Foto do INGCO Conselho de Ministros decidiu activar o alerta vermelho para a Região Centro de Moçambique, onde muita chuva tem caído e está na iminência de ser fustigada por um Ciclone Tropical. Para continuar a assistência humanitária às mais de 600 mil vítimas da época chuvosa normal e da insegurança alimentar devido a fraca precipitação o INGC precisa de 2 biliões de meticais, que o Governo não tem.

Actualizado em Quarta, 13 Março 2019 14:35
Continuar...
 
Salário mínimo em Moçambique está longe de dar dignidade ao trabalhador e à sua família, segundo OTM-Central Sindical
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 01 Março 2019 07:33

Foto de Emildo SamboA Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM-Central Sindical) voltou a bater na mesma tecla em relação ao facto de o poder de compra das famílias ter se deteriorado ao longo dos anos, como resultado da disparidade entre o aumento salarial e o custo de vida. Realçou ainda que quando os trabalhadores lutam pelos honorários que consideram justos procuram a dignidade das suas famílias e não salários chorudos.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 60
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
@Verdade
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.