Custa caro graduar na UEM
Escrito por Redação  em 21 Março 2011
Share/Save/Bookmark

A cerimónia de graduação na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) passará a custar quatro vezes mais caro. Se no passado os estudantes daquela instituição de ensino superior público despendiam 1000 meticais, agora terão de gastar 5.500 meticais.

Em reacção à situação da subida da taxa a pagar pelos estudantes finalistas que pretende participar de uma cerimónia de graduação – um momento impar e indispensável para todos os recém-formados -, numa pequena nota, Neldo Ananias Langa escreve, num tom sarcástico: “Depois dos EUA, França e Inglaterra bombardearem a Líbia, chegou a vez da Universidade Eduardo Mondlane bombardear os pobres. A UEM está a cobrar 5.500 meticais para participação na cerimónia de graduação”.

Neldo Langa levanta algumas questões: “ (…) Isso é um abuso. Onde é que as pessoas irão obter esse valor? E os estudantes bolseiros que recebem 1.350 meticais como irão pagar? O que é que a ‘maldita’ Associação dos Estudantes Universitários fez para evitar essa palhaçada do padre [o reitor] e os seus comparsas?”

Engrossado o coro de desapontamento, um grupo de comentadores deixou ficar a sua opinião em relação à exorbitante taxa. Alguns já vaticinam que as próximas graduações serão um fracasso, chegando a afirmar que se trata de “uma exclusão social”, uma vez que grande parte dos estudantes não dispõe de condições financeiras para suportar o custo da cerimónia de graduação, além de outros itens necessários para o efeito. “Isso é uma forma de exclusão social. (…) Com as medidas de contenção no país, muita gente vai optar por não participar na graduação, e será uma vergonha”, comenta Cremildo Yotamo.

Outro comentador de nome Kamal Badrú diz: “ (…) podes ter a certeza que irá ser um fracasso, devido à ausência”. O autor da nota, Neldo Langa, afirma que: “Por mim ninguém deveria participar nessa cerimónia (…) afinal, onde estamos? Ou é uma universidade pública, ou é privada (…) estão a implementar valores absurdos para graduação. Não sei quanto é que as privadas têm cobrado para essas cerimónias, mas não dá para compara-las. Indirectamente, estão querendo dizer que a educação é só para quem tem dinheiro”.

E outros comentadores apontam o dedo a Associação dos Estudantes Universitários, acusando-a de letargia, além de não se preocupar com os problemas de estudantes da mais antiga instituição de ensino superior do país. “AEU? Esquece isso companheiro, nunca funcionou essa brincadeira, e é, por isso, que fizemos aquela greve, que duvido que esses tipos de agora consigam fazer. As instituições reclamam dos custos por isso aumentam os preços, quando o pobre reclama aumento salarial, reclama”, diz Genneth Zalas.

“É isso que chamam de universidade pública! Com essa taxa só pode ser privada. A AEU não funciona, se eu fosse o presidente da associação, marcava uma reunião com todos estudantes (…)”, comenta Pires Langa.

Comentários   

 
0 #1 Mucuchele Chaincomo 22-03-2011 12:49
Se enquanto estudantes e membros de uma Associação, não fazem absolutamente nada para defender os seus interesses, que farão os mesmos após graduados, para defender os interesses do País?

Deviam mais é, cancelar suas matriculas e ceder espaço a quem quer realmente ser cidadão e servir o País.
Citar
 
 
0 #2 Rosendo Mate 23-03-2011 13:00
por este meio!!! venho juntar as vozes que contestam a nova tabela de inscrição para a graduação. sou recém-formado pela universidade publica (UEM)pela FLCS em Historia e estranhamente, fiquei surpreendido com a pouca vergonha do Padre e Velho Couto, (com todo o respeito)e desde já endereço as minhas sentidas condolências antecipadas!
no ano passado, se a memoria não me Trai o "CAMARADA EDSON MACUACUA" e seus comparsas do meu querido Partido "que fez e Faz" graduaram não mexeram no bendito preçário de inscrição para a graduação!! porque não haveria "subsidio de graduação" e teriam de sacrificar os seus bolso LOGO o preço obrigatoriament e tinha de se manter.

isso é uma vergonha
um absurdo!!!

por estas e outra questões que o estudante da UEM teve e tem de passar por arrogância, falta de respeito e consideração actos protagonizados por dirigentes desta Instituição, pretendemos desde já colocar um BASTA a esta situação a BOICOTARMOS, repito BOICOTARMOS a cerimonia.

estranho!!! parece a revolução moçambicana será feita por estudantes recem-formados, que para alem da falta de emprego, habitação e sem sequer um plano ou horizonte para o futuro, não pensará duas vezes para aderir o movimento. "COMANDOS invisível"

sem mais thanks.

Citar
 
 
0 #3 Humberto Zandamela 06-04-2011 08:14

Que vergonha Nacional! O Estudante, mormente o de regime pos-laboral passa os quatro anos a ser "torturado" com propinas e mensalidades. Chegado o momento crucial, de graduacao ainda fica penalizado com estas medidas!

Senhor Magnifico Reitor,como foi possivel deixar passar esse tipo de proposta, estaria a UEM implementar as medidas de "viragem" de que tanto se debateu na imprensa!!!

Que sentimento! depois de terem adiado o sonho de muitos finalistas que esperavam graduar na primeira cerimonia de 2011?
Citar
 
 
+1 #4 david augusto 27-01-2012 15:49
Ixo tão a tentar impedr k todos os universitários participem na graduaçao,nao se justifique que cobrem esse todo tako,sabem voces esse tako k estao a cobrar é muito mas será k pensaram antes d decidirem isso? 5.500 sinceramente caros compatriotas é elícito absurdo,mas o que ék tem d importante numa cerimónia d graduaçao
Citar
 
 
+1 #5 Guest 09-06-2012 08:26
Sinto-me bastante acabrunhado pelo desastroso comportamento dos membros da ''associação de alguns estudantes universitários' ' que nada fazem para parar com a "brincadeira" do magnífico Reitor que sem dó e nem piedade criou meios para que os estudantes menos favorecidos não acistam a cerimonia de graduação e suplico a imediata resolução deste "problema".
Citar
 
 
0 #6 Joao Sicavele 23-11-2014 11:13
Mas esse ta de mais,se sao estudantes como vao arranjar tanto dinheiro assim...?
Citar
 
 
0 #7 Bernd 17-11-2017 17:40
Episode Ignis will release in December 2017.

my weblog :: final fantasy xv cheats: https://www.npmjs.com/package/finalfantasyxvhacknosurvey
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 21
FracoBom