Bancos mantém descrença no fim da crise e não mexem nos seus spreads desde Outubro
Escrito por Adérito Caldeira   
Segunda, 04 Março 2019 07:28

No seguimento dos “riscos e incertezas” evocados pelo Banco de Moçambique (BM) para interromper a redução das taxas de referência a Prime Rate do Sistema Financeiro para o mês de Março é a mesma do mês passado. Indiferentes ao “pós-crise” político continuam os bancos comerciais que não mexem nos seus spreads desde Outubro de 2018.

Actualizado em Quarta, 06 Março 2019 07:44
Continuar...
 
“Quando olhamos para os chineses só vemos as lojas mas esquecemos envolvimento no sector de petróleo e gás”, Chuma Nwokocha
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 20 Fevereiro 2019 04:19

Foto de Fim de SemanaO Standard Bank acaba de criar, na sua sede em Maputo, “um espaço especialmente dedicado para o atendimento de empresários chineses”, revelou o Administrador delegado do terceiro maior banco comercial em Moçambique desmistificando que “quando olhamos para os chineses só vemos as lojas mas esquecemos, por exemplo, o envolvimento em grandes investimentos como no sector de petróleo e gás”. A fábrica flutuante de gás natural liquefeito que irá extrair gás na Área 4 da Bacia do Rovuma tem financiamento chinês.

Actualizado em Quinta, 28 Fevereiro 2019 07:33
Continuar...
 
Dívida Pública Interna ultrapassou 26,7 por cento do Produto Interno Bruto e continua aumentar
Escrito por Adérito Caldeira   
Sexta, 15 Fevereiro 2019 07:24

A Dívida Pública Interna, que em 2017 ultrapassou os 26 por cento do Produto Interno Bruto, continua a aumentar, entre Dezembro de 2018 e Janeiro de 2019 cresceu em mais 509 milhões de meticais de acordo com o Banco de Moçambique (BM).

Actualizado em Terça, 19 Fevereiro 2019 08:01
Continuar...
 
Empresários moçambicanos assustados com aumento das Reservas Obrigatórias em divisas no BM
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 12 Março 2019 06:25

A Confederação das Associações Económicas (CTA) considera que a decisão do Banco de Moçambique (BM) de aumentar o coeficiente de Reservas Obrigatórias em moeda estrangeira de 27 para 36 por cento “pode constituir um susto para a economia” e por isso o sector que deveria ser produtivo, mas na realidade é rendeiro e revendedor apela “para um gradualismo para medidas futuras desta natureza”.

Actualizado em Segunda, 18 Março 2019 08:01
Continuar...
 
Novas regras para horas extras na Função Pública em Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 16 Janeiro 2019 06:41

Foto de Adérito CaldeiraO Governo de Filipe Nyusi decidiu reforçar os mecanismos de controlo das horas extras na Função Pública impondo que “é remunerada na base da tarifa horária que corresponder ao vencimento do funcionário, não devendo ultrapassar um terço do seu vencimento mensal”, as horas extraordinárias não podem ser acumuladas “devendo efectuar-se o respectivo pagamento no mês imediato” e não podem ser pagas “aos funcionários que exerçam cargo de direcção e chefia”.

Actualizado em Sexta, 18 Janeiro 2019 06:35
Continuar...
 
INSS contribui com 350 mil meticais para apoio às vitimas do ciclone Idai
Escrito por www.fimdesemana.co.mz   
Segunda, 25 Março 2019 00:28

Foto de Fim de SemanaO Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) efectuou, na quinta-feira, 21 de Março, a entrega de um cheque no valor de 350 mil meticais ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), como sua contribuição no apoio às vítimas do ciclone Idai, que se abateu sobre a região Centro do País.

Actualizado em Segunda, 25 Março 2019 07:48
Continuar...
 
Inflação vai voltar a subir em Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 27 Fevereiro 2019 07:42

Banco de MoçambiqueA inflação em Moçambique, medida pelo Índice de Preços no Consumidor apenas em três principais cidades, vai voltar a subir “podendo manter-se estável em torno de 6 por cento e 7 por cento no último trimestre de 2019”, prevê o Banco de Moçambique. A ver até quando o Governo consegue manter os preços da energia eléctrica e dos combustíveis líquidos.

Actualizado em Terça, 05 Março 2019 07:44
Continuar...
 
EDM pagou “contabilisticamente” 4,9 biliões em dívida com HCB
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 21 Março 2019 07:24

A Electricidade de Moçambique (EDM) “limpou” do seu balanço 4,9 biliões de meticais em dívidas acumuladas com a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), no entanto o @Verdade apurou que não houve dinheiro envolvido.

Actualizado em Segunda, 25 Março 2019 08:05
Continuar...
 
Metical em depreciação antecipa Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 06 Fevereiro 2019 22:17

Foto de Adérito CaldeiraApesar do Banco de Moçambique (BM) garantir que a detenção do ex-ministro Manuel Chang não gerou “alterações de relevo” na economia o facto é que o metical continua em depreciação, a 28 de Dezembro cada dólar custava 62,09 e hoje esteve cotado a 62,78 meticais, o que forçou a antecipação da reunião do Comité de Política Monetária (CPMO).

Actualizado em Segunda, 11 Fevereiro 2019 08:09
Continuar...
 
AdeM reforça abastecimento de água à zona norte da cidade de Maputo
Escrito por www.fimdesemana.co.mz   
Segunda, 25 Março 2019 00:31

Foto de Fim de SemanaNo âmbito da operacionalização dos furos de Intaka, a Águas da Região de Maputo (AdeM) em parceria com o FIPAG-Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água, está a efectuar obras de aumento da capacidade de transporte, com a conexão à linha principal em Dn500, na Avenida de Moçambique, com vista ao reforço do abastecimento de água à zona norte da cidade de Maputo, que parte da Missão Roque até ao bairro do Jardim.

Actualizado em Segunda, 25 Março 2019 00:34
Continuar...
 
Standard Bank abre conta solidária e apoia com bens vítimas do ciclone Idai
Escrito por www.fimdesemana.co.mz   
Segunda, 25 Março 2019 00:25

Foto de Fim de SemanaCom vista a suprir as necessidades das vítimas do ciclone Idai, o Standard Bank doou, na sexta-feira, 22 de Março, em Maputo, bens alimentícios, material de higiene, entre outros.

Actualizado em Segunda, 25 Março 2019 07:49
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 113
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
@Verdade
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.