Jornalista baleado mortalmente na capital de Moçambique
Escrito por Redação   
Sexta, 28 Agosto 2015 09:05

O jornalista moçambicano Paulo Machava foi baleado mortalmente na manhã desta sexta-feira(28), por cidadãos desconhecidos que se faziam transportar numa viatura ligeira, na cidade de Maputo.

Actualizado em Sexta, 28 Agosto 2015 09:38
Continuar...
 
Há 39 mil professores moçambicanos a ensinarem sem formação pedagógica
Escrito por Redação   
Quinta, 27 Agosto 2015 09:43

Pelo menos 39 mil dos 130 mil professores do sistema moçambicano de educação não possuem formação pedagógica, o que pode ser parte dos problemas de que os gestores de ensino e os pais e encarregados de educação se têm queixado e que na sua opinião depreciam a instrução.

Continuar...
 
Há negligência no combate ao tráfico de seres humanos, em particular de albinos em Moçambique
Escrito por Redação   
Quarta, 26 Agosto 2015 08:31

O combate ao tráfico de seres humanos, em particular de pessoas com albinismo, cujo recrudescimento tende a ser notório na província de Nampula, por exemplo, não está a ser levado a sério pelo Governo, para além de este não cumprir cabalmente a sua tarefa de criar meios para fazer face à situação, que só pode ser estancada se houver vontade por parte dos dirigentes e colaboração do povo.

Continuar...
 
Proprietários de algumas barracas perturbam o sossego dos seus vizinhos em Maputo
Escrito por Intasse Sitoe   
Quinta, 20 Agosto 2015 09:10

A Polícia Municipal de Maputo encerrou 24 barraca nos bairros suburbanos da Polana Caniço A e B, Maxaquene e Costa do Sol, entre 10 e 16 de Agosto corrente, na capital moçambicana, devido à poluição sonora e mais da metade dos donos das mesmas são infractores reincidentes.

Continuar...
 
Tentativa de suicídio é um dos sinais de loucura e uma das causas de procura dos serviços sanitários em Maputo
Escrito por Intasse Sitoe   
Segunda, 17 Agosto 2015 08:01

As autoridades de saúde da capital moçambicana indicam que a tentativa de suicídio é o principal motivo que leva as famílias a submeterem alguns dos seus membros a tratamento médico e é também o principal sinal de doença mental. Entre 2013/2014 e no primeiro semestre deste ano 37.767 pacientes padecendo de alienação mental foram atendidos nos distritos municipais KaMpfumo, KaMavota, KaMaxaquene, KaMubukwana, KaLhamankulo, KaTembe e KaNhaca.

Continuar...
 
Genro espanca sogra e foge em Mocuba
Escrito por Cristóvão Bolacha   
Quarta, 12 Agosto 2015 09:25

Uma cidadã identificada pelo nome de Carminha Pareceu, de 44 anos de idade, foi espancada pelo próprio genro, ora a monte, no último sábado (08), no bairro do Aeroporto, na cidade de Mocuba, província da Zambézia, alegadamente porque não deu banho ao neto.

Actualizado em Quinta, 13 Agosto 2015 11:24
Continuar...
 
Reclusos da Cadeia Distrital de Nacala-Porto queixam-se de torturas nas mãos de agentes da PIC
Escrito por Júlio Paulino   
Quinta, 27 Agosto 2015 09:38

Alguns dos 63 cidadãos privados de liberdade na Cadeia Distrital de Nacala-Porto, na província de Nampula, entre a prisão preventiva e condenados, denunciam que têm sido alvo de torturas perpetradas pelos agentes da Polícia de Investigação Criminal (PIC) como forma de obrigá-los a confessar os crimes de que são acusados, o que eles consideram uma clara violação dos seus direitos.

Actualizado em Quinta, 27 Agosto 2015 09:42
Continuar...
 
Oito polícias sul-africanos condenados pela morte do moçambicano Mido Macia
Escrito por Redação   
Quarta, 26 Agosto 2015 07:57

Meshack Malele, Thamsamqa Mgema, Percy Jonathan Mnisi, Bongamusa Mdluli, Sipho Sydwell Ngobeni, Lungisa Gwababa, Bongani Kolisi e Linda Sololo, agentes da Polícia sul-africana foram considerados culpados de homicídio do cidadão moçambicano Mido Macia, que morreu depois de ter sido arrastado, preso na parte traseira de um veículo das autoridades, e posteriormente detido numa esquadra onde foi encontrado sem vida a 26 de Fevereiro de 2013.

Actualizado em Quarta, 26 Agosto 2015 09:57
Continuar...
 
Vietnamita detido com dentes de leão em Maputo; Marfim e cornos de rinoceronte provenientes de Moçambique apreendidos no Vietname
Escrito por Redação   
Terça, 18 Agosto 2015 07:45

A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve mais um cidadão de nacionalidade vietnamita surpreendido na posse de mais de 1.2 quilogramas de dentes de leão escondidos numa mala de viagem, na capital moçambicana, na semana finda, no Aeroporto Internacional de Mavalane, em Maputo. Entretanto, na semana passada foram apreendidos, no Vietname, 735 quilogramas de pontas e marfim e cornos de rinoceronte provenientes de Moçambique.

Actualizado em Terça, 18 Agosto 2015 18:57
Continuar...
 
Administrador de Chimbunila no Niassa manda abater animais na Reserva de Maúa e fica impune
Escrito por Redação   
Sexta, 14 Agosto 2015 11:11

Quantidades não especificadas de carne de animais caçadas nas matas da Reserva de Maúa, uma viatura do Estado e uma arma de fogo foram encontrados no acampamento de Felisberto Muterua, administrador do distrito de Chimbunila, na província do Niassa, e o visado está em liberdade, pese embora tenha assumido, diante das autoridades policiais, ser o mandante do abate premeditado de tais animais cuja espécie não foi revelada.

Continuar...
 
Cidadão expulsa esposa e dez filhos de casa em Mocuba
Escrito por Cristóvão Bolacha   
Quarta, 12 Agosto 2015 09:21

Um cidadão identificado pelo nome de Agostinho Setimane expulsou os seus 10 filhos, dos quais sete menores de idade, e a sua esposa, no último sábado (08), no povoado do Bive, em Mocuba (Zambézia), alegadamente porque já não lhes quer na sua residência. É a segunda vez que tal situação acontece e a sua consorte, que responde pelo nome de Helena Daniel, queixou-se ao Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança Vítimas de Violência Doméstica mas nada de concreto foi feito.

Actualizado em Quarta, 12 Agosto 2015 09:30
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 25
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
Faixa publicitária
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.