Preços de alimentos começam 2016 no seu nível mais baixo em 7 anos, mas em Moçambique não param de aumentar
Escrito por Redação   
Quarta, 10 Fevereiro 2016 07:21

O índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) caiu em Janeiro 1,9% em relação ao seu nível de Dezembro de 2015, para o seu nível mais baixo nos últimos sete anos. Entretanto em Moçambique os preços dos produtos alimentares não param de aumentar, durante o primeiro mês de 2016 aumentaram mais 4,14%.

Continuar...
 
Funcionários da Migração suspensos por extorsão de estrangeiro em Nampula
Escrito por Júlio Paulino   
Quarta, 10 Fevereiro 2016 07:20

Dois funcionários dos Serviços de Migração na cidade de Nampula foram suspensos das suas actividades profissionais após serem indiciados de extorsão a um cidadão de nacionalidade japonesa.

Continuar...
 
Subiu para 45 o número de vítimas mortais devido as chuvas, normais durante época chuvosa em Moçambique
Escrito por Redação   
Segunda, 08 Fevereiro 2016 07:27

Foto cidadão repórter JoãoPelo menos quarenta e cinco pessoas morreram e outras 26 mil foram afectadas pelas chuvas, habituais durante a época chuvosa, que caem em Moçambique desde Outubro do ano passado, com maior incidência na zona norte, anunciou na passada sexta-feira(05) o Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE).

Continuar...
 
Populares acham mais um cadáver na via pública em Nampula
Escrito por Leonardo Gasolina   
Quinta, 04 Fevereiro 2016 08:17

Mais um cidadão de aparentemente 40 anos de idade, cujo nome não apurámos, foi encontrado morto na quarta-feira (03), no bairro suburbano de Napipine, concretamente nas proximidades da Fábrica de Coca-Cola, na cidade de Nampula, por causas ainda não esclarecidas.

Continuar...
 
Há incapacidade de conter o desmatamento por conta da exploração de lenha e carvão em Meconta
Escrito por Redação   
Sexta, 29 Janeiro 2016 08:44

Foto de Júlio PaulinoExtensas áreas florestais já foram devastadas – e levar-se-á anos para o reflorestamento – por indivíduos que se dedicam ao corte de lenha e à produção de carvão vegetal no distrito de Meconta, província de Nampula, maioritariamente não autorizados, ante a incapacidade dos Serviços Distritais de Actividades Económicas em refrear tal mal, com impacto negativo na biodiversidade.

Continuar...
 
Situação de emergência devido a chuva está “controlável”, seca não dá tréguas e coloca cerca de 200 mil pessoas em insegurança alimentar aguda em Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Segunda, 25 Janeiro 2016 08:31

Foto de ArquivoUma semana após a declaração do alerta laranja institucional a situação de emergência devido a chuva(que se registou no Centro e Norte) e à seca (que se vive no Sul e numa parte da região Centro) “ainda está controlável” e não há “famílias ao relento”, de acordo com Maurício Xerinda, director do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), que referiu nesta sexta-feira(22) que o número de óbito continua a ser de 33 vítimas. Há previsão de alguma chuva esta semana nas províncias de Gaza e de Inhambane mas a insegurança alimentar aguda vai continuar a afectar centenas de milhares de moçambicanos.

Actualizado em Segunda, 25 Janeiro 2016 18:57
Continuar...
 
Menor com albinismo raptado em Tete, é a sexta vítima na província em menos de três meses
Escrito por Redação   
Terça, 09 Fevereiro 2016 07:52

Os albinos continuam a viver dias difíceis em Moçambique, no passado sábado(06) um menor de sete anos de idade, portador deste defeito genético hereditário, foi raptado da residência dos seus familiares na localidade de Penda, no distrito de Moatize. É a sexta vítima na província de Tete desde que o Governo criou uma comissão inter-ministerial para estancar o rapto e o tráfico dos moçambicanos portadores de albinismo.

Continuar...
 
Criminalidade aumentou em Maputo em 2015 e foram desfeitas 140 quadrilhas que actuam armadas
Escrito por Redação   
Sexta, 05 Fevereiro 2016 07:41

A governadora da capital moçambicana, Iolanda Cintura, assume que a criminalidade aumentou em cinco porcento, em 2015, comparativamente a 2014, mas não diz em que ponto se encontram, no que tange ao esclarecimento, os casos relacionados com a morte de Gilles Cistac, Paulo Machava, Dinis Silica, entre outros homicídios cujos mentores continuam à solta.

Continuar...
 
Em Meconta reina mercado informal, os estabelecimentos comerciais são ruínas e governo desconhece o paradeiro dos mutuários dos “sete milhões”
Escrito por Redação   
Terça, 02 Fevereiro 2016 10:06

Para obter produtos de primeira necessidade, tais como arroz, farinha de milho, óleo alimentar, peixe fresco, carne e tantos entre outros, os residentes da vila-sede do distrito de Meconta, a cerca de 80 quilómetros da cidade de Nampula, devem forçosamente dirigirem-se à capital provincial ou viajar pelo menos 20 quilómetros para a vila de Namialo, o que tem sido um autêntico martírio. Em Meconta, o negócio está “moribundo”, os estabelecimentos comerciais foram transformados em ruinas e vários mutuários do Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD), vulgo “sete milhões”, encontram-se em parte desconhecida com muito dinheiro por devolver ao Estado.

Continuar...
 
Jovem mata filha recém-nascida em Manica e outra atira bebé de três meses numa latrina em Inhambane
Escrito por Redação   
Quinta, 28 Janeiro 2016 07:05

Duas jovens de 19 anos de idade estão a contas com as autoridades policiais na cidade de Chimoio e no distrito de Morrumbene, nas províncias de Manica e Inhambane, uma acusada de matar a filha recém-nascida e deitá-la numa lixeira, e a outra por atirar um bebé de três meses numa latrina, da qual foi resgatado três horas mais tarde. Uma refuta as acusações e alega que a filha veio ao mundo sem vida e a outra justifica o infanticídio com a falta de condições para suportar as despesas de criação.

Continuar...
 
Mais um cidadão albino raptado em Tete e é a quarta vítima em 20 dias
Escrito por Redação   
Sexta, 22 Janeiro 2016 08:59

Um cidadão de 19 anos de idade, identificado pelo nome de Victorino Fabião, foi raptado por um indivíduo conhecido, mas foragido da Polícia, no domingo (17), na vila de Moatize, na província de Tete, onde outras duas pessoas com problemas de pigmentação na pele foram sequestradas há 20 dias. É a quarta vítima em 20 dias e a quinta desde Dezembro último e o plano do Governo de Filipe Nyusi para combater estes crimes resume-se a medidas de sensibilização.

Actualizado em Sexta, 22 Janeiro 2016 09:24
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 30
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
Faixa publicitária
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.