Mais chuvas para Cabo Delgado, Nampula e Niassa até Fevereiro
Escrito por Adérito Caldeira   
Sexta, 08 Dezembro 2017 08:23

Mapa cedido pelo Instituto Nacional de MeteorologiaA actualização da previsão climática sazonal para o período Dezembro-Janeiro-Fevereiro prevê mais chuvas nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Niassa e extremo norte da província da Zambézia e menos precipitação nas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Sofala, e sul da província de Tete.

Continuar...
 
Tuberculose ainda é epidemia séria em Moçambique e mata ao menos 22 mil pessoas anualmente
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 05 Dezembro 2017 07:38

Todos os anos, em Moçambique surgem 159 mil novos doentes de tuberculose e 22 mil morrem, o que coloca o país na lista das nações com alta taxa desta enfermidade, alto índice de pacientes com tuberculose associada ao HIV/Sida e alta carga de resistência a medicamentos.

Continuar...
 
Ex-porta-voz da PRM em Gaza detido em pleno tribunal
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 28 Novembro 2017 07:38

O antigo porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Gaza, Jeremias Langa, encontra-se, desde a semana finda, encarcerado no Estabelecimento Penitenciário Provincial daquele ponto do país, acusado de tráfico de influência, nos termos da lei considerado como crime de corrupção, quando estiver envolvido um servidor público.

Continuar...
 
Reestruturação na formação de professores prossegue próximo ano e vai abranger candidatos com 12ª classe
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 23 Novembro 2017 07:13

Pelo menos 10 institutos de formação de professores passarão a formar docentes no modelo 12ª classe + 3, a partir de 2018, no país, disse Conceita Sortane, ministra da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), e explicou que o processo será faseado porque algumas instituições vocacionadas para o efeito ainda não dispõem de vagas.

Actualizado em Quinta, 23 Novembro 2017 09:56
Continuar...
 
Funcionários e membros desonestos no IPAJ exigem dinheiro a cidadãos carenciados
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 17 Novembro 2017 07:35

O Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ) tem vindo a ser vexado por alguns defensores públicos e membros, que promovem cobranças ilícitas, ignorando, deliberadamente, o facto de o Estado ter criado aquela entidade para oferecer assistência jurídica a cidadãos sem dinheiro para contratar um advogado. Sem avançar nomes dos visados nem pormenorizar as infracções cometidas pelos mesmos, a direcção da instituição confirmou, na quinta-feira (16), em Maputo, que pelo menos 10 defensores públicos estão a ser alvos de processos disciplinares que, dependendo na natureza de cada caso, podem terminar na barra da justiça.

Continuar...
 
PRM nega soltura de Manuel Tocova
Escrito por Emildo Sambo   
Segunda, 13 Novembro 2017 07:36

Ao contrário das informações difundidas, segundo as quais Manuel Tocova, ex-edil interino da cidade de Nampula, já foi restituído à liberdade, na passada sexta-feira (10), após pagamento de caução de 300 mil meticais, a Polícia da República de Moçambique (PRM), no maior circulo eleitoral do país, assegura que o polémico autarca continua nos calabouços.

Continuar...
 
Instituto de Cereais de Moçambique vai ser fiador das indústrias de processamento do milho
Escrito por Adérito Caldeira   
Segunda, 04 Dezembro 2017 08:29

O Instituto de Cereais de Moçambique(ICM) tem 6 milhões de dólares norte-americanos para usar como fiador das indústrias privadas de agro-processamento e pequenos agentes de comercialização que enfrentam dificuldades financeiras para adquirirem todo o milho produzido na recente campanha agrícola. “(...)Nós pagamos ao produtor que fornece à indústria que processa e tem 45 a 60 dias para fazer o reembolso” revelou ao @Verdade o diretor-geral da instituição, João Macaringue.

Continuar...
 
Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano censura professores promíscuos e diz que comprometem futuro de milhares de alunos
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 23 Novembro 2017 07:18

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) voltou a reconhecer, na quarta-feira (22), em Maputo, o mau relacionamento e certa promiscuidade entre os docentes e alunos e/ou estes e formadores, em particular nas instituições de formação de professores, e avisou que não vai tolerar tais práticas, mesmo que ocorram, por vezes, de maneira mais sofisticada, porque subvertem os propósitos traçados para o sucesso da instrução e formação do Homem.

Continuar...
 
“Disseminar a filosofia e o objectivo do ensino bilingue” pode ajudar as comunidades a entendê-lo
Escrito por Emildo Sambo   
Segunda, 20 Novembro 2017 07:29

As calorosas discordâncias e discussões de que o ensino bilingue em Moçambique tem alvo começam a ficar para atrás e já se vislumbram resultados promissores, concluíram, semana finda, os diferentes intervenientes na implementação deste projecto, reunidos na II conferência nacional sobe educação bilingue. Todavia, reconheceram que ainda há desafios para assegurar que se tenha alunos mais participativos nas salas de aula e aprendam, efectivamente, nas suas próprias línguas maternas e não apenas num único idioma (português) que lhes é, muitas vezes, estranho.

Continuar...
 
Línguas maternas devem estimular a aprendizagem das crianças que não percebem português nas escolas moçambicanas
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 16 Novembro 2017 08:18

O vice-ministro da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Armindo Ngunga, considera inadequado que se pense no ensino moçambicano, sobretudo nas classes iniciais, tendo como modelo o português – tido como idioma oficial, após a independência em 1975 – e argumenta uma das causas que concorrem para o abandono massivo da instrução nas zonas rurais, por exemplo, é a barreira linguística. “As salas de aula não podem ser um local de tortura [psicológica]” ou que metem medo.

Continuar...
 
PRM alinha no discurso de combate à corrupção e fala de expulsões mas sem rostos
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 09 Novembro 2017 07:21

Há uma directiva clara que consiste em incutir no povo a ideia de que o Governo está comprometido com o combate aguerrido à corrupção. É que, de algum tempo a esta parte, os membros do Executivo, incluindo o próprio chefe do Estado, Filipe Nyusi, propalam, em voz alta, tolerância zero ao mal que tem lesado o Estado em milhões de meticais. E a Polícia da República de Moçambique (PRM) alinha anunciando que ao menos 147 membros da foram expulsos, de Janeiro a Setembro do ano em curso, por alegada prática de corrupção, sobretudo extorsão na via pública. Na realidade, a distancia entre os discursos de boas intenções e o que efectivamente se faz é abismal.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 48
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.