Ajuda de emergência à Moçambique e avanços nos projectos da ExxonMobil e Anadarko reanimam economia
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 11 Junho 2019 07:39

PMI do Standard BankA pouca ajuda de emergência que Moçambique recebeu para fazer face ao impacto dos ciclones Idai e Kenneth ajudaram a reanimar a economia durante o mês de Março, aponta o índice Purchasing Managers’ Index (PMI) do Standard Bank que indica ainda que aprovação do Plano de Desenvolvimento do projecto da ExxonMobil e a marcação da Decisão Final de Investimento da Anadarko contribuíram “para o aumento do sentimento positivo e da actividade empresarial”.

Actualizado em Quinta, 13 Junho 2019 08:05
Continuar...
 
Credores da EMATUM consideram que decisão do Constitucional de Moçambique não afecta reestruturação em curso com Governo
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 05 Junho 2019 21:59

Foto de Adérito CaldeiraOs credores da Empresa Moçambicana de Atum (EMATUM) consideram que a decisão do Conselho Constitucional de confirmar a ilegalidade do empréstimo contraído em 2013 não afecta as negociações em curso com o Governo de Filipe Nyusi pois essa dívida foi legalizada como dívida soberana de Moçambique em 2015. O Ministério da Economia e Finanças disse ao @Verdade ainda estar “analisar o Acórdão”.

Actualizado em Segunda, 10 Junho 2019 08:12
Continuar...
 
EDM corta energia à “Casa do Povo” por dívidas
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 06 Junho 2019 22:23

A Electricidade de Moçambique (EDM) cortou o fornecimento de energia eléctrica à Assembleia da República (AR) devido a facturas em dívida há vários meses. O @Verdade apurou que a chamada “Casa do Povo” tem estado a funcionar através de um gerador desde o início da semana no entanto Verónica Macamo, a Presidente do órgão de soberania, disse: “Não tenho conhecimento”.

Actualizado em Quarta, 12 Junho 2019 07:35
Continuar...
 
Banco de Moçambique e bancos comerciais continuam na expectativa... e não mexem nas taxas de juro
Escrito por Adérito Caldeira   
Sexta, 31 Maio 2019 07:36

O Banco de Moçambique (BM) assim como os bancos comerciais continuam na expectativa sobre o que Filipe Nyusi vai fazer para reanimar a economia e mantiveram a Prime Rate do Sistema Financeiro no mesmo valor de Fevereiro, deixando as taxas de juro acima dos 20 por cento. Irá o Governo fazer um orçamento rectificativo ou esticar este que é deficitário até a tomada de posse do vencedor das Eleições Gerais em 2020?

Actualizado em Segunda, 03 Junho 2019 08:08
Continuar...
 
Censo desmente 1,5 milhão de novos postos criados por Nyusi
Escrito por Adérito Caldeira   
Sexta, 17 Maio 2019 07:20

Os resultados definitivos do Censo de 2017 indicam que existem apenas 1.181.003 cidadãos com “emprego digno” em Moçambique, desmentindo o 1,5 milhão de novos postos de trabalho que o Governo de Filipe Nyusi afirma ter criado desde 2015.

Actualizado em Quinta, 23 Maio 2019 07:21
Continuar...
 
REO confirma que Governo está financiar défice com Dívida Interna
Escrito por Redação   
Domingo, 19 Maio 2019 22:25

O Relatório de Execução do Orçamento (REO) confirma as constatações do @Verdade que o Governo de Filipe Nyusi está a financiar a sua despesa maioritariamente com Dívida Pública Interna, foram 5,4 biliões só no 1º trimestre do corrente ano.

Actualizado em Sexta, 24 Maio 2019 07:27
Continuar...
 
Nyusi reitera que Lei do Conteúdo Local está refém das petrolíferas que vão explorar gás em Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Segunda, 10 Junho 2019 07:46

Foto da Presidência da RepúblicaO Presidente da República reiterou no passado sábado (08) que a Lei do Conteúdo Local, que há 12 anos tem vindo a ser adiada por sucessivos governos do partido Frelimo, está refém da vontade das petrolíferas que vão explorar o gás natural existente em Cabo Delgado. “Ainda na semana passada tivemos mais alguns encontros com os mega-projectos neste aspecto, a lei está a ser trabalhada” declarou Filipe Nyusi, adiando a aprovação do dispositivo legal para o próximo mandato.

Actualizado em Domingo, 16 Junho 2019 22:18
Continuar...
 
Governo continua adiar Lei do Conteúdo Local em Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 21 Maio 2019 01:06

A pouco menos de 1 mês de ser anunciado o maior investimento directo estrangeiro de sempre em Moçambique o Governo de Filipe Nyusi continua a adiar a Lei de Conteúdo Local para proteger as empresas moçambicanas. “Fizemos as alterações que foram recomendadas e estamos a devolver para os tomadores de decisão”, revelou ao @Verdade o diretor nacional de Estudos Económicos e Financeiros no Ministério da Economia e Finanças.

Actualizado em Quarta, 12 Junho 2019 07:34
Continuar...
 
Maioritariamente jovens: Desde 2015 formados mais de 650.000 moçambicanos
Escrito por www.fimdesemana.co.mz   
Segunda, 17 Junho 2019 07:11

Foto de Fim de SemanaO vice-ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Oswaldo Petersburgo, instou, recentemente, aos centros de formação profissional públicos e privados a apostarem continuamente na qualidade, para que estejam alinhados às necessidades do mercado.

Continuar...
 
Estação de Tratamento de Água de Umbelúzi: AdeM sensibiliza comunidades circunvizinhas bem como crianças sobre a importância da água
Escrito por www.fimdesemana.co.mz   
Segunda, 17 Junho 2019 07:07

Foto de Fim de SemanaPor ocasião do Dia Internacional da Criança, a empresa Águas da Região de Maputo (AdeM) ofereceu, no último sábado, 15 de Junho, um almoço e brindes a mais de 150 petizes residentes nas comunidades em redor da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Umbelúzi, no distrito de Boane, província de Maputo.

Actualizado em Segunda, 17 Junho 2019 07:14
Continuar...
 
Standard Bank em destaque na cimeira empresarial África-Estados Unidos
Escrito por www.fimdesemana.co.mz   
Quinta, 13 Junho 2019 22:05

África na iminência do "boom" do Gás Natural Liquifeito (LNG) e a promoção da industrialização no sector de bens de consumo, constituem os temas sobre os quais o Standard Bank se vai debruçar, durante a cimeira empresarial África-Estados Unidos, a realizar-se, de 18 a 21 de Junho, em Maputo, sob o lema "Reforçar uma parceria resiliente e sustentável".

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 124
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
UBA Cambio Diario
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.