Ministério do Interior promove policiais que violaram deveres ao expulsar de Moçambique a espanhola Eva Moreno
Escrito por Emildo Sambo   
Quarta, 27 Julho 2016 07:18

O Ministério da Interior (MINT) elevou a posto mais graduado quatro agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) que, segundo a recomendação da Procuradoria-Geral da República (PGR), deviam ter sido castigados por violação de deveres na instituição a que estão afectos, ao materializar a expulsão da cidadã espanhola Eva Anadon Moreno, a 30 de Março último, a mando do ministro Jaime Basílio Monteiro.

Actualizado em Quarta, 27 Julho 2016 07:51
Continuar...
 
Japão, de olho no carvão mineral e gás natural, continua financiar Orçamento do Estado, apesar das dívidas secretas
Escrito por Adérito Caldeira   
Sexta, 22 Julho 2016 07:46

Foto do Ministério dos Negócios EstrangeirosO Governo Japão, à margem dos restantes parceiros internacionais de cooperação com Moçambique que suspenderam a ajuda financeira ao Orçamento Geral do Estado após a descoberta das dívidas das empresas Proindicus e MAM, e formalizou nesta quarta-feira(20) mais uma doação não reembolsável no valor de 12 milhões de dólares norte-americanos, tendo em vista a reconstrução de pontes numa estrada entre as províncias da Zambézia e do Niassa salvaguardando os interesses de empresários nipónicos no Corredor de Nacala, no carvão de Tete e no gás natural de Cabo Delgado.

Actualizado em Sexta, 22 Julho 2016 08:55
Continuar...
 
Dois cidadãos condenados por rapto de albino em Nampula
Escrito por Júlio Paulino   
Sexta, 15 Julho 2016 08:26

Dois cidadãos foram condenados a 16 anos de prisão cada, na quarta-feira (13), pela 6ª sessão do Tribunal Judicial de Nampula, por envolvimento no rapto frustrado de um albino, em Outubro do ano passado, no distrito de Mecubúri.

Continuar...
 
Cinco indivíduos presos por posse de dinheiro falso e caça furtiva no sul e centro de Moçambique
Escrito por Emildo Sambo   
Quarta, 13 Julho 2016 08:12

Um jovem de 25 anos de idade, cuja identidade foi omissa pela Polícia, não goza de liberdade, desde a semana passada, na capital moçambicana, por posse de cerca de 2.500 rands falsos, que alegadamente pretendia trocá-los num dos mercados da praça. Nas províncias de Tete e do Niassa, três cidadãos encontram-se na mesma situação devido à posse de duas pontas de marfim e peles de leão.

Continuar...
 
Governo moçambicano suspende salários de mais de 26 mil funcionários que faltaram à prova de vida
Escrito por Redação   
Quarta, 06 Julho 2016 07:20

O Executivo moçambicano vai suspender, a partir de Julho corrente, salários de pelo menos 26.467 funcionários e agentes do Estado que não realizaram a prova de vida, processo que, para além de acabar com “trabalhadores fantasmas”, visava conhecer o número real dos servidores públicos pagos com erário.

Continuar...
 
Avenida Julius Nyerere em Maputo aberta ao trânsito e edilidade promete reaver dinheiro gasto pela Britalar em obras sem qualidade
Escrito por Redação   
Sexta, 01 Julho 2016 08:57

A Avenida Julius Nyerere, na capital moçambicana, está desde quinta-feira (30) aberta ao trânsito, 16 anos depois de estar fechada em consequência das enxurradas do ano 2000, que a tornaram intransitável. Foram anos de uma reabilitação marcada por sucessivos atrasos e obras de má qualidade, o que forçou a edilidade a suspender a licença da empresa portuguesa Britalar.

Continuar...
 
Instituição do Estado com fama de roubos à medida grande cancela pensões de mais de 5 mil moçambicanos
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 22 Julho 2016 07:41

Não são apenas os funcionários e agentes do Estado no activo que viram os seus salários desactivados, desde princípios de Julho corrente, por não terem realizado a prova de vida. Há também 5.285 pensionistas na mesma situação. Consequentemente, o Instituo Nacional de Segurança Social (INSS), umas das instituições do Estado com a reputação de desfalques de arrepiar os cabelos, gastos supérfluos do dinheiro dos contribuintes e roubos à grande e à francesa, cancelou o embolso dos fundos a que os referidos beneficiários tinham direito, até que se submetam ao processo que visa provar que realmente existem.

Continuar...
 
Mesmo com a crise os moçambicanos continuam a beber muita cerveja
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 14 Julho 2016 08:25

Foto de ArquivoParece paradoxal que com o custo de vida a agravar, devido a crise que o País está mergulhado, os moçambicanos ainda tenham dinheiro para comprar bebidas alcoólicas mas a verdade é que a empresa Cervejas de Moçambique(CDM) voltou a registar lucros pelo segundo ano consecutivo.

Continuar...
 
Cidadã queima sobrinhos na Matola
Escrito por Redação   
Terça, 12 Julho 2016 08:50

Uma cidadã deitou água quente no corpo de dois sobrinhos órfãos de pai, causando-lhes vários ferimentos profundos no corpo, supostamente por eles terem consumido comida sem a sua permissão, no bairro de Ndlavela, no município da Matola, província de Maputo.

Continuar...
 
Graça Machel considera fim da desnutrição crónica em Moçambique dependente da planificação a partir donde vive o povo
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 01 Julho 2016 09:00

Foto de Emildo SamboA antiga primeira-dama de Moçambique e activista dos direitos humanos, Graça Machel, defende que se o país quiser erradicar a desnutrição crónica, garantir que toda a criança seja coberto pelos seus direitos e exercê-los plenamente, até 2030, deve garantir que a planificação das actividades para o efeito seja rígida e ocorra a partir da província, porque é onde ainda há maior número de petizes sem gozo absoluto das suas faculdades intelectuais.

Actualizado em Sexta, 01 Julho 2016 09:27
Continuar...
 
Perto de 70 pessoas são diariamente violentadas nas suas famílias em Moçambique
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 24 Junho 2016 08:01

A violência doméstica, nas suas diferentes facetas, aumentou de 23.659 mil vítimas, em 2014, para 24.326, no ano passado, o que não só é um indício de que campanhas tais como “diz não à violência doméstica” são literalmente ignoradas pelos protagonistas, como também é um sinal de o mal está longe de ser erradicado em Moçambique. Em 2015, pelo menos 67 pessoas, entre elas crianças, foram violentadas por dia, disse a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 36
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
Faixa publicitária
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.