Mais crianças passaram de classe em 2016 mas Filipe Nyusi exige domínio de leitura de escrita
Escrito por Emildo Sambo   
Segunda, 23 Janeiro 2017 07:59

Dados preliminares divulgados há dias pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) indicam que, em 2016, a 5a e 7a classes registaram o melhor aproveitamento pedagógico dos últimos três e cinco anos, ao atingir 77 e 80%, respectivamente. Porém, em termos absolutos, muitas crianças chumbaram em relação à alfabetização e ao ensino secundário. Aliás, neste último, a situação também não é de todo satisfatória, porque, segundo reconheceu o Presidente da República, Filipe Nyusi, prevalecem as reprovações em massa.

Continuar...
 
Chuva volta a desalojar moçambicanos e Inhambane está em alerta vermelho
Escrito por Redação   
Sexta, 20 Janeiro 2017 09:21

Foto de Cidadão RepórterO país está novamente a ser transfigurado, a pouco e pouco, pelas intempéries que prolongar-se-ão até Março próximo. Mais de 70 mil pessoas encontram-se com as mãos à cabeça, sem eira nem beira, nas zonas seriamente afectadas pela chuva acompanhas de ventos e trovoadas. A província de Inhambane está mergulhada um caos que levou à activação do Alerta Vermelho. Desde quarta-feira (18), o país em alerta laranja, que vigora em paralelo com o alerta vermelho no sul e centro, no decretado no ano findo, no âmbito da assistência a mais de 1,5 milhão de pessoas afectadas pela seca e fome.

Actualizado em Sexta, 20 Janeiro 2017 10:19
Continuar...
 
Estudantes Universidade Pedagógica em Nampula queixam-se de mau ambiente no ensino
Escrito por Júlio Paulino   
Quinta, 19 Janeiro 2017 07:47

A superlotação das turmas, sobretudo nos cursos pós-laboral, a existência de docentes que supostamente forçam alunas a irem à cama com eles em troca de notas, as ameaças e perseguição, a venda de notas e a existência de professores faltosos são alguns dos problemas que tiram sono aos estudantes da Universidade Pedagógica (UP), delegação de Nampula. Eles alegam que tal cenário influencia sobremaneira no baixo aproveitamento pedagógico e na fraca qualidade de ensino.

Continuar...
 
Chuva que inundou Maputo quase não aumentou água no rio Umbeluzi
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 17 Janeiro 2017 07:47

Os cerca de 100 milímetros de precipitação que caíram entre domingo(15) e segunda-feira(16) na cidade e província de Maputo, inundando várias estradas e residência, e até causando a morte de três pessoas, quase não aumentaram a água disponível no rio Umbeluzi.

Continuar...
 
Mais um agente da Polícia mata criança e foge na Beira
Escrito por Redação   
Sexta, 13 Janeiro 2017 08:47

Uma criança de 10 anos de idade morreu vítima de bala disparada por um membro da Polícia da República de Moçambique (PRM), durante uma operação que supostamente visava recuperar bens roubados, na terça-feira (11), na cidade da Beira, província de Sofala. O autor do tiro, cuja identidade não foi revelada, colocou-se em fuga deixando a criança e a família da mesma à sua própria sorte.

Continuar...
 
Cinco cidadãos detidos na posse de pontas de marfim em Nampula
Escrito por Júlio Paulino   
Sexta, 13 Janeiro 2017 08:38

Cinco cidadãos moçambicanos estão a ver o sol os quadradinhos, desde a passada quarta-feira (04), nas celas do distrito de Lalaua, província de Nampula, acusados de posse de quantidades não especificadas de pontas de marfim. Um outro grupo 13 indivíduos considerados delinquentes perigosos foi também encarcerado.

Continuar...
 
Malária ainda impõe trabalho árduo à Saúde mas tende a matar menos
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 20 Janeiro 2017 09:18

As mortes por malária, um dos principais problemas de saúde pública em Moçambique, reduziram de 2.467, no ano antepassado, para 1685, no ano findo. Porém, há muito trabalho ainda por fazer nas comunidades para evitar o aumento do contágio, que entre os dois períodos em analise engrossaram de 5.800.733 casos para 6.191.260. No que tange à diarreia e cólera, houve diminuição, quer nas mortes, quer nas contaminações.

Continuar...
 
Direcção de Identificação Civil desdramatiza dificuldade dos moçambicanos para obter BI
Escrito por Emildo Sambo   
Quarta, 18 Janeiro 2017 08:11

Obter Bilhete de Identidade (BI), sem o qual o cidadão fica privado do acesso a vários serviços, continua um autêntico calvário e, por conseguinte, um luxo para milhares de moçambicanos, sobretudo os que vivem a dezenas de quilómetros das capitais provinciais. Todavia, a Direcção Nacional de Identificação Civil (DNIC) suaviza o problema alegando que está minimizado e os guichés já não abarrotam de gente que procura por este documento.

Continuar...
 
Pai indiciado de envenenar mortalmente três filhos em Gaza
Escrito por Emildo Sambo   
Segunda, 16 Janeiro 2017 06:48

Uma criança de três anos de idade escapou de um envenenamento, supostamente perpetrado pelo próprio pai, na semana passada, no distrito de Chókwè, província de Gaza. Porém, os seus três irmãos, também menores de idade, não tiveram a mesma sorte.

Continuar...
 
Época chuvosa causa primeira vítimas em Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Sexta, 13 Janeiro 2017 08:44

A época das chuvas ainda vai a meio em Moçambique e começam a ser contabilizadas as primeiras três vítimas mortais, por outro lado, para além dos habituais estragos nas estradas de má qualidade e casas de construção precária já existem escolas afectadas pela chuva e força dos ventos. Para os próximos dias, as autoridades alertam para a subida do nível das bacias do Limpopo, Búzi e Púngoè.

Continuar...
 
UP veda novos ingressos à Faculdade de Ciências de Saúde em Inhambane
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 12 Janeiro 2017 08:24

A partir deste ano, a Universidade Pedagógica (UP) não admite novos ingressos ao curso de Ciências Médicas, actualmente frequentado por 96 estudantes, na Faculdade de Ciências de Saúde, na cidade da Maxixe, província de Inhambane, por alegada questões de restruturação institucional.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 43
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.