Mutauanha: um bairro “marginalizado”
Escrito por Cristóvão Bolacha   
Quinta, 18 Dezembro 2014 14:46

Nos últimos dias, o bairro de Mutauanha, sito nos arredores da cidade de Nampula, transformouse numa zona de insegurança. O clima de tensão caracterizado por medo e intranquilidade causados pela onda de assaltos a residências e agressões físicas na via pública está a tomar conta dos moradores daquela circunscrição geográfica, dado que são obrigados a recolher logo que anoitece. Como forma de colmatar a situação, os agentes da Polícia Comunitária intensificaram patrulhas e algumas quadrilhas já foram desmanteladas.

Actualizado em Quinta, 18 Dezembro 2014 18:01
Continuar...
 
Bairro do Aeroporto: persistem ligações eléctricas clandestinas e conflitos de terra
Escrito por Redação   
Quinta, 18 Dezembro 2014 14:34

O bairro do Aeroporto, na cidade de Maputo, tem registado de forma frequente, casos sistemáticos de ligações eléctricas clandestinas e disputa de terra, entre os vizinhos, situação agravada com a construção de muros pela calada da noite. Este conjunto de problemas tem contribuído para a ocorrência de restrições no fornecimento de energia e troca de acusações envolvendo a estrutura do bairro e os moradores.

Actualizado em Quinta, 18 Dezembro 2014 17:49
Continuar...
 
Produtores do norte procuram afirmar-se economicamente na horticultura
Escrito por Luís Rodrigues   
Quinta, 11 Dezembro 2014 17:12

Duzentas e cinquenta mil toneladas de hortícolas de diferentes variedades foram produzidas nas últimas quatro campanhas agrícolas em Nampula para o abastecimento das unidades hoteleiras e similares, incluindo alguns mercados grossistas da região norte de Moçambique. A cebola e o tomate, que constituem 29 e 31 porcento da produção global, respectivamente, são as principais fontes de rendimento dos camponeses e comerciantes informais daquela zona do país que procuram na horticultura a sua afirmação económica.

Actualizado em Quinta, 11 Dezembro 2014 18:15
Continuar...
 
Nampula regista aumento de casos de suicídio
Escrito por Redação Nampula   
Sexta, 05 Dezembro 2014 16:45

Problemas mentais, divórcio, desemprego, rejeições familiares, violência doméstica, traições, baixo rendimento económico e confirmação do diagnóstico de VIH/SIDA constituem alguns dos factores que contribuem para o aumento de casos de suicídio na província de Nampula, segundo fontes do sector de Saúde, a nível daquela região de Moçambique.

Actualizado em Sexta, 05 Dezembro 2014 19:02
Continuar...
 
Um ano depois da tragédia do voo TM 470 Moçambique continua sem saber o que realmente aconteceu
Escrito por Adérito Caldeira   
Domingo, 30 Novembro 2014 21:49

Um ano depois da queda do Embraer 190 das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) na Namíbia os moçambicanos continuam sem saber o que realmente originou o despenhamento do voo TM 470 e causou a morte dos seus 33 ocupantes a 29 de Novembro de 2013.

Actualizado em Segunda, 01 Dezembro 2014 07:38
Continuar...
 
Fátima Mocha: uma idosa hostilizada pela família
Escrito por Sérgio Fernando   
Quinta, 27 Novembro 2014 16:41

Fátima Mocha, cuja idade desconhece, é um exemplo da hostilização de indivíduos da terceira idade na sociedade moçambicana, que se caracteriza pela rejeição e consequente marginalização. O repúdio a que a idosa está sujeita no seio da sua própria família agravase com as constantes acusações de prática de feitiçaria. A esmola é a única fonte de rendimento para a sua sobrevivência.

Actualizado em Quinta, 27 Novembro 2014 18:13
Continuar...
 
Bairro do Aeroporto: um autêntico palco de criminalidade
Escrito por Coutinho Macanandze   
Quinta, 11 Dezembro 2014 17:54

O Bairro do Aeroporto “A”, na cidade de Maputo, nos dias que correm, transformou-se num verdadeiro palco de criminalidade diversa, nomeadamente assaltos a residências e pessoas nos vários becos existentes, considerados campos de morte, agressões físicas, e recentemente violação sexual e assassinatos macabros.

Actualizado em Quinta, 11 Dezembro 2014 18:07
Continuar...
 
Reclusos da Cadeia Civil de Nacala-Porto reclamam melhores condições de vida
Escrito por Redação Nampula   
Segunda, 08 Dezembro 2014 09:58

Reclusos da Cadeia Distrital de Nacala-Porto, também conhecida por Cadeia Civil, vivem em condições deploráveis que consistem na falta de alimentação adequada, precárias condições de higiene e de saúde, falta de água, entre outros problemas que concorrem para contraírem doenças tais como diarreias, tosse, malária e até mesmo VIH/SIDA em virtude da falta de meios de protecção.

Actualizado em Segunda, 08 Dezembro 2014 10:51
Continuar...
 
Ritos de iniciação são a causa dos casamentos prematuros
Escrito por Virgilio Dengua   
Quinta, 04 Dezembro 2014 15:08

Em algumas regiões de Moçambique, principalmente nas zonas rurais, as raparigas são precocemente submetidas a ritos de iniciação, incutindo nelas uma consciência adulta. Por razões culturais, elas sentem-se prontas para contrair matrimónio antes de atingirem os 18 anos de idade.

Actualizado em Quinta, 04 Dezembro 2014 15:57
Continuar...
 
Criminosos põem residentes de Guava em pânico
Escrito por Intasse Sitoe   
Quinta, 27 Novembro 2014 16:46

Os moradores do bairro Guava, no distrito de Marracuene, na província de Maputo, estão agastados com os roubos a residências e estabelecimentos comerciais que ocorrem desde o início de Novembro corrente com o recurso a armas de fogo e instrumentos contundentes, no quarteirão 5A, constituído por 600 casas. Vive-se momentos de verdadeiro pânico.

 

Actualizado em Quinta, 27 Novembro 2014 18:14
Continuar...
 
Mortes por estupro “perseguem” moradores “Luís Cabral” e exigem detenção dos malfeitores
Escrito por Intasse Sitoe   
Terça, 25 Novembro 2014 18:48

Os habitantes do bairro Luís Cabral, vulgo Xinhambanine, na capital moçambicana, não esquecem o terror vivido nos dias 16, 19, 27 de Junho e 17 de Julho deste ano, datas em que um grupo de malfeitores ainda a monte protagonizou uma vaga de assaltos a residências, em estabelecimentos comerciais, agressões físicas e estupros que culminaram com a morte de, pelo menos, quatro raparigas.

Actualizado em Quarta, 26 Novembro 2014 11:12
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 15
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter semanal com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
Faixa publicitária
 

@Verdade Newsletter

Quer receber todas semanas no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.
Faixa publicitária