As praias de Nacala-a-velha têm “novos rostos”
Escrito por Leonardo Gasolina   
Quinta, 23 Outubro 2014 13:36

O desalento que caracteriza as praias do distrito costeiro de Nacala-a-Velha, em Nampula, tem dias contados, dado que, com a descoberta dos recursos naturais, para além da construção da terminal de carvão mineral, a região regista uma entrada massiva de cidadãos estrangeiros com interesse em mudar a situação que se verifica nas diversas praias que compõem aquela circunscrição geográfica. Os mesmos pretendem erguer estâncias turísticas em quase todas as praias daquele distrito.

Actualizado em Quinta, 23 Outubro 2014 19:21
Continuar...
 
Professores vivem à deriva em Nacala-a-Velha
Escrito por Redação Nampula   
Quinta, 23 Outubro 2014 10:26

Por alegada insuficiência de espaço para a construção de habitação, um número considerável de residentes do distrito de Nacala-a-Velha, na zona costeira da província de Nampula, tem sido afastado das suas terras quase todos os dias para dar lugar à implantação de megaprojectos. O facto é deveras preocupante para os professores, dado que são obrigados a mudar de residência, ficando cada vez mais distantes dos seus postos de trabalho.

Actualizado em Quinta, 23 Outubro 2014 10:40
Continuar...
 
Empresário chinês espanca jovem por se expressar em dialecto em Nampula
Escrito por Redação Centro/ Norte   
Quarta, 22 Outubro 2014 13:18

Um cidadão de nacionalidade chinesa, identificado pelo nome de Zwz qin Yang, vai ser ouvido, esta quinta-feira (24), na primeira Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, por ter espancado o cidadão moçambicano António Amândio, de 18 anos de idade, vendedor ambulante de telemóveis, por este ter-se expressado na língua emacua na via pública.

Actualizado em Quarta, 22 Outubro 2014 15:24
Continuar...
 
Agente da Polícia é morto a tiro quando tentava assaltar um cidadão em Maputo
Escrito por Redação   
Terça, 21 Outubro 2014 16:32

Um cidadão cuja identidade não apurámos, mas que segundo várias fontes é um agente da Polícia de Investigação Criminal (PIC), foi baleado com gravidade ao que tudo indica por um cidadão de ascendência asiática que terá sido abordado pela vítima mortal e outros dois indivíduos numa aparente tentativa de extorsão, ou sequestro, a meio da manhã desta terça-feira (21), na avenida Mao Tsé Tung próximo ao cruzamento com a avenida Kim Il Sung, num dos bairros nobres da capital de Moçambique.

Actualizado em Terça, 21 Outubro 2014 21:51
Continuar...
 
Famílias protegem criminosos em Nampula
Escrito por Sérgio Fernando   
Quinta, 16 Outubro 2014 20:11

A Unidade Comunal Samora Machel é um foco emergente de casos de criminalidade a nível do bairro de Namicopo, na cidade de Nampula. Ao invés de os residentes colaborarem no sentido de se acabar com os assaltos às residências e agressões físicas contra cidadãos na via pública, denunciando os criminosos às autoridades policiais, algumas famílias encobertam as acções dos malfeitores, oferecendo abrigo e guardando os bens roubados.

Actualizado em Quinta, 16 Outubro 2014 20:37
Continuar...
 
Criminalidade: o dilema de “Luís Cabral”
Escrito por Intasse Sitoe   
Quinta, 16 Outubro 2014 19:48

Há poucos meses, os habitantes do bairro Luís Cabral, na cidade de Maputo, queixavam-se de uma onda de violações sexuais de mulheres e assassinatos, assaltos a residências, em estabelecimentos comerciais e na via pública. Depois de algumas semanas de uma aparente tranquilidade, eles reclamam novamente de roubos nas casas, nas lojas e na rua, à noite, com recurso a armas brancas.

Actualizado em Quinta, 16 Outubro 2014 20:33
Continuar...
 
Celestino: o drama de um adolescente paralítico
Escrito por Redação Nampula   
Quinta, 23 Outubro 2014 08:58

Aos 16 anos de idade, Celestino Joaquim vive debilitado na sequência de uma enfermidade detectada nos seus primeiros meses de vida, que paralisou os seus membros inferiores e superiores. Além de o privar de todas a liberdade de movimentos, a doença não lhe permite qualquer comunicação oral e gestual, o que agrava o drama não apenas do visado, mas de toda a família.

Actualizado em Quinta, 23 Outubro 2014 10:50
Continuar...
 
Mais mil pessoas são traficadas por ano em Moçambique
Escrito por Redação   
Terça, 21 Outubro 2014 18:30

Mais de mil pessoas são traficadas por ano em Moçambique para diferentes países, principalmente para a África do Sul, com vista a serem submetidas a actos tais como exploração sexual. As crianças e adolescentes do sexo feminino provenientes de famílias pobres, sobretudo das zonas rurais, são consideradas as principais vítimas, devido ao elevado índice de analfabetismo e falta de conhecimento das leis.

Actualizado em Terça, 21 Outubro 2014 19:07
Continuar...
 
População de Mocuba rejeita pulverização que combate a malária
Escrito por Cristóvão Bolacha   
Segunda, 20 Outubro 2014 19:49

Iniciou esta segunda-feira (20) em todo o país a Pulverização Intra-domiciliária (PIDOM), uma campanha promovida pelo Ministério da Saúde (MISAU) com vista a combater a malária, que continua a ser uma das principais causas de internamento nos hospitais moçambicanos. Este ano prevê-se abranger mais de 4.5 milhões de pessoas. Contudo, os citadinos de Mocuba, na província da Zambézia, recusaram o medicamento supostamente porque provoca doenças respiratórias e multiplica os insectos depois de ser administrado nas suas residências e acreditam que não elimina o mosquito causador da malária.

Actualizado em Segunda, 20 Outubro 2014 20:34
Continuar...
 
Wanerya: O exemplo do empreendedoríssimo comunitário em Mecubúri
Escrito por Redação   
Quinta, 16 Outubro 2014 19:56

Em Moçambique, o empreendedorismo é considerado a “chave” do desenvolvimento económico e social das comunidades urbanas/rurais e das famílias, cuja aspiração assenta no aumento das suas rendas e na geração do auto-emprego. Através de iniciativas próprias, vários cidadãos conseguem elevar as suas economias e gerar postos de trabalho para outros compatriotas. Em Mecubúri, um professor primário e ancião de uma confissão religiosa, algures em Muite, já sonha com rendimentos anuais na ordem de um milhão de meticais, resultantes da agricultura.

Actualizado em Segunda, 20 Outubro 2014 11:56
Continuar...
 
MISAU pode não cumprir os planos de actividades de 2014 por falta de 8,7 mil milhões de meticais
Escrito por Coutinho Macanandze   
Quinta, 16 Outubro 2014 18:15

Este ano, o Ministério da Saúde (MISAU) recebeu do Governo moçambicano 5.581.25 milhões de meticais, contra 2.641.98 milhões de meticais em 2013, mas diz que o valor é pouco para assegurar o cumprimento das actividades traçadas e dos projectos em carteira para a expansão e melhoria dos serviços de saúde no país. Este ano, por exemplo, precisava de cerca de 8,7 mil milhões de meticais a mais para cobrir os seus planos.

Actualizado em Quinta, 16 Outubro 2014 20:55
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 13
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter semanal com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
Faixa publicitária
 

@Verdade Newsletter

Quer receber todas semanas no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.