Ministro Tonela negoceia Mpanda Nkuwa e gasoduto Palma – Gauteng com homólogo sul-africano
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 27 Fevereiro 2020 20:15

O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Ernesto Max Elias Tonela, recebeu esta semana o seu homólogo da África do Sul, Gwede Mantashe, num encontro sem declarações públicas. O @Verdade apurou que a viabilização da barragem de Mpanda Nkuwa e do gasoduto Palma – Gauteng foram alguns dos projectos energéticos regionais abordados.

Actualizado em Sexta, 28 Fevereiro 2020 08:07
Continuar...
 
Banco de Moçambique adia novamente retoma da economia por mais 2 meses
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 27 Fevereiro 2020 20:08

Como era expectável o Banco de Moçambique (BM), reunido no seu primeiro Comité de Política Monetária (CPMO) de 2020, não mexeu em nenhuma das suas taxas de referência mantendo a retoma da actividade económica em suspenso por pelo menos mais 2 meses enquanto se aguarda pelo Plano Quinquenal do Governo de Filipe Nyusi assim como pelos Plano Económico e Social e Orçamento de Estado para este ano.

Continuar...
 
Regresso das Linhas Aéreas de Moçambique à Lisboa adiado para Junho
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 25 Fevereiro 2020 22:12

Foto de Adérito CaldeiraO desejo do Presidente Filipe Nyusi que as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) voltem a voar para Lisboa foi adiado. “Nós originalmente tínhamos planeado começar este voo em fins de Março, conseguimos os slots em Lisboa há 3 dias atrás por isso é que vamos iniciar em Junho”, justificou o director geral das LAM, João Carlos Pó Jorge, que não conseguiu projectar que receitas adicionais esta nova rota trará para companhia de bandeira nacional que está em falência técnica há 5 anos.

Actualizado em Quarta, 26 Fevereiro 2020 07:34
Continuar...
 
Mortos pelo coronavírus chegam aos 2.445, Moçambique não tem nenhum caso suspeito mas 215 cidadãos estão em quarentena
Escrito por Adérito Caldeira   
Domingo, 23 Fevereiro 2020 21:23

Já são 2.445 as vítimas mortais pelo coronavírus (COVID-19), 17 delas fora da China, desde que o surto foi declarado há 56 dias. Existe apenas um doente em África, porém a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou no sábado (22) que os sistemas de saúde do continente africano estão mal preparados para enfrentar a epidemia caso a doença entre nos seus países. Em Moçambique as autoridades rastrearam mais 113 mil viajantes desde 22 de Janeiro, independentemente da sua nacionalidade, entre os quais 215 estavam em quarentena.

Actualizado em Segunda, 24 Fevereiro 2020 07:15
Continuar...
 
Electricidade condiciou emissão de Passaportes e DIREs
Escrito por Adérito Caldeira   
Domingo, 09 Fevereiro 2020 21:13

Foto de Adérito CaldeiraO Serviço Nacional de Migração (SENAMI) revelou ao @Verdade os atrasos verificados na emissão de Passaportes e Documento de Identificação e Residência para Estrangeiros (DIRE), entre Junho e Dezembro, deveram-se a “cortes constantes de energia na zona do Centro de Produção de Documentos”, desde meados de Janeiro os problemas “estão solucionados”.

Actualizado em Segunda, 10 Fevereiro 2020 07:49
Continuar...
 
Banco Mundial ignora conflitos armados em Moçambique e deixa “orientações” para PQG de Nyusi
Escrito por Adérito Caldeira   
Segunda, 03 Fevereiro 2020 20:55

Ignorando os conflitos armados no Centro e Norte do país o Banco Mundial assinalou que após enfrentar dos ciclones Idai e Kenneth, Moçambique “olha para o futuro com avanços significativos já alcançados em termos de estabilidade económica e reforço das reservas externas”. Único Parceiro de Desenvolvimento que não suspendeu o apoio ao Orçamento de Estado, apesar das dívidas ilegais, a instituição financeira multilateral deixou “orientações” claras para o Plano Quinquenal do 2º mandato de Filipe Nyusi.

Actualizado em Terça, 04 Fevereiro 2020 07:43
Continuar...
 
África do Sul suspende venda de sardinha enlatada também consumida em Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 27 Fevereiro 2020 05:40

O Regulador sul-africano de Especificações Obrigatórias na industria e comércio ordenou nesta segunda-feira (24) a suspensão da venda de sardinhas enlatadas em molho de tomate e molho de piri-piri e a sua retirada das prateleiras de todos as lojas para salvaguardar “segurança dos consumidores”. Estes produtos são vendidos em Moçambique nos principais supermercados, nas pequenas lojas e no mercado informal.

Actualizado em Quinta, 27 Fevereiro 2020 05:52
Continuar...
 
Nenhum banco estrangeiro empresta dinheiro a ENH mesmo com Garantia Soberana
Escrito por Adérito Caldeira   
Segunda, 24 Fevereiro 2020 22:58

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) não conseguiu obter financiamento de nenhuma das instituições financeiras que abordou durante o ano passado para financiar a sua participação no Consórcio que vai explorar o Gás Natural Liquefeito (GNL) existente no Campo de Golfinho Atum, mesmo tendo uma Garantia Soberana do Estado moçambicano.

Actualizado em Terça, 25 Fevereiro 2020 07:15
Continuar...
 
Banco Mundial injecta 75 milhões de dólares na nova Secretaria de Estado da Juventude e Emprego de Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 18 Fevereiro 2020 22:11

Foto da Presidencia da RepúblicaApós investir na continuidade do partido Frelimo e na reeleição de Filipe Nyusi o Banco Mundial aprovou a injecção de 75 milhões de dólares na nova Secretaria de Estado da Juventude e Emprego de Moçambique que até Abril deverá lançar o Projecto “Moçambique: Desenvolvimento e Empoderamento para Jovens”.

Actualizado em Quarta, 19 Fevereiro 2020 07:24
Continuar...
 
Um ano depois do Idai e do Kenneth a reconstrução ainda não recomeçou em Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 06 Fevereiro 2020 23:49

Foto de Adérito CaldeiraQuase um ano após os ciclones Idai e Kenneth massacrarem o Centro e o Norte de Moçambique a reconstrução das habitações, instituições públicas, estradas e outras infra-estruturas ainda não começou. “É importante encontrarmos a saída para que o ano de 2020 seja de arranque efectivo das acções de reconstrução no terreno” declarou o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos após reunir-se com os Parceiros de Desenvolvimento. No ano passado foram apenas realizadas acções de emergência que custaram cerca de 162 milhões de dólares, para este ano a perspectiva é investir 189 milhões de dólares norte-americanos.

Continuar...
 
União Europeia combate desnutrição crónica em Moçambique gastando dinheiro em debates e publicidade
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 29 Janeiro 2020 20:17

Foto de Adérito CaldeiraEnquanto milhões de crianças moçambicanas sofrem de desnutrição crónica, e agora existem milhares a padecer de pelagra, a União Europeia (UE) gasta dinheiro em debates e publicidade para que influenciar o Governo de Filipe Nyusi a materializar a “fome zero”.

Actualizado em Quinta, 30 Janeiro 2020 13:22
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 66
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.