Oásis apropria-se de terras de horticultores em Nampula
Escrito por Cristóvão Bolacha   
Quinta, 24 Julho 2014 16:02

Instalou-se um braço-de-ferro entre a empresa Oásis e alguns agricultores na Unidade Comunal de Nicutha, no bairro de Napipine, arredores da cidade de Nampula. Em causa está uma suposta ocupação ilegal do terreno no qual os horticultores garantem o sustento diário das suas respectivas famílias. Segundo apurámos, aquela firma pretende erguer um edifício comercial e uma fábrica de processamento de produtos alimentares no local.

Actualizado em Quinta, 24 Julho 2014 17:42
Continuar...
 
As feiras de Guiúa são mais do que comprar e vender
Escrito por Alexandre Chaúque   
Quinta, 24 Julho 2014 15:53

Na verdade, as feiras agro-pecuárias que se realizam em Guiúa, nos arredores da cidade de Inhambane, todas as terças e sextas-feiras, vão para além de um simples mercado de compra e venda de produtos diversos, incluindo alimentos e vestuário. Enfeirar é um acto que extravasa e torna o lugar onde acontece num ponto de encontro para o qual as pessoas se dirigem, também, para compartilhar pequenas e grandes emoções da vida. E, nessa perspectiva, a impressão que fica é a de que o negócio é apenas um pretexto. Quer dizer, nos dias indicados, a cidade vai desaguar temporariamente em Guiúa. Homens e mulheres metem-se nos “chapas”, ou em carros próprios, ou ainda a pé, numa azáfama que vai passar pela escolha dos produtos, para depois se discutirem os preços que acabam por ser aceites pelas partes envolvidas. Mas todo este enredo implica necessariamente o diálogo, que vai juntar pessoas de diferentes origens, e isso, afinal, é que torna aquele lugar um palco vital.

Actualizado em Quinta, 24 Julho 2014 17:41
Continuar...
 
Funcionários condenados por roubo de 200 mil meticais no Gurúè
Escrito por Redação Centro/ Norte   
Terça, 22 Julho 2014 14:23

Dois funcionários afectos à secretaria do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Gurúè e um contabilista da mesma instituição do Estado foram condenados a penas de dois anos de prisão e pagamento de uma multa de 10.950 meticais cada, por se ter provado o seu envolvimento num esquema de desvio de 199.978,72 meticais destinados a remunerações em atraso de alguns funcionários públicos do distrito de Gurúè, na província da Zambézia.

Actualizado em Terça, 22 Julho 2014 16:03
Continuar...
 
Secretários dos bairros envolvidos em esquema de extorsão em Nampula
Escrito por Redação Nampula   
Sábado, 19 Julho 2014 13:25

Dois secretários de bairros, Juma Ali e Olívio de Sousa Mate, são indiciados de crime de extorsão a 140 moradores do posto administrativo municipal de Natikiri, arredores da cidade de Nampula.

Actualizado em Sábado, 19 Julho 2014 13:35
Continuar...
 
EDM ameaça paralisar operações aeroportuárias em Nampula
Escrito por Redação Nampula   
Quarta, 16 Julho 2014 14:51

A Electricidade de Moçambique (EDM) poderá paralisar as operações aeroportuárias em Nampula, na sequência das dívidas acumuladas, resultantes do fornecimento da corrente eléctrica àquela instituição.

Actualizado em Quarta, 16 Julho 2014 19:35
Continuar...
 
Governo aprova Regulamento do Estatuto dos Médicos
Escrito por Redação   
Quarta, 16 Julho 2014 07:48

O Governo, reunido em Conselho de Ministros (CM), esta terça-feira (15), aprovou através de um decreto, o Regulamento do Estatuto do Médico na Administração Pública.

Actualizado em Quarta, 16 Julho 2014 08:27
Continuar...
 
A criminosa e insustentável intervenção chinesa nas florestas de Miombo em Moçambique
Escrito por Redação   
Quinta, 24 Julho 2014 09:19

A Agencia de Investigação Ambienta (EIA) divulgou um relatório sobre a exploração ilegal de madeira em Moçambique, no qual revela, em suma, que a situação é desastrosa. Em 2013, 93 porcento da extração de madeira em Moçambique foi ilegal e praticamente não existe fiscalização. As medidas que têm sido propaladas pelo Governo com vista a estancar este problema não se fazem sentir. Da mesma investigação consta ainda o facto de figuras seniores do Executivo e, por conseguinte, filiadas ao partido no poder, estarem implicadas na pilhagem de espécies de madeira e nada lhes acontece.

Actualizado em Quinta, 24 Julho 2014 10:28
Continuar...
 
Alegados membros do MDM indiciados no crime de furto em Nampula
Escrito por Redação Nampula   
Terça, 22 Julho 2014 12:49

Vinte e dois indivíduos, alegdamente membros do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), poderão responder em instâncias judiciais, indiciados de crime de furto qualificado e vandalização da sede da Direcção Social de Mutauanha, arredores da cidade de Nampula. Alguns dos indiciados foram notificados, esta segunda-feira (21), pela Polícia de Investigação Criminal (PIC) para as primeiras audições.

Actualizado em Terça, 22 Julho 2014 15:35
Continuar...
 
Abre-se um sorriso no rosto do pequeno Gregório
Escrito por Júlio Paulino   
Quinta, 17 Julho 2014 08:26

Gregório Basílio, de 12 anos de idade, nasceu com as pernas atrofiadas, facto que o impede de se locomover. Residente no posto administrativo de Imala, distrito de Muecate, na província de Nampula, o desejo do petiz era poder deslocar-se pelo recinto da sua residência sem a ajuda dos seus parentes. Recentemente, o rapaz venceu uma batalha, ao obter uma cadeira de rodas, o que vai tornar possível a realização do seu sonho de infância: ir à escola.

Actualizado em Quinta, 24 Julho 2014 17:28
Continuar...
 
Governo assume incapacidade na modernização do sistema de segurança social em Moçambique
Escrito por Redação Nampula   
Quarta, 16 Julho 2014 14:46

O Ministério do Trabalho, através do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), reconhece não dispor de capacidade técnica, para definição de políticas mais adequadas de gestão e modernização do sistema de segurança social no país. Esta posição foi defendida esta quarta-feira (16) pelo Presidente do Conselho de Administração do INSS, Francisco Mazoio, à margem da reunião nacional daquela instituição que decorre, em Nampula, sob o lema: “Modernizar o Sistema de Segurança Social Para Melhor Servir”, evento que junta quadros do sector e parceiros sociais, provenientes de todas as províncias de Moçambique.

Actualizado em Quarta, 16 Julho 2014 14:52
Continuar...
 
Primeiros barcos para Ematum estão a caminho de Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 15 Julho 2014 17:48

Cinco barcos de pesca construídos na empresa francesa Construções mecânicas da Normandia (CMN) deixaram o porto de Cherbourg, no noroeste da França, em direcção a Moçambique, onde devem chegar em meados do próximo mês de Agosto. Estes barcos de pesca são parte das 30 embarcações adquiridas pelo Governo de Moçambique, através da Empresa Moçambicana de Atum (EMATUM), no valor de 200 milhões de Euros.

Actualizado em Terça, 15 Julho 2014 19:08
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 4

Mapa da "Guerra" a partir de 21-10-2013


Ver Mapa da "guerra" a partir de 21/10/13 num mapa maior
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter semanal com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
Faixa publicitária