Tráfico de pessoas: uma realidade (in)visível em Moçambique
Escrito por www.fimdesemana.co.mz   
Sexta, 20 Setembro 2019 07:23

Para formular consensos na perspectiva de desenhar projectos concretos, com vista a despertar a atenção da sociedade sobre a ocorrência de casos de tráfico de pessoas, para a exploração sexual e laboral e suas manifestações em Moçambique, diversos actores sociais, entre personalidades e instituições, reuniram-se, na quarta-feira, 18 de Setembro, em Maputo.

Continuar...
 
Flexibilização de reservas obrigatórias “vai libertar um pouco mais liquidez para aplicar em créditos” em Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Segunda, 16 Setembro 2019 21:23

O Banco de Moçambique (BM) flexibilizou a forma de constituição de reservas obrigatórias pelos bancos comerciais. Para administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, “é uma notícia bem vinda pelos bancos porque vai libertar um pouco mais liquidez para aplicar em créditos para os nossos clientes”. Dados mais recentes do banco central indicam que o “crédito ao sector privado mantém um crescimento positivo mas ainda baixo perante acções de reestruturação da carteira de empréstimos e a contínua contracção da componente em moeda externa”.

Actualizado em Quinta, 19 Setembro 2019 23:35
Continuar...
 
Prime Rate em Moçambique não acompanha descida da Taxa Mimo
Escrito por Adérito Caldeira   
Domingo, 01 Setembro 2019 22:53

Mais uma vez a descida de 1 por cento na taxa de Política Monetária (MIMO), em Agosto, não se reflectiu numa descida igual ou superior da Prime Rate do Sistema Financeiro em Moçambique, que para o mês de Setembro reduziu apenas 0,20 por cento.

Actualizado em Quarta, 04 Setembro 2019 00:04
Continuar...
 
68 por cento dos credores aceitam reestruturação da dívida da EMATUM
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 27 Agosto 2019 22:51

O grupo que representa 68 por cento do total de credores da EMATUM, denominados bondholders, tornaram público que “todos os seus membros planeiam votar favoravelmente” a reestruturação proposta pelo Governo de Filipe Nyusi. Ignorando a decisão do Conselho Constitucional e embora não tenha dinheiro para prover Educação e Saúde aos moçambicanos o Executivo prometeu pagar ainda este ano 40 milhões de dólares aos bondholders.

Actualizado em Segunda, 02 Setembro 2019 07:34
Continuar...
 
Banco de Moçambique volta a reduzir algumas taxas de referência mas mantém postura conservadora da política monetária
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 14 Agosto 2019 22:21

Foto do Banco de MoçambiqueO Banco de Moçambique voltou a reduzir a taxa de Política Monetária (MIMO), de 13,25 para 12,75 por cento, baixou a a taxa da Facilidade Permanente de Depósitos, de 10,25 para 9.75 por cento, e a taxa da Facilidade Permanente de Cedência, de 16,25 para 15,75%. Contudo o Comité de Política Monetária (CPMO) do BM indicou que “persistem incertezas que justificam a postura conservadora da política monetária”.

Actualizado em Terça, 20 Agosto 2019 23:10
Continuar...
 
Dividendos do Banco de Moçambique para erário reduziram 62 por cento
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 07 Agosto 2019 21:47

Os dividendos do Banco de Moçambique (BM) para os cofres de Estado reduziram em 62 por cento no exercício de 2018, menos 5 biliões de Meticais comparativamente ao ano anterior em que as suas Contas foram reprovadas pelo Auditor Externo.

Actualizado em Quarta, 14 Agosto 2019 22:29
Continuar...
 
40 milhões de dólares para credores da EMATUM estão cabimentados no Orçamento de Estado de 2019
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 11 Setembro 2019 23:55

O ministro da Economia e Finanças revelou ao @Verdade que no deficitário Orçamento de Estado (OE) de 2019 estão cabimentados os 40 milhões de dólares que vão ser pagos aos credores da dívida ilegal da EMATUM a título de “Contrapartida em Numerário”, por haverem concordado com a reestruturação proposta pelo Governo de Filipe Nyusi.

Actualizado em Quarta, 18 Setembro 2019 22:11
Continuar...
 
Governo mantém expectativa PIB nos 2,5 por cento mas alavanca receitas com Mais-Valias e endividamento
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 28 Agosto 2019 23:19

Relatório de Execução Orçamental Janeiro a Junho de 2019Reflectindo o impacto dos ciclones Idai e Kenneth, assim como a seca no Sul de Moçambique, o Governo de Filipe Nyusi manteve a previsão de desaceleração económica de 2,5 por cento e aumento da inflação para 7 por cento. No entanto as receitas do 1º semestre de 2019 tiveram de ser alavancadas por Mais Valias e mais endividamento público.

Actualizado em Segunda, 02 Setembro 2019 07:28
Continuar...
 
Ministro da Economia e Finanças de Moçambique faz balanço positivo do quinquénio marcado pelas dívidas ilegais
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 15 Agosto 2019 23:19

Foto de Adérito Caldeira“Tramado” pelas dívidas ilegais que empurraram o Moçambique para uma crise económica e financeira sem precedentes Adriano Maleiane fez um balanço positivo do quinquénio em que dirigiu a Economia e as Finanças de Moçambique: “O Produto Interno Bruto (PIB) registou um crescimento médio anual em torno de 4,4 por cento” disse nesta quinta-feira (15) não indicando que a meta do Plano Quinquenal do Governo era atingir 7 a 8 por cento de PIB, tal como no último mandato de Armando Guebuza.

Actualizado em Quarta, 21 Agosto 2019 20:51
Continuar...
 
Sem fundos para investir ENH endividou-se com accionistas do Projecto Golfinho/Atum
Escrito por Adérito Caldeira   
Quinta, 08 Agosto 2019 22:21

Sem fundos próprios para investir e com contas dúbias a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) endividou-se junto dos outros accionistas do Projecto de Gás Natural Liquefeito Golfinho/Atum para viabilizar uma parte do seu quinhão na Decisão Final de Investimento. Para o financiamento bancário do Projecto da Área 1 a ENH continua em negociações com Agências de Crédito embora tenha como colateral a Garantia Soberana já emitida pelo Governo de Filipe Nyusi.

Actualizado em Terça, 17 Setembro 2019 20:32
Continuar...
 
Académicos à favor da criação de fundo soberano em Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Domingo, 23 Junho 2019 21:54

Foto de Adérito CaldeiraA posição do Banco de Moçambique (BM) sobre a necessidade imediata de criação de um fundo soberano no nosso país com as receitas que estão a entrar para a indústria do gás natural foi secundada por académicos moçambicanos durante as suas IX Jornadas Científicas que decorreram na passada sexta-feira na Cidade da Matola.

Actualizado em Domingo, 30 Junho 2019 22:03
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 135
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.