Mais raparigas abandonam a escola em Malema
Escrito por Júlio Paulino   
Sexta, 29 Abril 2016 07:51

Pelo menos 273 raparigas abandonaram as aulas em diferentes estabelecimentos de ensino, este ano, no distrito de Malema, província de Nampula, supostamente para ajudarem os pais e encarregados de educação na machamba, facto que preocupa as autoridades de educação.

Continuar...
 
Crianças moçambicanas e do mundo vedadas acesso à educação por conta da pobreza e de suas origens
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 28 Abril 2016 07:48

Save The ChildrenO direito à educação continua a ser negado a milhares de crianças moçambicanas, em particular, havendo vários empecilhos que concorrem para tal situação. Algumas devido à pobreza e outras por conta dos seus lugares de origem. Ou seja, nascer fora do centro urbano, sobretudo num distrito recôndito, não só significa não ter energia eléctrica, acesso à saúde e estar longe de outros serviços básicos, como também é uma condenação para estar privado de ir à escola. A organização não governamental Save The Children considera este grupo social "discriminado e sem voz".

Continuar...
 
Membro sénior da Renamo escapa do assassinato em Inhambane mas em estado grave
Escrito por Emildo Sambo   
Quarta, 20 Abril 2016 08:36

O segundo vice-presidente da Assembleia Provincial de Inhambane, António Sautane Chulo, foi crivado balas na noite de segunda-feira (18), a poucos metros da sua residência, no bairro Rumbana 1, na cidade da Maxixe, num crime idêntico ao que acabou com vida do procurador Marcelino Vilanculos, também assassinado numa noite de segunda-feira (11), a tiros, dentro da sua viatura, em frente ao seu domicílio, no bairro Malhampsene, na Matola.

Continuar...
 
Acidentes de viação matam e são desconhecidas as medidas de penalização dos protagonista
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 19 Abril 2016 08:10

A sinistralidade rodoviária em Moçambique continua grave e sem medidas concretas com vista a conter as mortes que semanalmente ocorrem em diferentes estradas, parte das quais resultantes de erros humanos, sobretudo causados por condutores que ignoram os preceitos impostos pelo Código da Estrada, sem que sejam por isso penalizados.

Continuar...
 
“Executado” procurador do Ministério Público em Moçambique
Escrito por Redação   
Terça, 12 Abril 2016 08:46

Um cidadão identificado pelo nome de Marcelino Vilanculos foi assassinado, com tiros à queima roupa, no início da noite desta segunda-feira(11) no município da Matola por desconhecidos. O malogrado, que em vida exercia o cargo de procurador em Maputo, representou o Ministério Público na acusação contra vários cidadãos que acabaram por ser condenados como culpados por alguns dos raptos ocorridos na capital moçambicana. Informações não oficiais indicam que Vilanculos estaria a preparar a acusação contra um cidadão detido e indiciado de ser um dos mandantes da onda de sequestros.

Actualizado em Terça, 12 Abril 2016 11:13
Continuar...
 
Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano indignado com o insucesso no combate à gravidez precoce nas escolas
Escrito por Redação   
Segunda, 11 Abril 2016 07:51

Foto de Adérito CaldeiraJorge Ferrão, ministro moçambicano da Educação e Desenvolvimento Humano, mostrou-se, semana finda, agastado com o insucesso no combate à gravidez indesejada e precoce nos estabelecimentos de ensino, e considerou que, para além de notar uma fraca preocupação por parte da sociedade, tal situação sugere que, pese embora os apelos para que se previna este mal, continuam a faltar formas eficazes para que o mesmo não ocorra.

Actualizado em Segunda, 11 Abril 2016 15:06
Continuar...
 
Quatro indivíduos mortos por malfeitores em Nampula
Escrito por Leonardo Gasolina   
Sexta, 22 Abril 2016 09:00

Quatro cidadãos morreram em circunstâncias não esclarecidas, no último fim-de-semana, na cidade de Nampula. Populares asseguram que as vítimas foram violentadas por indivíduos de má-fé que pululam naquela circunscrição geográfica, de há tempos para cá, cometendo desmandos ante a incapacidade das autoridades policiais. Estas, porém, sacodem o capote e dizem que as vítimas perderam a vida nas mãos de populares quando pretendiam se apoderar de bens alheios.

Continuar...
 
Centenas de crianças privadas do direito à educação em Murrupula devido a guerra
Escrito por Leonardo Gasolina   
Quarta, 20 Abril 2016 08:17

Pelo menos 500 crianças matriculadas em diferentes escolas da Zona de Influência Pedagógica (ZIP) de Halaca, no distrito de Murrupula, província de Nampula, encontram-se privadas do direito à educação, devido às ofensivas militares das Forças de Defesa e Segurança (FDS) que procuram desarmar, e mesmo eliminar, os homens armados do partido Renamo que estão baseados naquela região.

Actualizado em Quarta, 20 Abril 2016 15:16
Continuar...
 
Criminosos mostram o seu vigor perante o silêncio do novo Comandante Geral da PRM, do ministro do Interior e até do mais alto magistrado de Moçambique
Escrito por Redação   
Quarta, 13 Abril 2016 08:31

Foto da Presidência da RepúblicaOs criminosos voltaram a mostrar, com os assassinatos na cidade da Beira e na cidade da Matola, que continuam vigorosos e organizados. A resposta das autoridades, Comandante Geral da Polícia, ministro do Interior e até o mesmo o Presidente da República, sempre céleres quando se tratam de membros dos partidos da oposição ou activistas da sociedade civil, é o silêncio.

Actualizado em Segunda, 18 Abril 2016 08:59
Continuar...
 
Júlio Jane substitui Comandante da polícia em Nampula
Escrito por Redação   
Segunda, 11 Abril 2016 08:06

O recém empossado Comandante Geral da Polícia da República de Moçambique(PRM) demitiu Abel Nuro do cargo de Comandante provincial de Nampula e nomeou para o seu lugar Manuel Filimão Zandamela. Oficialmente é apenas refrescamento de quadros mas o @Verdade sabe que a demissão está relacionada com as acções militares das forças governamentais no distrito de Murrupula.

Actualizado em Segunda, 11 Abril 2016 11:30
Continuar...
 
Universidade Eduardo Mondlane imortaliza Gilles Cistac e Governo incapaz de esclarecer o seu assassinato
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 18 Março 2016 07:58

ArquivoA biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) passa a chamar-se Biblioteca Gilles Cistac, em homenagem e reconhecimento da obra do constitucionalista franco-moçambicano, morto a tiros na manhã de 03 de Março do ano passado, em Maputo, quando saía de um café. Volvido um ano, os assassinos continuam ao fresco e nenhum suspeito está detido, não bastante o show off demonstrado pela Polícia, dias após a tragédia, ao propalar, através dos órgãos de comunicação social, que detivera certos indivíduos em conexão com o crime. Este é mais um crime descrito como hediondo cujo esclarecimento não se vislumbra.

Actualizado em Sexta, 18 Março 2016 10:40
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 33
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
Faixa publicitária
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.